Confira os profissionais que assinam os projetos desta edição do caderno Casa&Cia
Material curinga está presente em áreas da Mostra Casa&Cia Praia
A dieta mediterrânea pode reduzir entre 12% e 24% o risco de desenvolver câncer, segundo um relatório publicado na renomada revista científica British Journal of Cancer (www.nature.com/bjc). Só de adotar dois elementos dessa dieta, o risco de desenvolver a doença poderia ser reduzido em 12%. Segundo o principal autor do estudo, Dimitrios Trichopoulos, professor de prevenção do câncer da Universidade de Harvard (EUA), isso poderia ser conseguido por meio da redução, por exemplo, da ingestão de carne e de um maior consumo de legumes, ou aumentando o consumo de hortaliças. Obtém-se o mesmo resultado ao utilizar azeite de oliva em vez de manteiga.
O maior impacto, já que parece contribuir para uma redução de 9% do risco, se dá ao consumir gorduras boas como as do azeite de oliva em vez das consideradas ruins, utilizadas nas batatas fritas, nos biscoitos e nos bolos.
Os diferentes tipos de tabaco sem fumaça (mastigável ou rapé) são menos cancerígenos do que os usados para fumar, mas os que consomem não estão livres de perigo, afirma a edição mais recente da revista médica The Lancet Oncology (www.thelancet.com/journals/lanonc). Porém, segundo esclarece o pesquisador Paolo Boffetta, calcula-se que mais de 30 substâncias cancerígenas estão presentes mesmo no tabaco sem fumaça.
A análise de todos os estudos realizados nesse campo indica que o risco de câncer de boca aumenta 80% entre os que usam este tabaco, enquanto nos casos dos cânceres de esôfago e de pâncreas é de 60%. Em relação ao câncer de pulmão, estudos norte-americanos mostram um aumento do risco em 80%.
Pesquisadores espanhóis e franceses testaram com sucesso em ratos de laboratório um tratamento contra o progéria - doença rara e incurável, que provoca envelhecimento acelerado e atinge dezenas de crianças no mundo, de acordo com trabalhos publicados pela revista científica Nature Medicine (www.nature.com/nm). Esse tratamento poderá em breve ser testado em 15 das 25 crianças atingidas pela doença na Europa, indicou a Associação Francesa contra Miopatias.
As vítimas de progéria têm a aparência e características de pessoas idosas: pouco cabelo, pele fina, rigidez articular e problemas cardiovasculares.
Entre 55% e 93% dos heterossexuais soropositivos em países africanos como Zâmbia e Ruanda contraíram a doença no casamento ou dentro de casa, segundo um estudo publicado pela revista The Lancet (www.thelancet.com). As conclusões indicam que a assistência sanitária preventiva deveria oferecer assessoria e exames médicos também aos casais, e não se concentrar em promover a abstinência ou analisar casos extraconjugais.
Participaram da pesquisa 1.739 mulheres e 540 homens zambianos e 606 homens e 1.176 mulheres ruandeses.
Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, no inverno, o índice de infarto aumenta em 30%,principalmente quando a temperatura está abaixo de 14°C
- Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Epidemiologia do Centro Helmholtz para Pesquisa de Infecções sugere que crianças que moram em regiões de trânsito movimentado aumentam em 50% as chances de desenvolver doenças alérgicas como asma e infecções de pele.