Frango de fachada17/02/2014 | 18h00

Aprenda a fazer o frango frito de "Breaking Bad"

Receita era servida da rede de fast-food Los Pollos Hermanos

Enviar para um amigo
Aprenda a fazer o frango frito de "Breaking Bad" AMC/Reprodução
Foto: AMC / Reprodução

Já faz algum tempo que a metáfora de “comer filmes” se prolifera e se materializa por mesas de diferentes cacifes. Os chamados food-films ainda reservam receitas e encantos para muitos encontros e seguem inspirando novas iniciativas. Uma delas é o livro Cozinha Pop, lançado recentemente pela jornalista Mariane Lorente e pela designer Laura Salaberry. A partir de uma centena de cenas de gastronomia no cinema e em séries de TV, elas construiram um compêndio recheado de receitas, além de comentários e complementos bem-humorados. O toque de ousadia fica por conta da inclusão de improváveis cenas que desafiam o apetite. Afinal, quem quer provar o cardápio de sangue de Hannibal ou do Psicopata Americano? Ou o terrível banquete de Indiana Jones e o Templo da Perdição? As meninas conseguem incluir até a terrível cena escatológica protagonizada pelo Sr. Creosoto, em O Sentido da Vida, uma das loucuras do grupo Monty Python. Nojeiras à parte, o livrinho é muito divertido. Tem de tudo, desde aulinha de como comer escargot, inspirada nas agruras de Julia Roberts em Uma Linda Mulher, até um muito útil “mapinha do boi” para mostrar os diferentes cortes de carne em referência ao sonho de Cypher, em Matrix. Claro, há também receitas de verdade extraídas de food-films de peso, quase clássicos do bom gosto, como A Festa de Babette, Tampopo, Ratatouille e Comer, Beber, Viver.

FRANGO FRITO DE FACHADA

A especialidade da cozinha de Walter “Heisenberg” White, principal personagem da série Breaking Bad, não tem muito a ver com comida. Porém, para os fãs da série, um prato está indelevelmente marcado na memória: o frango frito da rede de fast-food Los Pollos Hermanos. O frango era de fachada, mas o sabor é real. Quer fazer um balde e sentar em frente à telinha? É só seguir a receita.

Porções: 12

Ingredientes

12 coxas ou sobrecoxas de frango
Alho, sal e pimenta vermelha (amassados, formando uma massa)
1kg de farinha de trigo temperada com sal e pimenta calabresa
4 ovos batidos com um pouco de água
500g de farinha de milho grossa
400g de cereal de milho triturado no liquidificador
Óleo suficiente para cobrir o frango na hora de fritar

Modo de preparo

1. Tempere os pedaços de frango, em temperatura ambiente, com a pasta feita com pimenta, alho e sal.

2. Deixe descansar por 30 minutos.

3. Passe o frango pela farinha temperada, retire o excesso e passe nos ovos batidos.

4. Empane o frango com a farinha de milho, apertando bem com as mãos para fixar. Deixe descansar por 10 minutos. Retire o excesso de farinha e passe novamente nos ovos batidos. Deixe descansar novamente por 10 minutos.

5. Empane o frango com o cereal de milho, também apertando com as mãos para fixar e deixe descansar por mais 10 minutos.

6. Frite dois ou três pedaços de cada vez para não baixar a temperatura do óleo, que deve estar em mais ou menos 140°C.

7. Retire os pedaços de frango do óleo, coloque em um prato com papel toalha para absorver o excesso de gordura e sirva.

> Cozinha Pop – As 100 Melhores Cenas Gastronômicas do Cinema e das Séries de TV
Autoras: Mariane Lorente e Laura Salaberry
Editora: Panda (143 páginas, R$ 47,90)

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários
clicRBS
Nova busca - outros