Apoio e confiança09/08/2012 | 12h08

Segredos do sucesso dos atletas olímpicos estão ao alcance de qualquer pessoa

Relatório contou com a participação de 325 competidores, incluindo Michael Phelps

Enviar para um amigo
Segredos do sucesso dos atletas olímpicos estão ao alcance de qualquer pessoa CHRISTOPHE SIMON/AFP/
Foto: CHRISTOPHE SIMON/AFP

Quando se assiste ao desempenho de atletas na piscina, na quadra de ginástica ou nos demais locais de competição dos Jogos de Londres pode-se ter a impressão que os competidores pertencem a outro mundo. Mas a verdade é que os segredos do nadador Michael Phelps e de seus colegas olímpicos para enfrentar desafios e conquistar objetivos estão ao alcance de qualquer pessoa. É o que mostra o Relatório da Psicologia do Sucesso, um estudo com 325 atletas olímpicos sobre confiança, desempenho e sucesso.

— Esteja você procurando por uma promoção no trabalho ou tentando causar uma grande impressão em alguém durante um encontro, todos nós podemos nos beneficiar desse relatório. Confiança é uma parte chave do sucesso, mas também é importante ter muito apoio das pessoas ao seu redor. Então certifique-se sempre de agradecer seus amigos. Ter esses pensamentos sempre em mente, definitivamente, ajudarão pessoas a encarar cenários de desafios e, em última instância, ter mais sucesso — diz o psicólogo do esporte Daniel Wann, professor da universidade americana de Murray State e responsável pela pesquisa, encomendada pela Procter & Gamble.

Phelps, por exemplo, que é patrocinado pela marca, diz que segue um lema simples: sonhe, planeje, alcance.

— Ele tem me servido muito bem dentro e fora da piscina. Tudo começa com um sonho, que é embasado por um planejamento de como você vai chegar onde quer e, então, você tem que ir em busca desse alcance. Além de minha carreira como nadador, eu trabalho muito próximo a crianças sobre a importância da segurança na água e como ter uma vida mais ativa. Quando trabalho com eles, sempre lhes digo que podem conquistar qualquer coisa em que se empenhem, só é preciso estabelecer metas e trabalhar para cumpri-las, com a crença e confiança que poderão atingi-las — afirma o nadador.

Confira a seguir as 10 principais estatísticas do relatório:

::: 70% dos atletas olímpicos indicaram que o incentivo dos fãs foi uma parte importante de sua rede de apoio.

::: 86% dos esportistas interrogados indicaram que o incentivo dos fãs teve influência positiva no nível de confiança pré-evento.

::: 83% dos atletas concordaram com o mantra "apoio é igual a sucesso".

::: 60% dos olímpicos questionados concordaram com a afirmação "Um atleta tem mais chance de vencer quando compete em casa".

::: 48% dos esportistas admitiu ter um ritual pré-evento.

::: 41% deles se sentiam despreparados quando não eram capazes de realizar um ritual pré-evento.

::: 29% disseram que o atributo mais popular para "tornar alguém campeão" seria "ímpeto ou ambição", enquanto apenas 8% afirmaram ser o talento natural o principal fator de sucesso.

::: 66% dos atletas pesquisados entre 20 e 29 anos checava suas páginas na mídia social, no mínimo, uma vez na semana para receber incentivo dos fãs, enquanto 30% o faziam isso diariamente.

::: 91% dos que estão na faixa dos 20 a 29 anos informaram que as mensagens dos fãs lidas nas redes sociais aumentavam sua confiança.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Donna no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros