Hit na internet16/06/2012 | 09h14

Aperte play para maquiar: o estilo da blogueira Alice Salazar

Depois do sucesso na internet, Alice Salazar prepara lançamento de linha própria de maquiagem

Enviar para um amigo
Aperte play para maquiar: o estilo da blogueira Alice Salazar Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Alice Salazar em Paris, onde fez curso e gravou vídeos para seu blog, o Espelho Meu Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Em tempos em que a internet ensina a fazer de tudo, Alice Salazar é a professora preferida quando a aula é de maquiagem. A gaúcha de 28 anos faz sucesso Brasil afora com um jeito nada ortodoxo de mostrar como passar delineador ou deixar o batom bem lisinho. Em vídeos postados no blog Espelho Meu, ela canta enquanto passa pó, fala sobre a vida enquanto aplica rímel e ri dos erros que a maioria das mulheres cometem quando o assunto é maquiagem (confesse: você já passou pela fase de tentar fazer um pingo de base ser suficiente para o rosto todo).

Um vídeo postado por Alice chega a 100 mil visualizações, um post pode ter 400 comentários e quase 500 mil pessoas passam todo mês pelo blog. A fama virtual ganha, nos próximos meses, o mundo real, quando Alice lança a linha de maquiagem que leva seu nome.

- É um projeto antigo que agora consigo tornar realidade - comemora. - A linha começará com um número limitado de produtos e aumentará com o tempo. Desde o ano passado, desenvolvo protótipos, escolho as melhores cores, testo a fixação, analiso texturas.

A paixão de Alice por maquiagem começou observando a mãe, que trabalhava em um salão em Santo Antônio da Patrulha, onde a família ainda mora. Ela gostou tanto de lidar com os pincéis que mais tarde acabou trocando a faculdade de Design pelo curso de Estética e Cosmética.

Depois de um curso profissionalizante, foi trabalhar no Canal Rural, onde era a responsável por arrumar o cabelo e fazer a maquiagem das jornalistas que apresentavam os telejornais, as reportagens e a previsão do tempo. Foi nesta época que decidiu ceder à constante provocação dos amigos e criar um blog para ensinar a maquiar.

- Eu comecei quietinha, mas um dia me soltei e vi que as leitoras gostavam mesmo era desse meu jeito - lembra.

Alice não ensina apenas na internet. No ano passado, ela deixou o emprego na tevê para poder viajar pelo país dando aulas de automaquiagem. Os minicursos são organizados por leitoras que levam a maquiadora a lugares que ela nunca pensou que iria visitar.

- Já dei aulas no Amazonas, no Acre, em Rondônia, em Tocantins. Até o dia 15 dezembro não tenho nenhum fim de semana livre. Passo apenas dois dias por mês no Rio Grande do Sul - conta.

Maquiando em Paris

A fidelidade do público não aparece apenas nos números de acessos do blog e nos pedidos de aulas particulares. As leitoras de Alice a ajudaram a ganhar um concurso nacional de maquiagem, em que o vencedor era eleito por voto popular. O prêmio era um curso nos Estados Unidos. A comemoração da vitória não durou muito, pois Alice teve o visto para entrar no país negado e viu uma sortuda segunda colocada viajar em seu lugar. Em um depoimento emocionado, ela contou no blog o que tinha acontecido, o que fez com que um esquadrão de alunas se mobilizasse.

Uma leitora de São Paulo, que Alice sequer conhecia, começou uma campanha de arrecadação de dinheiro para levar a blogueira a Paris, meca da maquiagem - e que não exige visto para entrar. A vaquinha feita na internet arrecadou cerca de R$ 9 mil, dinheiro que custeou boa parte de passagem, hospedagem e cursos na capital francesa. O restante do valor foi pago por Alice e sua família.

- As aulas em Paris foram muito legais. Aproveitei que estava em um lugar lindo e dei outra cara para meus vídeos de maquiagem. Ensinei a passar sombra colorida com o Jardim de Luxemburgo ao fundo, a fazer um make básico durante passeio de barco no Senna e a arriscar nas cores do delineador pertinho da Torre Eiffel - conta.

:: Dicas preciosas e os produtos preferidos de Alice Salazar

A revista Donna perguntou a Alice quais são os produtos que mais está usando no momento e quais suas dicas para garantir uma maquiagem perfeita. Veja, no vídeo abaixo, os segredos da blogueira.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Donna no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros