Vida mais longa02/05/2012 | 16h03

Em 2030, homens viverão tanto quanto as mulheres

Expectativa de vida cresceu mais para o sexo masculino que feminino nos últimos 20 anos. Redução nos índices de tabagismo contribuiu para melhorar números dos homens

Enviar para um amigo
Em 2030, homens viverão tanto quanto as mulheres Stock Photos/Stock Photos
Foto: Stock Photos / Stock Photos

Num futuro breve - para ser mais exato, em 2030 - os homens terão a mesma expectativa de vida que as mulheres. Dados do Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido mostram que, apesar da expectativa de vida crescer para os dois gêneros, o crescimento entre o sexo masculino nos últimos 20 anos foi maior.

Se a tendência for mantida, os dois sexos alcançarão a expectativa de 87 anos em 2030. Os pesquisadores enumeraram algumas razões para a aproximação. Entre elas, a redução nas taxas de tabagismo entre os homens - que começaram a diminuir a partir da década de 70.

Outro fator positivo foi a mudança no tipo de trabalho masculino. A redução de mão de obra em minas de carvão é um exemplo. O comportamento dos homens atualmente é melhor. As chances de sobrevier a problemas de saúde, como um ataque cardíaco, são maiores hoje que há algumas décadas. Ao contrário das mulheres, em que ocorreu um aumento de número de fumantes e nos índices de câncer.

Os dados britânicos não podem ser generalizados para o mundo. Em alguns países, como a Rússia, as mulheres possuem larga vantagem - na década de 90 chegou a 13 anos -, enquanto na África subsariana, ambos os sexos têm quase a mesma expectativa. No Brasil, os dados do último Censo do IBGE (2010), a expectativa masculina era de 69,7 anos para homens e 77,3 para mulheres - 7,59 anos de diferença. Em 2000, a diferença era de 7,63. Na Inglaterra, a maior diferença foi de 5,7 anos, em 1970.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Donna no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros