30/01/2011 | 08h10

Óleo de argan promete devolver brilho, maciez e saúde aos cabelos

Conheça o chamado "ouro marroquino" que anda conquistando as vaidosas

Enviar para um amigo
Óleo de argan promete devolver brilho, maciez e saúde aos cabelos Reprodução /
Foto: Reprodução /

Não há mulher imune a uma novidade capaz de prometer maravilhas aos cabelos e se essa novidade tem o aval de Lady Gaga e das belas Cindy Crawford, Angelina Jolie e Scarlett Johansson é mais do que motivo para correr ao cabeleireiro de confiança mais próximo. A promessa da vez vem do Marrocos e chama-se óleo de argan. Extraído da semente de uma árvore marroquina, foi descoberto recentemente pelas estrelas de cinema e é o atual tratamento queridinho dos cabeleireiros.

Nos blogs de moda e beleza, só dá ele. É também conhecido como "ouro marroquino", tamanha sua capacidade de devolver vida a cabelos já meio desacreditados dos tratamentos convencionais. Diferentemente da maioria das outras hidratações, é indicado para qualquer tipo de cabelo, dos cacheados aos lisos, secos ou oleosos, tingidos ou naturais e até para os normais. Já existe no mercado uma relação de produtos que contêm o óleo em sua fórmula.

- O óleo é extraído de uma árvore que só existe no Marrocos, muito rara. Isso também ajuda a criar esse desejo na mulherada. Mas o mais importante é que ele tem propriedades hidratantes e cicatrizantes elevadíssimas que só agora estão sendo descobertas pela indústria cosmética - explica o cabeleireiro Kléber Filetto, um dos especialistas no assunto.

O procedimento começa com a aplicação de um xampu específico que leva o óleo de argan ou um outro de limpeza profunda. Depois, o cabelo recebe uma máscara reconstrutiva e passa pelo Micro Mist, um aparelho que libera íons e jatos de vapor que quebram as moléculas de água e potencializam a ação do produto nos fios. A finalização fica por conta do óleo puro, extraído da semente da famosa árvore. Uma gotinha no comprimento basta, segundo a cabeleireira Andréia Pereira.

Por ser um óleo superfino, o procedimento não deixa os cabelos com aspecto pesado nem oleoso, mas também não ajuda no alisamento.

- É só uma hidratação profunda. Por isso mesmo pode ser usado por mulheres de cabelos cacheados assumidos - conta a cabeleireira Carolina Brügger. - Tem gente até que faz o tratamento para definir melhor os cachos.

Segundo Carolina, mulheres de cabelos muito ressecados podem sentir os efeitos da hidratação só na segunda aplicação. A manutenção deve ser feita de mês em mês ou a cada dois meses. Dependendo do tipo do cabelo, dá para aguentar até três meses sem retoque.

Foi mais ou menos isso o que aconteceu com a atriz e cineasta Virna Smith desde que ela experimentou o tratamento por indicação do cabeleireiro. Chegada em tudo o que é novidade quando o assunto é cabelo, Virna decidiu dar uma chance ao óleo marroquinho depois de fazer algumas mechinhas discretas nos fios. Como o cabelo da atriz é muito liso, fino e misto, nem tudo funciona.

- A maioria das hidratações deixa o cabelo pesado, com aspecto de plástico. Ou então as pontas ficam ótimas e a raiz muito oleosa. Gostei do óleo de argan porque o cabelo não perdeu volume, não ficou pesado, mas ganhou bastante brilho e continuou com a carinha de cabelo natural - elogia.

Já existe no mercado uma relação de produtos que contêm o óleo em sua fórmula e alguns sites que oferecem serviço de venda do óleo pela internet.

Um pouco da história

O óleo de Argan é extraído e processado manualmente pelas mais de 2,5 mil mulheres da Cooperativa Targanine, na Floresta de Argan da Montanha de Atlas, no Marrocos. Os frutos são colhidos das árvores entre julho e agosto e, depois, descascados para que se obtenha uma noz, que será esmagada com o auxílio de pedras até que se obtenha as sementes, de onde será extraído o óleo. A Cooperativa Targanine, que comercializa o óleo para o mundo inteiro, não só alia a extração do óleo à preservação das florestas de Argan, como também emancipa milhares de mulheres marroquinas. Os benefícios secativos e hidratantes do produto não valem apenas para o cabelo, mas também para a pele do corpo e do rosto, na forma de loções hidratantes, sabonetes e óleos de limpeza, inclusive para peles acneicas.

Os frutos são colhidos da árvore e descascados até que se obtenha uma noz, de onde é tirada a semente para a extração do óleo

A árvore de Argan é encontrada apenas no sul do Marrocos, em uma área declarada como património florestal mundial da humanidade

Notícias Relacionadas

27/01/2011 | 09h10

Hábitos das brasileiras nos cuidados com mãos e pés são assunto de pesquisa

Homens e mulheres responderam sobre esmaltes, alicates, higiene e beleza

Comentar esta matéria Comentários (6)

Rossana

Conheço produtos com óleo de Argan, já usei maroccanoil, mas recomendo a Máscara com argan da Avacce Professional, usam argan orgânico certificado, 100% puro, do Marrocos. São produtos Frizz Control, também e manutenção liso. Ideias quem tem cabelo com alguma química. Recomendo.

07/04/2011 | 23h03 Denunciar

Argana

bom dia, Somos uma empresa de Marrocos agora com representante aqui no Brasil.Atuamos com óleo de argan puro e natural há mais de 15 anos. Ficamos felizes em ouvir que as brasileiras e os profissionais de beleza aprovam o óleo de argan marroquino. Temos óleo de argan puro para pronta entrega no Brasil. Para vendas, favor visitar nosso site do Brasil www.argana.com.br ou mande um email para vendas@argana.com.br

23/03/2011 | 22h25 Denunciar

Juliana

Gente o oleo de Argan é milagroso, tanto para os cabelos qto para a pele e unhas! Uso e recomendo muitissimo. Confiram tb no www.ourodomarrocos.blogspot.com

02/03/2011 | 07h31 Denunciar

Andressa

Sou brasileira residente no Marrocos. Vendo ÓLEO DE ARGAN ORIGINAL E PURO (cosmetico e alimentar). Estamos com uma promoção excelente! Interessados favor enviar email.

01/03/2011 | 03h49 Denunciar

Argana

boa noite, Sou marroquino morando no Brasil. Represento a empresa da familia em marrocos que atua há mais de 15 anos no óleo de argan 100% puro e natural. Fico feliz em ouvir que as brasileiras e os profissionais de beleza aprovam o óleo de argan marroquino. Devido a fama do óleo de Argan internacionalmente e o forte pedido no mercado, se há encontrado ultimamente o nascimento de uma panóplia de "produtos de cosméticos à base de óleo de Argan" ; produtos totalmente diferentes a não ser pelo nome. Para obter pleno benefício do óleo de Argan sobre o cabelo e corpo, é necessário que se seja o óleo de Argan 100% puro e natural. Para compras e informações www.argana.com.br

27/02/2011 | 20h14 Denunciar

Debora

Gostaria de saber aonde é o salao da cabelereira Carolina Brugger pois me interessei sobre o oleo de argan.

30/01/2011 | 12h15 Denunciar

Siga Donna no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros