Moda e decoração 20/07/2012 | 06h03

Conceitos fashion influenciam e povoam tanto a decoração quanto o design

Um dos exemplos mais recentes da parceria "moda e decoração" é a linha de estampas criada pelo estilista Reinaldo Lourenço para fábrica de móveis planejados

Enviar para um amigo
Conceitos fashion influenciam e povoam tanto a decoração quanto o design Ricardo Jaeger,Divulgação Dell Anno/Casa&Cia
Na Capital, o estilista (acima) também esteve presente na Casa Cor RS visitando os espaços com a sua linha impressa no mobiliário, como é o caso de Salon Paris, de Sandro Jasnievez Foto: Ricardo Jaeger,Divulgação Dell Anno / Casa&Cia
Ana Carolina Bolsson

ana.bolsson@zerohora.com.br

Não é de hoje que as paredes entre moda e decoração foram derrubadas. Pela mão de estilistas e grifes, as tendências de cores, estampas e texturas no vestuário circulam livremente e com propriedade por toda a casa. A possibilidade de decorar utilizando referências do mundo fashion contribui para a renovação do estilo residencial e permite o surgimento de lares cada vez mais personalizados e contemporâneos.

Um dos exemplos mais recentes desta parceria é a nova linha de estampas exclusivas desenvolvida pelo estilista e designer paulista Reinaldo Lourenço para uma fábrica gaúcha de mobiliário planejado.

A criação busca referência no chamalote – tecido furta-cor em que a posição do fio produz um efeito ondulado – utilizado pela corte do século 17. Originalmente feito com lã de pelo de camelo, hoje é produzido com seda e poliamida e ainda muito utilizado na alta costura europeia.

A coleção inclui dois acabamentos que podem ser aplicados sobre portas, tampos (foto abaixo) e painéis em diferentes tonalidades com desenhos concebidos a partir das múltiplas texturas do tecido: Chamalote Clair, de tons off-white, e o Chamalote Noir, de tons warm gray.


Tampo de mesa utilizado no Ateliê do Estilista (acima), ambiente montado no showroom da fábrica, foi revestido com uma das estampas desenvolvidas por Reinaldo. Foto: Guilherme Jordani, Divulgação Dell Anno

Na semana passada, durante breve passagem por Porto Alegre, o estilista conversou com o Casa&Cia.

Como é trabalhar ligado ao mobiliário de interiores após tanto tempo criando para o vestuário?
O processo de criação de uma estampa para móveis é muito parecido com o de criar uma coleção de roupas. Envolve pesquisa e levantamento de referências. A parceria com outros setores é positiva e mostra a ligação da moda com o resto do mundo.

Falando sobre decoração, como é a sua cozinha?
É toda branca e tem um balcão no estilo ilha no centro do ambiente na cor preta com um cooktop. E tem ainda uma geladeira de aço inox. É uma cozinha muito boa, mas é provisória, pois estou me mudando para um loft.

O que é fundamental nela?
Limpeza e organização! Não gosto de nada aparecendo ou muitos elementos por cima dos balcões. Tudo tem de ter lugar específico e ficar guardado.

E como vai ser a decoração e as soluções arquitetônicas na nova casa?
Minimalista e clean. Penso mais em arquitetura do que em decoração.

O casamento da moda com a decoração será duradouro?
Total! São áreas que caminham juntas, são paralelas. A "decoração" veste a casa, e a moda, o corpo.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários
clicRBS
Nova busca - outros