Região mais verde01/05/2012 | 06h03

Paisagismo traz nova identidade à zona norte da Capital

Projeto assinado pelo escritório Tellini Vontobel complementa fachada de novo shopping

Enviar para um amigo
Paisagismo traz nova identidade à zona norte da Capital Jean Schwarz/Agencia RBS
Espécies com até 12 metros de altura complementam a fachada de shopping da Capital Foto: Jean Schwarz / Agencia RBS

Quem trafega com frequência pela Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, não está acostumado a ter na paisagem construções contemporâneas e, menos ainda, projetos paisagísticos destacados. A primeira mudança de vulto chega com a inauguração do Bourbon Wallig, com projeto arquitetônico de Sergio Monserrat e paisagismo do escritório Tellini Vontobel, para uma área de 15 mil metros quadrados.

— O cliente foi um incentivador para que criássemos um conceito onde o verde teria destaque através de plantas proporcionais ao conjunto arquitetônico — explica a arquiteta paisagista Evelise Tellini Vontobel.

Sem plantas com flores expressivas, o projeto tem ar corporativo, com facilidade de manutenção. Predominam as altas Phoenix canariensis, de 12 metros de altura, a Washingtonias filíferas, de 9 metros, além do Syagrus romanzofiana, conhecido como nosso coqueiro. Entre as variedade baixas, phormium tenax, buxos (buxinho), dietes iridoides (moreia branca), podocarpus, murraya exótica, ophiopogum jaburan e variegata (barba de serpente). Nas pequenas áreas de forração, grama esmeralda.

Duas lâminas d'água, que funcionam como espelhos para refletir o prédio e a vegetação, conferem sensação de proximidade com a água ao pedestre. Toda a calçada dispõe de guias de balizamento, além de pisos de alerta e direcionais assim como rebaixos de calçadas, preocupações com a acessibilidade.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários
clicRBS
Nova busca - outros