Bom para o coração27/02/2014 | 06h02

Dieta vegetariana reduz pressão arterial, aponta estudo

Redução encontrada no estudo poderia impactar em 7% da mortalidade de todas as doenças

Enviar para um amigo
Dieta vegetariana reduz pressão arterial, aponta estudo Naomi Kuwashima/stock.nchng
Foto: Naomi Kuwashima / stock.nchng

Seguir uma dieta vegetariana ajuda a manter a pressão arterial baixa e pode combater a hipertensão, de acordo com uma pesquisa realizada no Japão.

Os autores analisaram sete ensaios clínicos e 32 estudos publicados entre os anos de 1900 e 2013 em que os participantes seguiram uma dieta vegetariana.

A pressão arterial é medida verificando duas leituras: sistólica, a pressão no interior das artérias medida quando o coração está forçando o sangue através delas; e diastólica, quando o coração relaxa. Na experiência, os participantes que mantiveram a dieta vegetariana tiveram pressão arterial sistólica quase 5 mmHg inferiores aos de adeptos de carne e peixe.

Para a pressão arterial diastólica, os vegetarianos mostraram diferenças de 2.2 mmHg até quase 5 mmHg a menos, em comparação com comedores de carne. A redução poderia impactar em 7% da mortalidade de todas as doenças, 9% por doenças coronárias e 14% das mortes por acidente vascular.

"Mais estudos são necessários para esclarecer quais os tipos de dietas vegetarianas são mais fortemente associados com menor pressão arterial", informou o texto da pesquisa.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga @bemestarzh no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros