Duas receitas22/09/2012 | 05h31

Saiba como adicionar praticidade a sucos naturais

Sucos de acerola ou laranja podem ser guardados na geladeira

Enviar para um amigo
Saiba como adicionar praticidade a sucos naturais Miro de Souza, BD/
Evite adicionar açúcar e coar Foto: Miro de Souza, BD

A falta de tempo para preparar sucos naturais é muitas vezes a justificativa de quem se dispõe a ingerir adoçantes, corantes, aromatizantes e conservantes incluídos nos sucos artificiais. E realmente não há como negar que, em termos de praticidade, os artificiais levam vantagem. O que pouco se sabe, no entanto, é que os naturais também podem ser conservados na geladeira, dependendo da composição da bebida.

— Um suco de acerola ou de laranja, por exemplo, se deixado de um dia para outro ainda mantém muito mais do que a necessidade diária de vitamina C que precisamos — afirma a nutricionista funcional Gismari Bertoncello.

Ela conta que uma dica útil para poupar tempo no preparo de sucos naturais é deixar ingredientes prontos com antecedência. Abacaxi e mamão, por exemplo, podem ser congelados picados em potes de vidro, assim como morangos inteiros previamente lavados. Maracujá e suco de limão podem ser guardados no freezer em cubos de gelo. Também é possível congelar frutas da época, como acerola.

Para Gismari, uma questão importante é que muitas pessoas trocam o consumo de frutas pelos sucos delas. O problema aí é a perda das fibras.

Novos estudos têm mostrado que, além de benefícios já conhecidos, como maior sensação de saciedade, as fibras podem modificar o perfil de boas bactérias intestinais — o que está sendo diretamente relacionando à prevenção de doenças alérgicas, autoimunes e outras mais sérias como câncer, diabetes e a obesidade.

A também nutricionista funcional Letícia Klempous, de Florianópolis, lembra que as fibras tornam mais lenta a absorção da frutose, o açúcar das frutas, o que evita picos de glicemia (algo prejudicial para diabéticos, por exemplo).

Uma maneira de amenizar a perda de fibras em sucos naturais é evitar coá-lo ou adicionar sementes de chia ou farinha de maracujá.

Para adoçar o suco, Letícia recomenda usar açúcar demerara (que é derivado do mascavo e cristalizado), outras frutas (como ameixa seca e uva passa) ou especiarias (como canela em pó e gengibre, que podem disfarçar o eventual gosto amargo do suco). Ela não recomenda usar mel:

— Mel é frutose concentrada — explica ela, acrescentando que o excesso de frutose no organismo pode sobrecarregar pâncreas e fígado.


::: Receitas

:: Suco de melão, laranja e hortelã
(Digestivo, tranquilizante e diurético)

1 folha de capim limão fresco ou erva cidreira (ou 1 copo de chá já frio desta erva)
1 fatia média de melão
1 laranja sem sementes e com bagaço
1 copo de água gelada (se usar a erva fresca)

Liquidifique todos os ingredientes e sirva sem coar. Rende 2 copos.

:: Suco maçã, cenoura e gengibre
(Revigora e desintoxica)

1 maçã com casca
1/4 de cenoura média sem casca
2 fatias finas ou médias (0,5cm) de gengibre
1,5 copo de água gelada

Liquidifique todos os ingredientes e sirva sem coar. Rende 2 copos.


Confira a seguir comparações entre diversos tipos de suco:

::: Suco natural

:: Composição: Água, frutose (açúcar naturalmente encontrado das frutas), fibras, antioxidantes, vitamina A, K e B, magnésio, potássio, ferro, cálcio, manganês, fósforo. Sem aditivos.
:: Ponto negativo: Poucos. Há a perda de somente 30 a 40% da vitamina C após o preparo e manutenção de todas as outras propriedades.
:: Dicas: Podem ser preparados com antecedência. Congele o abacaxi e o mamão em pedaços, morango limpos em potes de vidros, maracujá e suco de limão em cubos de gelo para facilitar o preparo. Congele frutas da época como acerola.

::: Polpa congelada

:: Composição:
igual ao de frutas, porém pode haver adição de água para o congelamento. Sem aditivos.
:: Ponto negativo: Igual ao de frutas. Perde-se no máximo 50% da vitamina C, mantendo-se todas as outras propriedades saudáveis.
:: Dicas: Compre frutas de outras regiões como cupuaçu e açaí.

::: Suco concentrado de uva ou laranja

:: Composição: Suco natural concentrado das frutas.
:: Ponto negativo: Precisa de mais diluição em caso de emagrecimento ou controle de glicemia, já que o suco natural concentrado reúne também mais açúcar natural.
:: Dicas: Observe o rótulo para que seja realmente natural, sem acidulantes ou açúcar na composição. Prefira os sucos em garrafa de vidro. Observar se são realmente compostos de 100% de polpa de frutas.


::: Suco em caixa

:: Composição: Água, açúcar branco (sacarose), suco de frutas (aproximadamente 10% a 30%), aroma sintético, acidulante, antioxidante e goma guar com objetivo de aumentar a vida de prateleira e melhorar a aparência e o sabor.
:: Ponto negativo: Contém em torno de uma colher de sopa cheia de açúcar branco (sacarose) em cada copo de 200ml. Os sucos de versão light contêm grande quantidade de adoçantes/edulcorantes artificiais e não são indicados para gestantes e crianças.
:: Dicas: Não compre caixa amassada já que há contaminantes nas embalagens. Evite sucos com os seguintes adoçantes: ciclamato, sacarina, aspartame e acessulfame-K. Não se engane. alguns fabricantes têm retirado o corante dos sucos de canudo, porém mantém os outros conservantes e aromas sintéticos (artificiais).


::: Suco de caixinha com soja

:: Composição: Água, extrato de soja, açúcar invertido (terceiro maior ingrediente), maltrodextrina (outro tipo de açúcar), suco de fruta, açúcar (novamente), aromatizante acidulante, edulcorante, estabilizantes, vitaminas e minerais sintéticos.
:: Ponto negativo:  Tem pouco suco de frutas, muita água e açúcar e pouquíssima fruta. Usa-se soja não certificada em sua fabricação (possivelmente transgênica). O extrato de soja é um alimento pouco nutritivo e mais alergênico.
:: Dicas: A soja é fonte natural de estrogênios (hormônio feminino) e não é indicada para o consumo regular de crianças.


Suco artificial (pacotinho)

:: Composição: Mistura de açúcar branco com aromas, corantes e conservantes artificiais e pouca fruta desidratada em pó.
:: Ponto negativo: Por ser quase totalmente artificial, seu consumo não é indicado.
:: Dicas: Não se engane, as vitaminas incluídas na fórmula não compensam a quantidade de aditivos químicos.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga @bemestarzh no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros