Recorde nacional06/08/2012 | 15h22

Hospital da Criança Santo Antônio realiza sete transplantes renais pediátricos em menos de três dias

Em recuperação, os pacientes apresentam bom quadro clínico, sem necessidade de diálise

Enviar para um amigo
Hospital da Criança Santo Antônio realiza sete transplantes renais pediátricos em menos de três dias BD Santa Casa/Divulgação
Hospital é considerado centro de referência em transplantes pediátricos no Brasil Foto: BD Santa Casa / Divulgação

Da noite de quinta-feira até a tarde de sábado, equipes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizaram sete transplantes renais pediátricos, estabelecendo um recorde brasileiro. As sete crianças passam bem, e em seis delas o novo rim já está funcionando. São três crianças do Rio Grande do Sul, duas do Distrito Federal, uma de Rondônia e outra de Santa Catarina.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, os pacientes em recuperação pós-cirúrgica apresentam bom quadro clínico, sem necessidade de diálise. Até a manhã desta segunda-feira, seis deles já urinaram, o que significa que o rim transplantado está em pleno funcionamento e que o procedimento foi um sucesso.

Responsável pela equipe cirúrgica dos transplantes renais pediátricos, o médico Santo Pascual Vitola operou cinco dos sete pacientes. Ele ressalta que o mais importante dessa bonita história que resultou num recorde é o fator solidariedade.

— Sem doação não se faz transplantes. Nós estamos capacitados para transplantar mais, desde que haja essa consciência. É uma vida que se vai, mas pode salvar uma ou mais pessoas — comenta Vitola.

Para a médica Clotilde Garcia, chefe do Serviço de Nefrologia Pediátrica da Santa Casa, esses números resultam da eficiência na gestão do sistema de saúde.

— Estamos muito bem estruturados para realizar os transplantes. O profissionalismo em todos os níveis e a agilidade do sistema de captação e notificação são determinantes para diminuir o tempo de espera por um órgão — avalia a especialista.

Clotilde acrescenta que esse recorde só foi possível porque todos os componentes da complexa estrutura do transplante de órgãos funcionaram: as centrais de transplante do Rio Grande do Sul e dos outros Estados que enviaram pacientes, as equipes de retirada de órgãos da Santa Casa e de outros hospitais gaúchos, o gesto das famílias que doaram os órgãos de quatro crianças, a presença do poder público através do Sistema Único de Saúde, que custeou as cirurgias e facilitou o transporte de órgãos e pacientes, as equipes médicas do Hospital da Criança Santo Antônio, que realizaram os transplantes e trataram das crianças pré e pós transplante.

Atualmente a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre tem uma média anual de 40 transplantes de rim pediátrico, tendo acumulado experiência em 540 procedimentos já realizados desde 1977. O Hospital da Criança Santo Antônio é considerado centro brasileiro de referência no transplante renal pediátrico e tratamento de insuficiência renal.

Comentar esta matéria Comentários (4)

marta scaravaglione

OI MEU AMADO PRIMO PASCUAL VITOLA.. EU FICO ORGULHOSA DE VC... POR TUDO O QUE FAZ NESSA TERRA.. POR HAVER SIDO MEU MAESTRO EM TUDO. POR HAVERME ENSEÑADO, O AMOR A LA VIDA TUDA. E POR SOBRE TUDAS AS COISAS. POR SER SUA SANGUE... TE AMO.. SUA PRIMA .. MARTY METADE ARGENTINA E A OUTRA BRASILEIRA...

09/08/2012 | 21h43 Denunciar

marta scaravaglione

ESTOY FELIZ Y ORGULLOSA DE SER LA PRIMA DEL CIRUJANO EN TRANPLANTES DE RIÑON, DE LOS NIÑOS-- PASCUAL VITOLA.. MINHA SANGUE. MEU IRMAO.. MEU PROFESOR NA VIDA EM TUDO... OBRIGAD VC PE LA SUA EXISTENCIA, MEU QUERIDO DR, CIRUJAO, AMIGO.. E IRMAO... PASCUAL VÍTOLA.. DEUS ABENCOE SUA VIDA TUDA..

09/08/2012 | 21h38 Denunciar

Liseane Molina

Desejo parabenizar a todos que de uma maneira ou outra auxiliaram no sucesso desses transplantes! O Hospital Santo Antônio fez parte de minha vida durante anos, quando levava meus filhos para atendimento, sempre com muita competência, atenção e carinho conosco!

07/08/2012 | 13h43 Denunciar

cristiane

Neste momento nos tecnicos de Enfermagem da uti ped do Hospital STO Antonio tambem nos sentimos parabelizados pela assitencia que prestamos a estas cças pois parte deste sucesso e nossa tambem e ficamos muito felizes quando aquelas carinhas acordam e dizem vida nova graças as familias solidarias.

06/08/2012 | 20h52 Denunciar

Siga @bemestarzh no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros