Chegou o inverno21/06/2012 | 06h34

Veja dicas para prevenir infecções, como sinusite, pneumonia e bronquite

Temperatura baixa e ar seco aumentam a incidência de doenças respiratórias

Enviar para um amigo
Veja dicas para prevenir infecções, como sinusite, pneumonia e bronquite Bruno Alencastro/Agencia RBS
Comportamento das pessoas durante o inverno também colabora para a incidência das doenças respiratórias Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

O inverno mal começou e a Secretaria Estadual da Saúde já registrou, até março, mais de 14 mil internações em decorrência de doenças respiratórias. Além de temperaturas baixas, o ar mais seco da estação propicia o desenvolvimento de infecções, como sinusite, pneumonia, bronquite, entre outras.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças respiratórias ocupam o terceiro lugar entre as causas de morte no mundo. Para evitar essas enfermidades, é essencial que a população fique atenta para os cuidados básicos de prevenção.

O banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) registra cerca de 2,1 milhões de casos de pneumonia no Brasil anualmente, sendo a principal causa de internação hospitalar, somando 900 mil por ano. A pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões, mais especificamente os alvéolos (onde ocorre a troca gasosa), que se enchem de muco e outros líquidos, o que impede o funcionamento adequado. A doença é causada por bactérias, vírus, fungos e outros micro-organismos infecciosos, sendo a bactéria Pneumococo sua principal causadora.

O médico Alex Macedo explica que o comportamento das pessoas durante o inverno também colabora para a incidência das doenças respiratórias, inclusive da pneumonia.

—Com o frio, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, o que favorece a contaminação bacteriana — explica o pneumologista.

As defesas do organismo ficam mais suscetíveis às bactérias que causam a pneumonia, que podem ser aspiradas pelo ar, sendo possível também a contaminação por meio de gotículas de saliva e secreções infectadas.

Os principais sintomas da pneumonia são febre alta, tosse com secreção, dor no tórax, alterações da pressão arterial, mal-estar, falta de ar, respiração ofegante, prostração, suor intenso, calafrio, tremores e falta de apetite. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão os resfriados, gripes e doenças alérgicas, além de questões como alterações bruscas da temperatura e da umidade do ar, grande concentração de pessoas em ambientes fechados com circulação de ar prejudicada e o consumo excessivo de álcool e fumo.

— O tratamento deve ser iniciado assim que identificada a doença, pois das pessoas diagnosticadas com a doença, 80% conseguem realizar o tratamento em casa, enquanto as 20% restantes precisam de internação.

Dicas para prevenir infecções durante o inverno

:: Líquidos — o consumo de líquidos é indispensável. É essencial que a pessoa beba bastante água ou sucos de frutas ricas em vitamina C, como laranja, acerola, maracujá.

:: Ventilação — com o frio, as pessoas preferem ficar em lugares fechados e quentes. Sem ventilação, as chances de pegar alguma doença viral ou bacteriana são maiores.

:: Alimentação — cuidar bem da alimentação, ingerindo muitas frutas, verduras e legumes é essencial para garantir o bom funcionamento do organismo, especialmente dos sistemas de defesa.

:: Respiração — colocar uma bacia com água no quarto é uma boa dica para os dias mais secos. O procedimento evita irritações nasais e previne problemas respiratórios. Da mesma forma e pode-se usar o umidificador.

:: Histórico — para aqueles que já têm problemas respiratórios, recomenda-se a continuação do uso dos medicamentos. Além da prevenção em casa, é necessário que haja um acompanhamento médico.

:: Cigarro — esse é o maior inimigo da saúde respiratória e manter-se longe do fumo é sempre uma ótima opção. Caso a pessoa seja fumante e não consiga deixar o hábito, ao menos diminuir a quantidade de cigarros por dia é importante.

Veja mais dicas de bem-estar para o inverno em site especial

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga @bemestarzh no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros