Dia da gotinha16/06/2012 | 05h46

Imunização contra a poliomielite começa neste sábado em mais de cinco mil pontos de vacinação no RS

Campanha se estende até o dia 6 de julho com objetivo de vacinar pelo menos 625 mil crianças gaúchas

Enviar para um amigo

O Brasil dá início a uma nova campanha nacional de imunização contra a poliomielite neste sábado. O objetivo é vacinar cerca de 13,5 milhões de crianças em todo o país e pelo menos 625 mil crianças no Rio Grande do Sul.

A oferta das gotinhas se estenderá até o dia 6 de julho, mas as autoridades da área da saúde convocam os pais a levarem os filhos menores de cinco anos aos locais de vacinação neste sábado, quando será realizado o chamado “Dia D” da mobilização nacional.

No Estado, a campanha vai ocorrer em 5.118 pontos de vacinação distribuídos por todos os municípios gaúchos, sendo 2.022 deles fixos (Unidades Básicas de Saúde) e 3.096 volantes — localizados em lugares públicos de grande movimentação como supermercados e shoppings.

Este ano, a campanha nacional contra a pólio terá uma única etapa. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenham sido vacinadas.

A partir de agosto, o governo federal vai mudar a estratégia de combate a pólio — sustentada até hoje exclusivamente na oferta da vacina em gotas. A rede pública vai oferecer doses injetáveis para bebês de dois e quatro meses.

Essa mudança vai ocorrer, seguindo uma tendência mundial, porque a vacina injetada utiliza o vírus inativado — e é mais segura do que a versão oral em que ele está apenas atenuado. Com isso, o risco de complicações com as duas doses restantes, orais, também fica reduzido.

Serviço

— O que:
Campanha Nacional de Vacinação.

— Quando: deste sábado até 6 de julho.

— Onde: postos de saúde de todo o Estado, das 8h às 18h. Em Porto Alegre, além dos postos de saúde, estarão à disposição postos volantes (das 9h às 17h) em locais de grande circulação, como o Mercado Público, Rodoviária, Camelódromo, Estádio do Grêmio, Shopping Praia de Belas, Iguatemi, Shopping Total e Lindoia Shopping.

— Quem deve ser vacinado: todas as crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias, mesmo que já tenham sido vacinadas em campanhas anteriores.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga @bemestarzh no Twitter

Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros