Sem excessos26/11/2011 | 14h10

Nutricionista oferece alternativas para tornar a ceia menos calórica

Substituir alguns ingredientes pode diminuir consideravelmente a quantidade de calorias

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Nutricionista oferece alternativas para tornar a ceia menos calórica Tatiana Cavagnolli/Agencia RBS
Exageros nas festas podem trazer quilinhos extras que vão incomodar no verão Foto: Tatiana Cavagnolli / Agencia RBS

É impossível pensar nas festas de final de ano sem imaginar a variedade de pratos e guloseimas que acompanham essas datas. Assim como os quilinhos a mais, o peso na consciência se torna inevitável nesta época do ano. E, com o fim das festividades, a batalha das dietas rigorosas volta com força total. Mas a nutricionista Elaine de Pádua garante que o desconforto após as festas pode ser evitado.

— É possível tornar a ceia mais magra, sem deixar de ser saborosa, apenas trocando alguns ingredientes e modificando a maneira como nos portamos à mesa. Isso pode representar uma diminuição significativa da quantidade de calorias ingeridas nas festas de fim de ano — afirma Elaine.

A nutricionista revela algumas artimanhas para deixar sua ceia mais leve e também dá algumas receitas. Tudo para evitar que alguns quilinhos extras conquistados nas festas de fim de ano estraguem o resto de seu verão.

Receitas light

:: Entradas
— Carpaccio de carne, berinjela ou abobrinha, salgados assados, frutas desidratadas, oleaginosas — como castanhas, nozes e amêndoas —, salada caprese, palitos de cenoura ou pepino com molho de iogurte, frios recheados de frutas — como chester com melão — são opções leves e pouco calóricas para servir na chegada dos convidados.

:: Salada — Iniciar a ceia com uma salada de folhas verdes, que contém muitas fibras, e frutas como manga, morango e abacate é uma boa opção para entreter os convidados e cortar muitas calorias. Os molhos à base de ervas, azeite e limão também são uma boa pedida, evitando o uso de molhos industrializados e gordurosos, à base de creme de leite e queijos. As ervas costumam saciar o paladar e auxiliam na digestão.

:: Bebidas alcoólicas — Evite consumir batidas com leite condensado e bebidas fermentadas, como cerveja e chopp, que contém 150 calorias por copo. Aposte no vinho, espumante ou prosecco. É importante que, entre um copo e outro, se beba um pouco de água, para evitar a desidratação e a sensação de ressaca no dia seguinte.

:: Proteínas — Escolha o chester ou o peru. Pernil de porco é, sem dúvida, a opção mais gordurosa. Para acompanhar, opte por molhos leves, como aqueles com frutas vermelhas ou maracujá. Peixe também é uma boa alternativa, desde que feitos com azeite e legumes. Evite peixes fritos, gratinados ou com creme de leite. Uma boa dica é espiar os pratos antes de se servir. Se não for possível fugir das proteínas gordurosas, como pernil, lombo ou tender, comece a refeição com elas, para garantir maior saciedade. Combine com salada, arroz com legumes, batata assada, etc. É importante lembrar que, quanto mais proteína e gordura você consumir, mais difícil será a digestão e maior a sensação de mal estar após a festa.

:: Carboidratos — Dê preferência ao arroz integral, que pode levar passas, cenoura, vagem, pimentão, champignon, açafrão e amêndoas. Evite consumir maionese de batata em excesso.

:: Farofa — Na hora de preparar a farofa, substitua a margarina ou a manteiga pelo azeite de oliva. Troque a linguiça, o bacon e a gema de ovo por legumes picados, como pimentão, azeitonas, cenoura ralada, pedacinhos de cebola, salsinha e cebolinha. Para deixar a receita mais light, uma boa opção é utilizar a farinha de mandioca misturada com farelo de trigo, farinha de milho, cereal matinal ou alguns biscoitos cream craker amassados.

:: Sobremesas — Evite consumir em excesso panetones super incrementados, mousses e pavês feitos com muito creme de leite e chocolate. Opte pelas frutas, especialmente o abacaxi, que é um excelente digestivo. Servir aos convidados taças decoradas de gelatina com frutas picadas é uma ótima dica.

Para se conter

:: Não pule nenhuma refeição do dia como forma de "poupar" calorias para mais tarde. Isso só faz com que você chegue com mais fome na festa e abuse das opções mais calóricas.

:: Procure fazer um lanche antes de sair de casa, para evitar o exagero na hora da festa. Sopas, caldos, saladas ou sanduíches são ótimas opções.

:: Procure escolher e provar apenas os pratos mais estimulantes e que lhe agradam.

:: Faça um prato bem colorido, pois isso indica que ele será muito saudável. Mastigue tudo muito bem e com calma. Isso evita que você coma demais e passe mal no fim da festa.

:: Circule bastante, converse com as pessoas e relaxe. Assim, a mesa deixa de ser seu foco principal.

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