Cargo de confiança26/02/2014 | 21h01

Nomeação de jornalista gera constrangimento na Assembleia

Contratada pelo presidente do Legislativo, Gilmar Sossella (PDT), profissional é namorada do pré-candidato do partido ao Senado, Lasier Martins

Enviar para um amigo

A contratação da jornalista Janice Santos para um cargo de confiança na presidência da Assembleia Legislativa provoca constrangimentos ao presidente da Casa, Gilmar Sossella, e ao pré-candidato ao Senado Lasier Martins, ambos do PDT.

Janice é namorada de Lasier e, diante da repercussão do caso nas redes sociais, será exonerada até o final da semana.

A nomeação da jornalista ocorreu no dia 1º de fevereiro, logo após Sossella ter assumido o comando do Legislativo. Janice foi acomodada no cargo de diretora de jornalismo, com salário mensal de R$ 12 mil, e apresentada à imprensa como assessora do presidente. Ela e Lasier começaram a namorar em agosto de 2012 e assumiram a relação publicamente em março do ano passado. À época, ambos trabalhavam na RBS TV, ela em Passo Fundo e ele na Capital.

Em outubro passado, Lasier deixou a emissora para lançar-se pré-candidato ao Senado. Em dezembro, Janice foi desligada da empresa. Embora não exista impedimento legal à contratação da jornalista pelo Legislativo, o caso gerou controvérsia por conta da relação dela com Lasier.

Ontem, o superintendente-geral da Assembleia, Artur Alexandre Souto, afirmou que Janice assumiu o cargo prevendo trabalhar apenas um mês. No início de fevereiro, Janice se apresentou a jornalistas como assessora de imprensa de Sossella. Nem ela nem o deputado fizeram qualquer menção de que o trabalho seria temporário.

A jornalista, de acordo com Souto, foi chamada por Sossella apenas para dar a largada na política de comunicação da presidência e ajudar na formação da equipe. Souto diz que a jornalista foi escolhida por conta de sua experiência na TV, em marketing político e em campanhas eleitorais.

— Há quatro anos, já havíamos convidado a Janice para trabalhar no gabinete do deputado. Agora conseguimos fechar um acordo de trabalho de 30 dias. A nossa vontade era de mantê-la conosco por todo o mandato, mas ela só aceitou trabalhar por um mês, pois irá atuar na campanha do Lasier.

Lasier lamentou o episódio e negou ter influenciado na nomeação da namorada:

— Janice já havia sido convidada por Sossella há quatro anos. Ela foi contratada para atuar por um mês na Assembleia, porque já havíamos acertado que agora ela vai trabalhar na minha campanha. Janice ajudou a estruturar o gabinete do presidente, que queria uma comunicação mais ágil, mais moderna.

Comentar esta matéria Comentários (11)

ELTON LUIS FUCHS

o sem cerebro do lasier nem entrou na politica e tá fazendo fiasco é como falam pimenta no dos outros é refresco.

02/03/2014 | 14h27 Denunciar

Helena

Tudo tem dois lados...o lado de cá e o lado de lá....é só não votar no Lasier.. eu jamais votaria nele, para qualquer coisa que ele se candidatasse...

28/02/2014 | 22h09 Denunciar

Leonardo Fontoura

e uma vergonha, este Brasil não tem mais jeito

27/02/2014 | 22h21 Denunciar

ralf

Papai Noel ! eu acredito !

27/02/2014 | 20h49 Denunciar

SIS

Esperar o quer de Lasier Martins?Ele foi um mau jornalsista,tendenicoso,partidário que perseguia seus desafetos e protegia seus amigos.Este sujeito não tem a menor qualificação nem credibilidades para ser politico.

27/02/2014 | 11h40 Denunciar

Anonimo

Gostaria de saber por que a RBS não faz uma reportagem com o caso da reporter da globo rosane marchetti que esta afastada da mesma assembleia legislativa do RS, recebendo um alto salario, conforme o portal da transparencia, e esta trabalhando normalmente, fazendo reportagens para o globo reporter.

27/02/2014 | 11h32 Denunciar

regis luis nunes

O sr LASIER ,QUE PASSOU TANTO TEMPO NO JORNAL DO ALMOÇO E TV COM .AGORA NEM FOI ELEITO E JÁ ESTA ARRUMANDO GARGO ...IMAGINA DEPOIS DE ELEITO .A PESSOA FALA UMA COISA E FAZ OUTRA ,OU PARA OS OUTROS NÃO PODE , MAS PARA OS MEUS PODE ....

27/02/2014 | 10h39 Denunciar

maria

Pobre Assembléia do RS, por mais que se fale em moraliza-la, continua sendo o que sempre foi: reduto de apadrinhamentos. Agora foi a vez do candidato a senador da RBS, Lasier Martins, tentar emplacar um emprego de 12.000/mensais para a namorada. Ainda bem que ela só queria trabalhar um mês ....

27/02/2014 | 10h13 Denunciar

Luiz Francisco

São todos "farinha do mesmo saco"! Lasier: caístes no meu conceito. Não és diferente dos demais políticos corruptos e nepotistas. Tu e o Calheiros fazem a mesma coisa. Que decepção.

27/02/2014 | 09h31 Denunciar

Eduardo

Começou como todo o político experiente. Mentindo.

27/02/2014 | 00h27 Denunciar

Estela Dal Pont

E eu que tinha a esperança que com o Lasier na política as coisas seriam diferentes do que são, ledo engano, como sempre cometem os mesmos erros e usam a política para faturar o seu e dar a tão esperada independência financeira aos seus parentes. Não adianta, são todos iguais. Decepção total.

26/02/2014 | 21h34 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraRT @RdGaucha: Neste momento são 15 táxis bloqueando o cruzamento da Sebastião Leão com a Érico Veríssimo. Brigada e EPTC chegam agora.há 40 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraMinistério da Saúde afirma que estratégia para combater a gripe A vai além da ampliação da vacinação. http://t.co/o4t6Bd4Aifhá 40 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros