Visita oficial20/02/2014 | 16h42

Na Festa da Uva, Dilma diz que Brasil sediará "Copa da paz e da alegria da diversidade"

Presidente desembarcou na Serra após inaugurar o estádio Beira-Rio

Enviar para um amigo
Na Festa da Uva, Dilma diz que Brasil sediará "Copa da paz e da alegria da diversidade" Porthus Junior/Agencia RBS
Presidente autografou cacho de uva que simboliza a festa Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Cleidi Pereira, de Caxias do Sul

cleidi.pereira@zerohora.com.br

Pela segunda vez como presidente da República, Dilma Rousseff (PT) inaugurou oficialmente, na tarde desta quinta-feira, a Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul. O tema do evento — a alegria da diversidade — serviu de inspiração para o discurso da presidente, que durou 30 minutos.

— É muito importante que este país seja capaz de se olhar no espelho e se afirmar. Estamos construindo um país que respeita as diferenças — disse, ressaltado que a Copa será um "momento especial" para exercitar o "convívio harmonioso".

Segundo Dilma, em junho, o Brasil sediará a "Copa da paz e da alegria da diversidade":

— Queremos construir uma sociedade cada vez mais harmoniosa.

Acompanhada de seis ministros, a presidente subiu no palco montado no Parque Mário Bernardino Ramos, pontualmente, às 15h. O governador Tarso Genro, secretários de Estado e deputados também acompanharam a cerimônia.

O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), destacou, em sua fala, o apoio que o município vem recebendo da União. Segundo ele, nos últimos anos, o aporte de recursos do governo federal chega a R$ 420 milhões. O pedetista aproveitou para encaminhar dois pleitos: a construção do aeroporto da Serra e contorno da BR-116, que hoje corta a cidade.

Tarso, mais uma vez, elogiou e agradeceu a presidente pela atenção dada aos gaúchos.

Presente na cerimônia, o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, recebeu uma homenagem especial da presidente. Ele foi ovacionado ao aparecer para assinar o cacho de uva símbolo de evento.

— Ele tem nosso apoio, mas, sobretudo, nosso coração e torcida — disse Dilma.


Siga as informações ao vivo:

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @soaresemanuel Fluxo intenso pela BR-116 até a chegada a POA. Pontos de lentidão em Sapucaia do Sul. @RdGaucha #gauchatransitohá 2 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @mateusferraz Av. Mauá segue em meia-pista na altura da est. Mercado para obras do DEP. @RdGaucha #GauchaTransito http://t.co/2EHNG993shhá 11 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros