Repercussão da polêmica13/02/2014 | 11h26Atualizada em 13/02/2014 | 11h52

Ao ver vídeo de deputado, ministra Maria do Rosário diz que "incitação ao ódio deve ser rejeitada"

Luis Carlos Heinze (PP) sugeriu a agricultores o uso de segurança privada para defender suas terras de indígenas

Enviar para um amigo
Ao ver vídeo de deputado, ministra Maria do Rosário diz que "incitação ao ódio deve ser rejeitada" Arquivo pessoal/PP
Luis Carlos Heinze (em foto de arquivo) é um dos porta-vozes dos ruralistas gaúchos Foto: Arquivo pessoal / PP

O vídeo com declarações polêmicas do deputado federal gaúcho Luis Carlos Heinze (PP) causou reações no Palácio do Planalto.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, declarou que "a incitação ao ódio deve ser rejeitada pela sociedade, pois dela resulta, exclusivamente, a violência".

Ela também afirmou que "o respeito à dignidade humana é um princípio constitucional com o qual todas as autoridades públicas assumem compromisso no Brasil".

Assista ao vídeo:

A gravação foi feita em novembro do ano passado, mas só veio a público na quarta-feira, ao ser postada no YouTube em uma versão editada, por um perfil identificado como "Sepé Tiaraju". Nas imagens, Heinze e o deputado federal Alceu Moreira (PMDB) aparecem falando no salão paroquial do município, em uma audiência da Comissão de Agricultura da Câmara.

Saiba mais

"Mantenho o que disse", afirma deputado Luis Carlos Heinze em entrevista

Direção do PP repudia discurso de deputado

Em vídeo, deputado federal gaúcho diz que índios, quilombolas e homossexuais são "tudo o que não presta"

Diante do público, formado em sua maioria por pequenos agricultores, Heinze sugeriu a contratação de segurança privada para manter a posse das terras. Em outro momento, insultou não apenas índios e negros, mas também gays e lésbicas.

Moreira foi menos radical, mas também orientou os produtores rurais a se "fardarem de guerreiros" para se proteger. Como Heinze, foi aplaudido.

Assim que caiu na internet, o vídeo teve repercussão imediata. Em seu site, o Greenpeace Brasil criticou os parlamentares.

Deputados da base do governo Dilma, como Manuela D'Ávila (PC do B), Elvino Bohn Gass (PT) e Henrique Fontana (PT) também questionaram os colegas, especialmente Heinze.

— A julgar pelo que se vê no vídeo, Jair Bolsonaro não é o único do PP que prega o ódio contra negros, índios e homossexuais — afirmou Bohn Gass.

Heinze não voltou atrás no posicionamento (leia a entrevista ao lado). Moreira manteve o discurso, mas fez uma ressalva:

— Em nenhum momento eu incitei a violência. Eu disse para que as pessoas se unissem para protestar.

No fim da tarde de ontem, o caso já havia chegado ao conhecimento do presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar Júnior (PSD-SP). Segundo ele, a instauração de um processo disciplinar ainda dependia de representação.

Comentar esta matéria Comentários (16)

Rodrigo

Mas não é essa senhora a maior incentivadora do ódio do País? Ódio contra todos que não tem a mesma ideologia que ela.

13/02/2014 | 18h48 Denunciar

mauricio

GLS, índios e negros não tem nada a ver com os desmandos do governo do PT e ONGs 171 fajutas. Agora ... que existem laudos antropológicos falcatruas isso é verdade. Tem quilombo até do lado de quartel da época do império, como se isso fosse possível! Tá cheio de gente ganhando rios de R$ com isso.

13/02/2014 | 17h46 Denunciar

Helder Hernani Hartmann

Afinal, quem são os verdadeiros donos das terras desses latifundiários, que se apoderaram das mesmas na marra?. Quem não presta são uma grande maioria de políticos que usam o povo como massa de manobra, para seus próprios interesses, iguais a esses dois deputados; enriquecem às custas de seu cargo.

13/02/2014 | 17h29 Denunciar

Abreu

Comentei a pouco (4omins)e ñfoi nada publicado.Prq?Prq comentários qfaço me posicionando contra esse gov.comunista,contra td qñ presta nesse desgov.ñé publicado? Na verdade na ZH existe mts cronistas qtecem loas ao comunismo, ou estou errado? Bem...a RBS comunga c/diretrizes da Globo,dai.....

13/02/2014 | 17h24 Denunciar

Rosseau

Pessoal, estamos ou não estamos em uma dita " democracia", então amigos, podemos falar o que quisermos, aguentem no osso do peito as opiniões dos outros, ninguém é obrigado a gostar de tudo e de todos. Quando se expõe uma opinião verdadeira e se deixa a hipocrisia de lado, todos caem em cima.

13/02/2014 | 16h55 Denunciar

alexandre

Ele só foi infeliz em mexer com os gays, mexeu com os gays ai a casa caiu, o resto ele estava coberto de razão.

13/02/2014 | 16h34 Denunciar

Rafael T.

Nunca vi o Bolsonaro falar algo contra negros e indios. E o produtor rural não pode ter sua arma para se proteger? Por favor!

13/02/2014 | 15h54 Denunciar

Abreu

Violencia está fora.Ñsou contra nenhuma dessa correntes citadas,não discrimino ninguem tenho amigo gay,minha sobrinha neta é lésbica.Excelente pessoa! Negro inumero amigos, mas....tmb ñsou a favor de exibicionismo corrente entre os grupos citados. qnto ao gov.exagera no protecionismo.Vms maneirar!

13/02/2014 | 15h49 Denunciar

Arilson

Não se trata de incitar ódio, e sim, defender os direitos de quem produz e trabalha. índio,quilombola,gay, tudo tem direito.Quer dizer,então que ser Heterossexual e Branco é crime??? Ah, vão catá coquinho!!

13/02/2014 | 14h53 Denunciar

Rafael

E sobre o caso do cinegrafista da Band, ela não falou nada? Esse não tem importância, né?

13/02/2014 | 14h18 Denunciar

Antonio Pedro Viero

O deputado Heinze não tem estatura política e cidadão para o cargo que ocupa. A sua declaração merece cassação.

13/02/2014 | 14h04 Denunciar

GREMISTA

MAS O QUE ESTA MULHER ESTÁ DIZENDO???? POR FAVOR, ESSA FAZ NADA, E SE ADIANTA EM TUDO, É A MAIOR INCITADORA,DA IRA,DO ÓDIO,DA REVOLTA,É A MAIOR DEFENSORA DE MARGINAIS E DA SACANAGEM QUE ESTE PAÍS JÁ VIU!!!! CALADA MARIETA!!!CALADA!!!VAI PRA SALA DE AULA!! NÃO?? HAAAA... LÁ NÃO TEM MORDOMIAS...

13/02/2014 | 13h57 Denunciar

Adriano

Eu substituiria a lista do deputado, dos que não prestam, para apenas uma categoria: políticos.

13/02/2014 | 13h30 Denunciar

Paulo Roberto

Se os índios, negros, gays e lésbicas são tudo isto que este deputado está falando, o que dizer da classe de políticos que temos neste país? O pior é que este ser ridículo é aplaudido. Incitação à violência é crime. Devemos meter esse cara na cadeia.

13/02/2014 | 12h58 Denunciar

luis

" Ao ver vídeo de deputado, ministra Maria do Rosário diz que "incitação ao ódio deve ser rejeitada". Concordo com ela,mas esta mesma afirmação deve ser sempre feita quando os sem terra invadem terras produtivas,destroem pesquisas como da monsanto,etc...Nunca vi a Maria se manifestar contra isso..

13/02/2014 | 12h26 Denunciar

Luana Dias

Não é por nada, mas não ouvi nenhuma manifestação dessa senhora sobre o cinegrafista que morreu no protesto, muito menos sobre o estado de escravidão dos médicos cubanos.

13/02/2014 | 12h23 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraVeículo derruba grade e invade pátio de igreja na Capital. http://t.co/fri14oBL0thá 26 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraJá viram a charge do esporte? http://t.co/c8KCvG5o4nhá 2 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros