Reforço no céu18/12/2013 | 16h44Atualizada em 18/12/2013 | 19h45

Brasil escolhe caça sueco Gripen

Programa de compra de aviões de combate para a Força Aérea Brasileira teve anúncio oficial nesta quarta

Enviar para um amigo
Brasil escolhe caça sueco Gripen Copyright Saab AB/Divulgação
Foto: Copyright Saab AB / Divulgação

O caça de fabricação sueca Gripen, da Saab, é o escolhido para aparelhar a Força Aérea Brasileira. O anúncio oficial sobre a concorrência que já foi adiada por cerca de 10 anos foi feito nesta quarta-feira pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Além dos suecos, estavam na disputa caças da França, o Rafale, e dos Estados Unidos, o F-18. O custo total do negócio, que envolve 36 aeronaves, seria de US$ 4,5 bilhões.

> Veja galeria de fotos do Gripen

Na Força Aérea, o Gripen sempre foi considerado favorito porque, apesar de ter muitos componentes dos EUA, é um projeto a ser desenvolvido em parceria conjunta com o Brasil. Na semana passada, de acordo com o que apurou a reportagem, a presidente Dilma Rousseff teria mandado recado para o presidente francês, François Hollande, que não desejava tratar deste assunto durante a visita porque estaria insatisfeita com questões na parceria para compra de equipamentos da Marinha.

Da mesma forma, Dilma está muito insatisfeita com os EUA por causa da espionagem sobre ela e empresas do governo. Este fato praticamente enterrou a parceria com os norte-americanos. Desta forma, sobrou o avião sueco.

— O que precisamos é de um caça, o mais rápido possível porque a partir de dezembro o nosso deixa de operar. Estamos muito felizes com a notícia — comemorou um brigadeiro, após ouvir a informação dada pela presidente.

Comentar esta matéria Comentários (5)

mario pimentel

Parabéns ao Governo Brasileiro que escolheu o melhor jato e que ainda vai agregar conhecimentos técnicos muito importantes. Ainda que motivada por linhas um tanto tortas (USA e França deram motivos) a escolha foi a melhor.

18/12/2013 | 21h54 Denunciar

Izane

Quanto ao custo, não sei, se é de mercado ou não. Sei que é um investimento na proteção da nação e dos seus. O Brasil, como qualquer nação, tem de ficar alerta, para não sofrer surpresas.

18/12/2013 | 21h43 Denunciar

flavio

Viu seu Obama foi inventar de espionar a Dilma, tomou ferro e perdeu a compra. kkkkk

18/12/2013 | 21h26 Denunciar

Solon

O Brasil não precisa gastar R$4,5 bilhoes em 36 cacas. Por uma fracao deste dinheiro dah para montar uma esquadrilha de milhares de Drones para patrulhar todo território nacional. Se fizer questão, compra apenas um, desmonta e manda a Embraer desenvolver um semelhante. Os chineses fazem assim.

18/12/2013 | 21h24 Denunciar

NEIMAR DUARTE

Só uma pergunta, sobre este assunto: houve licitação de um negócio que irá custar $4.5 bilhões de dolares?

18/12/2013 | 20h40 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesArena oferece descontos de até 50% para Grêmio x San Lorenzo http://t.co/dq7AAT4K76há 13 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesMusa do UFC, Ronda Rousey fará pontinha em jogo de beisebol nos Estados Unidos --> http://t.co/yYpgbTGbPR (via @PrimeTimeZH)há 46 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros