Senador no Rio29/08/2012 | 17h26

Vídeo de Aécio Neves provoca polêmica nas redes sociais

Em um tradicional bar carioca, político mineiro aparece em gravação com sinais de embriaguez

Enviar para um amigo

Um vídeo anônimo, com imagens do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em um tradicional bar carioca, foi parar na internet e ganhou repercussão nas redes sociais.

Na gravação, feita provavelmente com um telefone celular no último fim de semana, o político cotado para concorrer à Presidência em 2014 mostra sinais de embriaguez e dá uma nota de R$ 100 de gorjeta aos garçons.

Divulgada no YouTube, a gravação contabilizava até ontem mais de 100,6 mil visualizações. Na segunda-feira, o episódio motivou uma nota na coluna do jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, e, no dia seguinte, foi alvo de uma reportagem no site de notícias Brasil 247.

O flagrante tem 48 segundos de duração e começa do lado de fora do bar Cervantes, no Rio. Nos primeiros 10 segundos, Aécio aparece cambaleante na calçada, junto de outras três pessoas — um homem e duas mulheres. Em seguida, entra no estabelecimento, vai até o balcão e pede um chope. Ao ser atendido, pagou com uma nota de R$ 100.

As cenas motivam comentários polêmicos no Twitter e vêm sendo utilizadas por partidos adversários. Principal aposta do PSDB para voltar à Presidência, Aécio preferiu o silêncio: não negou ser o protagonista, mas também não falou sobre o ocorrido.

Desde terça-feira, ZH tenta entrevistar o parlamentar. Ontem, a assessoria de imprensa dele limitou-se a informar que Aécio "decidiu não se pronunciar sobre o episódio" e sugeriu que a reportagem entrasse em contato com o presidente do PSDB em Minas, deputado federal Marcus Pestana.

Pestana confirmou que o homem filmado é o senador mineiro, mas minimizou a controvérsia e criticou a repercussão. O deputado disse que Aécio frequenta o bar Cervantes "há 40 anos", que é um "cara alegre" e que "estava apenas se divertindo com amigos":

— Esse assunto é de foro privado e não tem a menor relevância. Fazer polêmica em cima dele é ridículo. Todos sabem que Lula gosta de tomar uns goles, mas não usamos isso contra ele.

Pestana também disse que o PSDB não está preocupado com um possível abalo na imagem do senador:

— O povo detesta gente chata e triste. Ruim mesmo seria ser flagrado recebendo dinheiro de Marcos Valério ou de Carlinhos Cachoeira.

Veja a gravação:

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • rosaneoliveira

    rosaneoliveira

    Rosane de OliveiraRede de omissões na tragédia de Três Passos é o título de abertura da minha coluna hoje em ZH: http://t.co/U8LfsvdhSmhá 53 segundosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @mefortuna: Colisão traseira entre dois veículos no km 140 da BR-290. Dois motoristas se agrediram, um deles embriagado #GauchaTransitohá 6 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros