Eleições 201207/04/2012 | 16h10

A seis meses das eleições municipais, pesquisa Ibope mostra o quadro eleitoral em Porto Alegre

Ibope realizou quatro cenários na pesquisa estimulada

Enviar para um amigo
Se as eleições de 7 de outubro fossem hoje, a pré-candidata do PC do B Manuela D'Ávila estaria à frente na disputa, seguida pelo prefeito e pré-candidato à reeleição José Fortunati (PDT).

O Ibope realizou quatro cenários na pesquisa estimulada (aquela em que são apresentados aos entrevistados os nomes dos prováveis candidatos a prefeito). Em todos Manuela lidera, com 36% ou 37%, dependendo do cenário. Fortunati aparece em segundo, com 28% ou 29%. As simulações incluem dois possíveis candidatos do PMDB — Ibsen Pinheiro e Sebastião Melo — e dois do PSDB — Nelson Marchezan Jr. e Wambert Di Lorenzo.

Manuela apresenta seu melhor desempenho entre eleitores de 25 a 29 anos (49%) e com Ensino Médio completo (42%). Já Fortunati obtém o melhor índice entre entrevistados de 40 a 49 anos (34%) e com escolaridade superior (35%). A candidata do PC do B registra menor índice entre os eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos (31%), enquanto o candidato do PDT apresenta o menor percentual entre os que ganham de dois até cinco salários mínimos (27%).

Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os candidatos ao eleitor), o percentual de entrevistados que não souberam responder é de 44%. Isso se deve ao fato de que nem todos os candidatos estão definidos e de a campanha ainda não ter começado. De acordo com o Ibope, as mulheres (47%) são as que mais não souberam ou quiseram citar um candidato na pesquisa espontânea.

Ficha técnica

Contratante: Grupo RBS

Pesquisa de campo: 29 de março a 1º de abril

Amostra: 602 entrevistas

Margem de erro: quatro pontos percentuais, para mais ou para menos

Registro: protocolo RS-00006/2012 no TRE


Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários
clicRBS
Nova busca - outros