Versão mobile

Violência24/02/2014 | 15h42Atualizada em 24/02/2014 | 21h42

Publicitário morre em assalto na zona sul de Porto Alegre

Lairson José Kunzler, da agência Paim, foi abordado quando chegava em casa

Enviar para um amigo
Publicitário morre em assalto na zona sul de Porto Alegre Léo Cardoso/Agencia RBS
Crime aconteceu na entrada de condomínio, na Avenida da Cavalhada Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS

O publicitário Lairson José Kunzler, 68 anos, foi baleado na cabeça em um assalto na zona sul de Porto Alegre. Diretor de Relações com o Mercado da agência Paim Comunicação, ele chegava em casa em um Civic, na Avenida da Cavalhada, quando foi abordado por dois assaltantes, que estariam em uma moto. O crime aconteceu por volta do meio-dia desta segunda-feira.

Kunzler foi socorrido e levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, onde deu entrada às 13h10min. A agência Paim afirma que Kunzler não resistiu ao ferimento e morreu no hospital. O diretor de marketing e negócios, João Batista Cabral de Melo, diz que ele estava chegando para almoçar quando foi surpreendido pelos assaltantes. Logo depois, a filha e o genro chegaram ao local.

– A direção e os sócios (da Paim) estão muito abalados. Era uma pessoa de muito amigos – relata Melo.

Equipes da Polícia Civil buscam pistas dos bandidos. Conforme a delegada Aurea Regina Hoeppel, titular da 6ª Delegacia da Polícia Civil, Kunzler estaria com um malote de dinheiro recém-sacado em uma agência bancária ainda não identificada. O publicitário, de acordo com informações apuradas até o meio da tarde pela investigação, teria acelerado o carro na tentativa de escapar da abordagem.

Na sequência, um dos motoqueiros disparou a arma contra a vítima, e abriu a porta do carro para roubar o malote, com quantia não informada.

– Acho que os assaltantes sabiam que tinha dinheiro com o publicitário e podem ter seguido ele do banco até o local. Estamos buscando digitais no carro e imagens de câmeras para juntar o máximo de informações – afirma a delegada. 

O velório será realizado na capela B do Cemitério São Miguel e Almas (Avenida Professor Oscar Pereira). O sepultamento será às 16h desta terça-feira.

>> Polícia trabalha com duas linhas de investigação sobre morte de publicitário em Porto Alegre

>> Imagem de câmera de segurança mostra assaltantes abordando publicitário na zona sul de Porto Alegre

 
Foto: Dulce Helfer, Agência RBS

A morte de Kunzler é o 12º caso de latrocínio registrado no Estado somente em fevereiro. É o número mais alto de mortes em assaltos neste mês pelo menos desde 2002, ano inicial dos dados disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS).  

O publicitário

Conhecido pelo temperamento afável, Lairson José Kunzler, 68 anos, era vice-presidente de relações com o mercado da agência de publicidade Paim, onde era sócio desde 2001. Ingressou na empresa a convite de outros dois sócios, Marcus e Cesar Paim, que o conheciam desde o tempo em que trabalhavam em outra agência da Capital, a Escala, que tinha como cliente a revenda Volkswagen GaúchaCar, criada pelo pai de Lairson, Selvino.

Foi no varejo de automóveis que Lairson iniciou a via profissional. Formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ajudou o pai e irmãos a gerenciar outros negócios familiares como a revenda Fiat Jardim Itália, as locadoras de veículos Auto Locadora Gaúcha e Locarauto, assim como a concessionária de motocicletas GaúchaCross, da marca Honda.

— Foram pioneiras na locação de veículos no Rio Grande do Sul e na GauchaCar ao abrirem também à noite. Era uma pessoa muito afável — relembra o empresário Humberto Ruga.

A partir de sua atuação na Paim, Lairson Kunzler também ganhou destaque em entidades representativas do setor. Era diretor da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e do Sindicato das Agências de Publicidade do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS).

— Era uma pessoa muito querida no mercado publicitário e tinha muitos amigos. Talvez um dos seus maiores prazeres era almoçar e jantar com amigos. Também era muito apegado à família. Uma figura doce, um cara de bom astral — recorda o diretor de marketing e novos negócios da Paim, João Batista de Cabral Melo.

Lairson Kunzler deixa a esposa Moema e os filhos André, Luciana e Patricia.Confira comunicado de pesar da Paim Comunicação e do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul:

"Os sócios, diretores e equipe da Paim Comunicação estão profundamente abalados e consternados com a brutal e irreparável perda do sócio, diretor, colega e, acima de tudo, amigo Lairson Kunzler. Um homem de caráter irrepreensível, sempre alegre e generoso com todas as pessoas com as quais convivia. Lairson deixa muitas saudades em todos, mas deixa também muitos ensinamentos."

Cesar Paim e equipe Paim Comunicação

"Lairson é uma das figuras mais representativas da propaganda gaúcha. Participava de todos os movimentos do setor, sempre com o espírito conciliador, elegante, positivo. Um profissional muito competente, respeitado e querido de todos nós. Estava sempre à disposição para construir. No Sinapro, atuava como secretário-geral. A propaganda gaúcha perde uma grande profissional e nós perdemos um grande companheiro. Ele é mais uma vítima deste lamentável clima de total insegurança que vivemos."

Delmar Gentil, presidente do Sinapro

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesAdversário do Inter na Copa do Brasil, Cuiabá foca na série C do Brasileirão http://t.co/IJH9NeQEsB http://t.co/7oVLIyxIUVhá 4 horas Retweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesCuiabá vence o Barbalha e será o adversário do Inter na Copa do Brasil http://t.co/ZzbAiSpRtFhá 4 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros