Versão mobile

Cassetete ninja26/07/2013 | 15h26Atualizada em 26/07/2013 | 18h15

Abordagem de PM contra homem em Barros Cassal repercute na internet

Vídeo mostra o policial imobilizando um homem em cerca de 15 segundos

Enviar para um amigo
Abordagem de PM contra homem em Barros Cassal repercute na internet Reprodução/Facebook
PM usou cassetete para enfrentar o homem que segurava um cinto Foto: Reprodução / Facebook
Registrada em vídeo, a ação de um policial militar de Barros Cassal, no Vale do Rio Pardo, está repercutindo na internet. Nas imagens, o soldado Juarez Padilha, 42 anos, faz movimentos progressivos usando o cassetete para enfrentar um homem, que supostamente perturbava frequentadores de um bar, e ameaçava o policial com um cinto.

A gravação foi feita por moradores no final de junho e foi parar no YouTube, com mais de 12 mil visualizações até a tarde desta sexta-feira. Divulgado também no Facebook, com o título de "PM Ninja", em menos de um dia o vídeo já foi compartilhado por mais de 5,5 mil pessoas — número que representa metade da população do município.



Segundo o sargento Jeferson Possamai, superior de Padilha, que está de férias, o homem que foi imobilizado estava incomodando frequentadores e o dono do bar chamou a polícia para retirá-lo. O PM foi ao local junto com outro colega foram e imobilizou o homem em cerca de 15 segundos

— É uma técnica que aprendemos na corporação, mas pouco utilizada na prática. A ação inclusive repercutiu bem dentro da corporação — esclarece Possamai.

Imobilizado e algemado, o homem foi levado pelos PMs à Polícia Civil, onde foi feito o registro da ocorrência.

De acordo com o especialista em segurança estratégica Gustavo Caleffi, não houve excesso de força pelos policiais. Ele até elogia a forma como a ação foi conduzida. 

— É muito difícil de ver uma ação dessas, tão bem executada, no interior do Estado. Quando o policial chega a pessoa já está portando uma espécie de arma branca e o policial usou o mesmo recurso, do mesmo nível, que é o bastão militar. Isso se chama uso de força progressiva. Além disso, ele demonstra técnica e agilidade na imobilização — afirma Caleffi.

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @Trensurb Trens circulando normalmente nesta quinta-feira.há 37 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @_PauloRocha 7h05 #RS040 Trânsito na parada 36. São cerca de 20 min até chegar à Lomba do Sabāo #gauchatransito http://t.co/Yw55piX2qghá 52 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros