Versão mobile

Mapa do crime14/09/2012 | 12h06

Bairro Petrópolis é campeão de roubo de veículos em Porto Alegre, com mais de 34 ocorrências por mês

No primeiro semestre deste ano, foram registrados pelo menos 206 crimes deste tipo na área, segundo banco de dados de Zero Hora

Enviar para um amigo
Com mais de 34 ocorrências mensais, o bairro Petrópolis é campeão de roubo de veículos em Porto Alegre, de acordo com banco de dados de Zero Hora. O mapa do crime, que tem como base ocorrências registradas entre janeiro e junho pela Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC) e divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, reúne 4,2 mil registros oficiais sobre os roubos e furtos de veículos ocorridos na capital gaúcha nos seis primeiros meses do ano.

Clique aqui para acessar o bando de dados

As imagens de um crime no bairro Petrópolis na noite de quinta-feira chocaram os gaúchos. Por volta das 19h, um idoso de 81 anos foi atropelado por bandidos após apanhar e ter o carro roubado na Rua Artigas. A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança de um edifício.

Confira as imagens:




Entre janeiro e junho foram registrados pelo menos 206 roubos no bairro Petrópolis, o que confere uma média semanal de quase oito crimes deste tipo. Ou seja, ao menos um gaúcho tem o carro roubado diariamente na área. Comparando com outros bairros, o Petrópolis é líder disparado na preferência, com 7,01% de ocorrências. No segundo lugar da lista está o Rubem Berta, com 4,63% e 136 ocorrências no primeiro semestre do ano. Na sequência do ranking aparecem Sarandi (4,46%) e Rio Branco (4,05%).

Caso sejam analisados apenas os dados relativos a furtos (quando não há grave ameaça à vítima), o Petrópolis desaparece da lista dos 10 mais visados pelos criminosos. Este ranking é liderado por Centro, com 109 ocorrências (9,81%), seguido de Sarandi (7,22%), Cristo Redentor (5,1%) e Rubem Berta (4,11%), estes últimos na Zona Norte.

Idoso é atropelado após ser assaltado no Petrópolis

Por volta das 19h de sexta-feira, Eloy Kath, 81 anos, chegava em um prédio na Rua Artigas, em frente à Praça Nações Unidas e, quando trancava a porta do carro, um Fit, foi abordado por três homens. Segundo testemunhas, dois deles estavam armados. Após imobilizar a vítima, lhe tiraram as chaves, deram uma coronhada na cabeça e o jogaram no chão. Já dentro do carro, os bandidos andaram em marcha a ré e depois passaram com o carro por cima do idoso. Tudo foi flagrado pelas câmeras de segurança do edifício.

Nos dados do primeiro semestre, a Rua Artigas tem registros de outras duas ocorrências registradas pela BM e PC. Foram dois roubos na via, tendo um sido cometido à noite (por volta de 20h) e outro à tarde (após o meio-dia).

Secretário admite "surto de assaltos" na Capital

O secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, admitiu nesta manhã que a capital gaúcha vive um "surto de assaltos". Na noite de quinta-feira, um idoso de 81 anos foi atropelado pelos bandidos após apanhar e ter o carro roubado. O crime ocorreu por volta das 19h na Rua Artigas, no bairro Petrópolis.

— Estamos tendo um surto de assaltos que já houve em outras épocas. Estamos conversando para que se tomem providências extremas — afirmou Michels, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade da Rádio Gaúcha, destacando o trecho entre a Rua Felipe Camarão e a Avenida Nilo Peçanha.

O mapa do furto e roubo de veículos na Capital

A ferramenta do site de Zero Hora permite ao internauta realizar buscas personalizadas que o ajudarão a entender a dinâmica do crime na cidade. As informações disponibilizadas na rede, como horários, locais e perfis das vítimas, são as mesmas usadas pelas autoridades policiais para traçarem suas estratégias de contenção da violência na capital gaúcha.

Leia mais:
Rosane de Oliveira: Onde estão os policiais que não os vemos nas ruas?

Notícias Relacionadas

Porto Alegre 14/09/2012 | 09h10

"Estamos tendo um surto de assaltos", admite Airton Michels

Na noite de quinta-feira, um idoso de 81 anos foi atropelado pelos bandidos após apanhar e ter o carro roubado

Insegurança 13/09/2012 | 21h02

Idoso é atropelado após ter o carro levado por assaltantes na Capital

Homem de 81 anos foi levado para HPS depois de esperar atendimento por mais de meia hora

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesCom Gilberto e Wendell, Seleção Brasileira sub-21 goleia o Palmeiras http://t.co/4Q9M4Z6g8u #Pratas da Duplahá 28 minutosRetweet
  • blogdozini

    blogdozini

    luiz zini piresRio Grande do Sul está atrasado até no Brasileirão: Quatro Estados levantaram títulos do Brasileirão desde 199... http://t.co/xE5SVOlK45há 30 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros