Versão mobile

Fora da rota21/04/2012 | 05h34

Viaturas são usadas por delegados e agentes para ir a festa do chefe da Polícia Civil

ZH flagrou pelo menos 19 veículos, 14 deles discretos, em aniversário na zona sul da Capital

Enviar para um amigo
Viaturas são usadas por delegados e agentes para ir a festa do chefe da Polícia Civil  Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Viaturas, algumas discretas, transportaram convidados da festa Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

O chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior, comemorou seu aniversário de 46 anos na noite da última quinta-feira com uma festa em um clube da zona sul da Capital. Durante as cinco horas de duração do jantar, na sede de Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), pelo menos 19 viaturas — cinco preto e branco e 14 discretas — foram empregadas por delegados e agentes.

O aniversário de Ranolfo, definido como "evento institucional" pelo Departamento de Comunicação Social da corporação, mereceu destaque no site oficial da Polícia Civil. Na capa, entre notícias de crimes e dados oficiais, constava:

"Ocorre nesta quinta-feira (19/04), com a presença do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, entre outras autoridades, o jantar de comemoração do aniversário do chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior".

Mais adiante, o texto informava:

"Os ingressos custam R$ 45,00 e estão à venda, até as 18 horas de quinta-feira (19/04) na Divisão de Comunicação Social, localizada no Palácio da Polícia, na Av. João Pessoa, 2.050, 3º andar, sala 411".

 
Foto: Ronaldo Bernardi, Agência RBS


O jantar, que contou com a presença de desembargadores, magistrados, promotores e secretários de Estado, movimentou as autoridades gaúchas. Logo na entrada do clube, estava uma caminhonete Blazer, com sinalizador luminoso ligado. Dentro do estacionamento, havia outras duas caminhonetes com sinalizadores, ora ligados, ora desligados.

No salão de festas da AABB, os 350 convidados eram recepcionados por seis policiais fardados do Grupamento de Operações Especiais (GOE) — uma equipe de elite da Polícia Civil. A função dos agentes, fardados e armados com pistolas, era de "garantir a segurança dos convidados", segundo a Comunicação Social da Polícia.

Carros do Interior sem logotipo

À medida em que o tempo passava, viaturas entravam e saíam do estacionamento da AABB. Zero Hora apurou que delegados e agentes de cidades como Santa Maria, na Região Central, e Montenegro, no Vale do Caí, utilizaram veículos oficiais sem logotipo.

A maior parte dos carros da corporação empregados nos deslocamentos era de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Os veículos, a maioria Focus, estão lotados em delegacias como Roubos, Homicídios, Departamento de Investigação do Narcotráfico (Denarc). A festa se encerrou por volta da 1h.

ZH procurou o chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior, mas ele preferiu se manifestar apenas por meio da assessoria de Comunicação Social.

O que diz a Chefia de Polícia

"A festa de aniversário do chefe de Polícia é tratada como um evento institucional, que faz parte da história da corporação. Devido à grande presença de autoridades que eram esperadas, foi solicitado ao GOE que fizesse a segurança. Por isto, as viaturas ostensivas. Em relação às viaturas discretas, não temos a relação dos veículos presentes. Mas quem não estava em serviço, não deveria utilizar veículos oficiais. O critério é o seguinte: quem está de serviço ou de plantão de sobreaviso, que pode ser acionado urgentemente a qualquer momento, pode utilizar carro oficial em eventos sociais. É importante que fique claro que, embora seja um evento institucional, não há recursos públicos utilizados".

Comentar esta matéria Comentários (42)

alex

É atribuição da PC garantir a segurança de autoridades em eventos? Caso não seja, eles estão desrespeitando a constituição. Ou o servidor não deve fazer somente o que a Lei manda? Que eu saiba eles também estão submetidos ao LIMPE (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência)

21/04/2012 | 13h56 Denunciar

Edson

Simplesmente um verdadeiro ESCÂNDALO...!!!. O uso de pessoal e material público para uso particular. Tudo deve ser devidamente apurado e os responsáveis responsabilizados. Uma verdadeira aberração contra o dinheiro público, desrespeito com a coisa pública. Com a palavra o Ministério Público

21/04/2012 | 13h54 Denunciar

melissa

Enquanto isso a segurança no RS...

21/04/2012 | 13h49 Denunciar

hildo

Dr.Ranolfo, viaturas são mantidas com recursos públicos; ou será que os policiais que fizeram o uso indevido pelo menos colocaram gasolina com dinheiro de seu bolso.

21/04/2012 | 13h39 Denunciar

César

Os demais agentes públicos, quando estão de aniversário, podem usar viaturas?? Acredito que não. Ora, se havia promotores na festa, bem que a reportagem ZH poderia identificá-los, quem sabe até questioná-los sobre esse assunto. Dizer que não utilizaram recursos públicos é piada. Só 19 viaturas?

21/04/2012 | 13h29 Denunciar

luiz henrique garcia

ESTE É O BRASIL! O PAÍS DO NÃO DA NADA!

21/04/2012 | 13h26 Denunciar

Jorge Gabriel Kuhn

Cada vez fica mais difícil para nós contribuintes aceitar estas atitudes daqueles que são pagos com nosso dinheiro para termos tranquilidade, se é permitido usar carros oficiais em aniversários, muito bem mas se não é demita-se quem foi responsável pela liberação

21/04/2012 | 13h11 Denunciar

silvana

BEM INTERESSANTE ISTO,OS TAXIS EM PORTO ALEGRE VÃO TER GPS E AS VIATURAS POLICIAS COMO SÃO CONTROLADAS???? SENDO QUE UMA VIATURA POLICIAL É DE BEM MAIS IMPORTANCIA PARA OS CIDADÃOS DO QUE UM TAXI!!!!

21/04/2012 | 13h07 Denunciar

Carlos

Como não há a utilização de recursos públicos ? Forma com dinheiro dos policiais que compraram as viaturas, eles colocaram combustível? Então somo todos idiotas né? Então ta!

21/04/2012 | 12h47 Denunciar

leandro

FESTA DE ANIVERSÁRIO TRATADA COMO EVENTO INSTITUCIONAL,NUNCA VI DISSO,QUANTO AO NÚMERO DE VIATURAS OFICIAIS E DISCRETAS NESTE EVENTO, MOSTRA MAIS UMA VEZ QUE SEGURANÇA NESTE PAÍS É TRATADA EM ÚLTIMO LUGAR.

21/04/2012 | 12h39 Denunciar

Eliandro silva de fraga

Desrespeito com dinheiro público. Usando combustível e veículos que eram para nossa segurança para passeios e festividades.

21/04/2012 | 12h29 Denunciar

Roberto da Silva

Na cidade de Tapes isso é normal ,tem policial que leva a esposa pro mercado,manicure ,pedicure ,cortar o cabelo ,mercado ,passear na cidade com a família ,achei que isso fosse normal pra policia civil ,estranho esta matéria,pois aqui isso virou rotina ,e ai de quem reclamar.

21/04/2012 | 12h23 Denunciar

jose luis

Quando o Policial é acordado de madrugada, é chamado para atender uma ocorrência grave e tem que se deslocar até a delegacia com seu próprio veículo, ninguém fala nada. Quando ele abraça o colega ou chefe no seu aniversário, mesmo estando de serviço e à disposição da sociedade, aparecem críticas!

21/04/2012 | 12h23 Denunciar

Nelson Fogaça

Regular ou não, a impresa cumpriu o seu papel de levar o ato ao conhecimento público. Cabe ao cidadão, e seus eleitos, usar do seus direitos no sentido de fazer com que os atos administrativos dos servidores sejam sempre de acordo com a lei formal, e não as tradições.

21/04/2012 | 12h12 Denunciar

Alexandre

"...não há recursos públicos utilizados..." ??? Como assim? E as viaturas, o combustível, não são recursos públicos?

21/04/2012 | 12h12 Denunciar

magnum cristiano

É um absurdo.Em TODAS delegacias do estado,os delegados utilizam os melhores carros da polícia (foccus,astra,etc)para uso próprio,para ir para casa,mercados,FESTAS, e o policiamento é feito com os carros velhos.Meus parabéns a RBS por denunciar tamanho absurdo.Espero providências do Minist Público.

21/04/2012 | 12h11 Denunciar

Newton

Existe um infinidade de eventos em que viaturas ou carros-oficiais sem identificação são utilizados, não vejo justificativas para tanto alarde. Entendo essa matéria como sendo mais uma daquelas odiosas campanhas que visam desabonar á Polícia Civíl.Não dar medalhinha para jornalista resulta nisso.

21/04/2012 | 12h07 Denunciar

Ronaldo Costa

Em tais eventos sempre existe um grupo que está em efetivo serviço, visando a segurança do mesmo. Quero crer que o uso das viaturas foi por esse motivo. Entretanto se não for, apenas mostra que a polícia gaucha está no mesmo nivel das piores que o país tem.

21/04/2012 | 12h05 Denunciar

Fernando Oben Schneider

Rato é rato Sempre!!!

21/04/2012 | 12h00 Denunciar

andressa

Ahhhhhhh!!!! Que bonito!!!!

21/04/2012 | 11h58 Denunciar

Daniel

A policia civil quanto a militar é uma vergonha pro nosso Estado, incompententes, corpos mole e ainda usam viaturas publicas para festinha particular de um chefao, o mesmo que ate hoje nao resolveu a questao do assassinato de Eliseu Santos onde o MP evindenciu uma morte encomendada. VERGONHA!!!

21/04/2012 | 11h57 Denunciar

Auro Gattino

Vejo um problema mas não posso dizer que está errado, afinal, conheço inúmeros amigos que utilizam os automóveis da empresa em benefício particular!... aliás...automóveis, material de expediente, telefone, internet, horário de almoço esticado etc.

21/04/2012 | 11h53 Denunciar

Heron Silveira Velasquez

Grande Coisa! Tem coisas mais graves, é um encontro social, se acontecesse diversas vezes, tudo bem, aí seria abuso, mas uma vez a cada dez anos, qual o problema? Só gostaria de saber se ali perto havia blitz da "balada segura" ou só serve para nós mortais?

21/04/2012 | 11h49 Denunciar

Fabrício

Sinceramente não vejo motivo para tanta polêmica. Se estas mesmas viaturas estivessem nos pátios paradas?

21/04/2012 | 11h29 Denunciar

ka1974

Intolerância zero a qualquer tipo de corrupção,basta,estamos saturados.

21/04/2012 | 11h23 Denunciar

Fernando da silva

PALHAÇAAAAAAADA... A POLICIA DE PORTO ALEGRE PARECE A DO RIO DE JANEIRO. AQUELAS QUE VIMOS NO FILME. NA VERDADE TUDO SE CONFIRMA. TUDO JUNTO E MISTURADO.. RIDIIIICULO ISSO. BEM VINDO AO BRASIL!!

21/04/2012 | 11h14 Denunciar

Cesar

COMO ZERO HORA APUROU que foram usadas viaturas discretas? as placas originais são sigilosas! Se eu fosse policial civil, investigaria COMO o jornal obteve essa informação! Uma lista com essas placas nas mãos de traficantes deve valer muito dinheiro...

21/04/2012 | 11h10 Denunciar

Humberto

Enquanto, o presidio central vira caso internacional, pois é tudo menos presídiio. As nossas autoridades policiais vão a festa de aniversário com os carros oficiais. O MST destroi o que invade e etc. Sr. Governador até quando vamos ter que aturar este descaso com a coisa pública?

21/04/2012 | 11h02 Denunciar

GUSTAVO

Se é tratado como evento institucional, ou não, para a população, não faz muita diferença. O que importa é o dinheiro público que deve estar sendo gasto com isso, e a estrutura policial que é tirada das ruas para administrar essa festa. Imagina se fosse de 50 anos... A polícia e seus belos exemplos.

21/04/2012 | 11h00 Denunciar

José Altamir

"ZH flagrou", como se o evento relatado fosse um crime ou uma contravenção. Quem julga? É necessário mergulhar na questão para avaliar e não ficar só na superfície do fato. Uma coisa a considerar é que um policial é policial 24 hs por dia, e não só até o fim do expediente.

21/04/2012 | 10h58 Denunciar

Cap Nascimento

TROPA DE ELITE 3 ????

21/04/2012 | 10h52 Denunciar

carlos

onde esta a novidade? se usam pra levar mulher para o serviço buscar filho na escola ir a motel tomar cerveja em posto de gasolina.

21/04/2012 | 10h38 Denunciar

Diogenes

Mas vem cá, a RBS não tem mais o que fazer? Denunciar que na festa do Chefe de Policia tem viaturas da POLICIA, é de um sensacionalismo sem tamanho...

21/04/2012 | 10h35 Denunciar

Luiz Renato

nada a declarar

21/04/2012 | 10h32 Denunciar

leo

talvez proteger algum bandido que foi convidado na festa... vai sabe

21/04/2012 | 10h31 Denunciar

Anonimo

Mas isso é normal, canso de ver carros estacionados em frente a residências à noite, sempre no mesmo local... o dinheiro público é roubado todos os dias até pelos que deveriam zelá-lo.

21/04/2012 | 10h30 Denunciar

Luiz Renato

nada a declarar

21/04/2012 | 10h30 Denunciar

Julio

Essa forma de uso de viaturas é coisa normal dentro da Polícia Civil. Não se justifica de forma alguma, pois muitas vezes, pessoas deixam de ser socorridas nos plantões das delegacias por falta de viaturas. O que os delegados dizem é "para o serviço externo há a Brigada, o SAMU, etc"

21/04/2012 | 10h29 Denunciar

Luiz Renato

nada a declarar

21/04/2012 | 10h26 Denunciar

J.J. Simonsen

Sugiro à ZH perguntar das festas dentro do DENARC na Av. Franklin Roosevelt com alunos e alunas da Acadepol que rolam com grande nivel de sacanagem.

21/04/2012 | 10h24 Denunciar

LOIRACY JESUS DA ROSA

Não devemos comentar... Eles são autoridades!!! Fazem e disfazem...

21/04/2012 | 09h46 Denunciar

Marcelo Silva

Se a gasolina utilizada não é recurso público a nota oficial está totalmente equivocada. Somos mais uma vez idiotas que pagamos impostos.

21/04/2012 | 06h37 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesRT @zh_inter: Velocidade e versatilidade: as características de Carlos Luque, possível reforço colorado --> http://t.co/WizahhPvFBhá 13 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraIdentificados quatro mortos do acidente com micro-ônibus de Santiago http://t.co/yWUaWe8VUdhá 25 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros