Versão mobile

Obituário

Morre Hilda Zimmermann
Morre Hilda Zimmermann

A ambientalista gaúcha Hilda Zimmermann, 88 anos, morreu na manhã de ontem em Porto Alegre. Ela se recuperava de uma pneumonia.

Natural de Santa Rosa, Hilda foi uma das pioneiras do movimento ambientalista no Estado e fundadora da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). No movimento ecológico, trabalhou ao lado de José Lutzenberger.

- A Hilda era muito engajada. Precocemente se sensibilizou e se aliou ao meu pai. Foi uma grande parceira de luta. Com a morte dela, hoje só restam a Magda Renner e o Augusto Carneiro do grupo que deu origem ao movimento ambientalista do Estado - comenta a filha de Lutzenberger, Lara.

O gosto pela ecologia, ela havia herdado do pai, Gustavo Wrasse, um defensor dos índios. Os indígenas acabaram se tornando objeto de 40 anos de trabalho de Hilda. Ela fundou e foi presidente da Associação Nacional do Índio (Anaí), cuja luta principal foi a devolução e demarcação das terras indígenas. Por isso, os xavantes a chamavam de Mãe Xavante.

Autora de Ações que mudaram a história - A saga de Hilda E. Wrasse Zimmermann e sua agenda socioambiental, Lívia Zimmermann, filha da ambientalista, conta que a mãe estava entusiasmada com o lançamento do livro, que ocorrerá no dia 5 de junho, no Rio de Janeiro, em evento paralelo ao Rio+20.

- Mostrava a ela, pelo computador, como ia ficar. É a história de todo o trabalho e envolvimento dela com os movimentos ecológico e indígena e com crianças de rua - antecipa Lívia.

Em julho de 2004, durante a 20ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre, Hilda recebeu das mãos da Ministra do Meio Ambiente na época, Marina Silva, o troféu Pioneiros da Ecologia.

De acordo com Lívia, Hilda, que ainda gostava de frequentar a Feira Ecológica da Redenção, demonstrava insatisfação com o atual engajamento da população em causas ambientais.

- Ela dizia que hoje ninguém mais se mobiliza e são poucos os que estão agindo, diferente de como era na década de 70, 80. Minha mãe serviu de exemplo para muita gente.

Data de publicação: 04/05/2012Comunicar um amigo | Enviar condolências

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesPela internet, Everton Costa recebe apoio de torcedores e companheiros --> http://t.co/ujz3B0UPGHhá 12 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesPós-jogo ZH: Enderson precisa vencer na Libertadores para manter emprego --> http://t.co/z03hwaOBhthá 17 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros