Versão mobile

Exército27/02/2014 | 07h40

Tropas gaúchas serão comandadas em Santa Maria

Comandos militares serão subordinados a Santa Maria

Enviar para um amigo
Tropas gaúchas serão comandadas em Santa Maria Fernanda Ramos/especial
Exército construirá o seu maior quartel em Santa Maria, com alta tecnologia em simuladores para treinar até 1,5 mil militares. O Centro de Adestramento e Avaliação-Sul será o primeiro de quatro que devem ser implantados no país Foto: Fernanda Ramos / especial

Ao longo de 2014, o comando de todos os militares dos quartéis sediados no Rio Grande do Sul será transferido para Santa Maria. A 3ª Divisão de Exército (3ª DE), também conhecida como Divisão Encouraçada, por causa da forte presença de blindados, comandará as tropas e brigadas gaúchas, inclusive as que, por enquanto, são subordinadas à 6ª DE, em Porto Alegre.

A novidade foi anunciada pelo comandante da 3ª DE, general Geraldo Miotto, em evento realizado na manhã de quarta-feira, no Centro de Instrução de Santa Maria (Cism).

Até o meio do ano, as unidades de Bagé, como a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, passarão a se subordinar à 3ª DE. Após a Copa do Mundo, os militares sediados nas unidades que ficam em Pelotas ou que se subordinam a elas, como a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, começarão a se reportar a Santa Maria.

A informação foi divulgada durante um café da manhã promovido pelo Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (NuCAA).

– Os comandos estão sendo reorganizados, e o comando de todas as tropas do Estado voltará a ser em Santa Maria, depois de mais de 100 anos. Um dos motivos é porque a cidade abrigará o primeiro dos quatro centros de treinamento com simuladores do país – afirma o general Miotto, comandante da 3ª DE.

Em 2014, deve ser finalizado projeto do CAA-Sul

Durante o evento, também foi divulgado o projeto de implantação do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (CAA-Sul), que será efetivado a partir deste ano, na cidade. O novo quartel será o maior da região, com um efetivo de 800 a mil militares, além da capacidade para receber 1,5 mil para treinamentos, a partir de 2025.

Mas já em 2018, quando a primeira de três fases ficar pronta, os militares de todo o país começarão a treinar usando simuladores.

– O nosso cronograma reservou o ano de 2013 para elaborar a estratégia do centro, alinhando com os objetivos do comando e estabelecendo o conceito da estrutura. Agora, em 2014, a meta é terminar o desenho do complexo, definindo o que vai ter em cada prédio. Em 2015 a construção terá início – afirma o responsável pelo projeto, coronel Carrião.

Outra intenção do café da manhã, que reuniu autoridades e empresários locais, foi inaugurar a restauração do casarão centenário existente no Cism. A casa já existia na propriedade rural que deu origem ao Cism, e foi restaurada para sediar o Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (NuCAA).

DIÁRIO DE SANTA MARIA

Notícias Relacionadas

Exército 25/02/2014 | 20h44

Santa Maria terá centro de treinamento simulado de militares com tecnologia inédita na América do Sul

Investimento de R$ 500 milhões será anunciado na manhã desta quarta-feira em evento no Cism

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesTécnico do San Lorenzo prevê que Grêmio ira jogar para se defender http://t.co/FU8nta1MyYhá 7 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraFilosofia dos g0ys divide opiniões entre ativistas do movimento LGBT http://t.co/CfyNtQpJo8há 21 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros