Versão mobile

Educação21/02/2014 | 14h34

Que tal fazer um curso técnico?

Formação técnica pode ser uma boa entrada no mercado de trabalho e ainda ajuda na hora da escolha pela profissão

Enviar para um amigo
Que tal fazer um curso técnico? Shutterstock/Shutterstock
O curso técnico em criação e coordenação de moda é oferecido no Senac Foto: Shutterstock / Shutterstock

As semelhanças com a cantora Wanderléa param no nome, escolhido justamente pela paixão da mãe pela Jovem Guarda. O sonho de Vanderléia Bartz, 31 anos, nunca foi viver de música. Sem a ajuda de Roberto e Erasmo, aos 20 ela trabalhava como empregada doméstica e fazia curso para ser cabeleireira.

Onze anos depois, a porto-alegrense tem novos planos e se prepara para, em 2016, abrir sua própria clínica de estética.

 - A clínica abre em dois anos. É só o tempo de eu concluir meus últimos cursos - diz Vanderléia, hoje técnica em administração e estudante do curso Técnico em Marketing no Senac (a distância). Ela aponta a agilidade dos cursos técnicos, com duração média de dois anos, como uma vantagem em relação à graduação universitária.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação mostra o crescimento na demanda por mão de obra técnica qualificada. Segundo o MEC, aproximadamente 70% dos técnicos são contratados para atuar em sua área em menos de um ano após a conclusão de curso.

Só neste ano, mais de 5,5 milhões de novos técnicos devem ser formados para suprir as necessidades apenas do setor industrial. Maravilha, né?

- O curso técnico prepara para o trabalho. Enquanto o foco da graduação é a academia, o do técnico é subsidiar o mercado com profissionais - diz Giancarlo Giacomelli, coordenador do Curso Técnico em Marketing EAD, do Senac-RS, que forma de 30 a 50 novos técnicos em marketing por ano.

Para a sorte de Vanderléia, a área de Marketing é uma das mais promissoras para os próximos anos, segundo um estudo realizado pela consultoria Michael Page em cinco países.
Entre as profissões do futuro, sete estão relacionadas ao tema das aulas do professor Giacomeli: Gerente de Marketing Online, Gerente de Treinamento do Varejo, Gerente de Identidade Visual, Gerente de Comunidade, Gestor de Reestruturação, Gerente de Projetos e Gerente de Relações Governamentais. Legal ficar de olho nessas profissões!

Com idade média de 24 anos, mais de 8 mil alunos se formam todos os anos nos cursos técnicos presenciais do Senac-RS. Para os cursos a distância, como o escolhido por Vanderléia, 1500 são formados anualmente pela instituição. E aí, se interessou? Você pode ler mais sobre cada um dos 19 cursos presenciais e oito à distância oferecidos no site da instituição. 

Dúvidas frequentes:

Qual a carga horária média de um curso técnico?

Sem contar o estágio profissional supervisionado, um curso técnico de nível médio tem duração mínima de 800 horas. 

Quem já fez um curso técnico pode se especializar?

Sim. É possível  se especializar em alguma subárea, por exemplo: um técnico em enfermagem pode se especializar em enfermagem do trabalho.

 Precisa ter ensino médio completo para fazer se inscrever em um curso?

Depende de em qual instituição de ensino e qual curso você pretende fazer. No Senac-RS, por exemplo, a maioria dos cursos são destinados a quem completou ou está cursando o último ano do ensino médio.

 Fonte: Pronatec e Senac-RS

Notícias Relacionadas

31/10/2013 | 15h18

EU QUERO FAZER FACULDADE DE DESIGN DE MODA

As inscrições para alguns dos vestibulares de moda no estado estão abertas. Conheça um pouco dos caminhos que você pode seguir

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @EPTC_POA: 12h42 - Direto das câmeras: Trânsito lento nas principais vias na área central e no acesso pelo Túnel da Conceição. http://t.…há 25 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraJader Marques, que defende sócio da boate Kiss, será o advogado do pai de Bernardo http://t.co/fEOTzZtrRh http://t.co/1PdTpyZ0Ethá 37 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros