Versão mobile

Artes plásticas20/02/2014 | 11h30

Mostra "Córdoba - Florianópolis" reúne obras em gravura de 17 artistas brasileiros e argentinos na Capital

Exposição na Fundação Cultural Badesc segue aberta até 23 de março

Enviar para um amigo
Mostra "Córdoba - Florianópolis" reúne obras em gravura de 17 artistas brasileiros e argentinos na Capital Isabela Sielski/Divulgação
Obra Fotografia & Gravura, da artista Isabela Sielski Foto: Isabela Sielski / Divulgação

Em 1993, o então prefeito de Florianópolis Sérgio Grando assinou um decreto em que declarava a Capital e Córdoba, na Argentina, cidades irmãs. O conceito, hermanamiento de ciudades, em espanhol, é uma prática usual entre municípios de diferentes países para fomentar o intercâmbio cultural e de conhecimento.

No final de 2013, em celebração aos 20 anos do projeto, 10 artistas daqui participaram de uma residência artística no país vizinho. O resultado será apresentado a partir de hoje na Fundação Cultural Badesc, em mostra que reúne obras em gravura de 17 artistas.

A exposição apresenta trabalhos em xilogravura, gravura em metal, fotografia, serigrafia, monotipia, e fotogravura, além de instalação, objeto e livro de artista de cordobeses e florianopolitanos. Também será exibido um vídeo documental de Diego de Los Campos sobre a vivência artística em Córdoba.

- São todas as expressões entendidas da gravura, tanto linguagens contemporâneas quanto as mais tradicionais - afirma o artista Ivan de Sá, que fez a curadoria das obras dos participantes de Florianópolis.

A residência artística foi realizada no final do ano passado, na Escola Superior de Belas Artes de Córdoba. Os artistas de Florianópolis ficaram 12 dias na Argentina.

- Aprendemos muito, mas também ensinamos. Há muitos maneirismos e técnicas pessoais de cada artista - diz.

Sobre pontos em comum e de divergência na produção artística das duas cidades, Ivan de Sá afirma que a arte fala uma linguagem universal e que o artista, como arauto ou porta-voz das pessoas, faz parte de um mundo global:

- Mas eles (os argentinos) têm muita denúncia política por lá, é um tema de muita expressão.

Participam da mostra os artistas Ricardo Castiglia, Ricardo Geri, Oscar Gubiani, Flavia Colombo, Hugo Bastos, Gerardo Torres, Marcos Acosta (todos de Córdoba), e Antônio Silva, Cleidi Albuquerque, Diego de los Campos, Isabela Sielski, Ivan de Sá, Julia Iguti, Lú Pires, Flávia Fernandes, Lena Peixer, e Sandra Fávero (todos de Florianópolis).

:: Agende-se

O quê: Exposição Córdoba - Florianópolis
Quando: hoje, 19h (abertura). Visitação até 23/3, segunda a sexta, das 12h às 19h Onde: Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

Informações: (48) 3224-8846

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @mateusferraz Av. Mauá segue em meia-pista na altura da est. Mercado para obras do DEP. @RdGaucha #GauchaTransito http://t.co/2EHNG993shhá 8 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraPreste atenção: por obras DEP, Av. Mauá terá meia pista bloqueada em frente à estação Mercado, no centro.há 10 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros