Versão mobile

Indústria de defesa27/02/2014 | 11h24

Fábrica polonesa de jipes está em Santa Maria para negociar instalação na cidade

Empresa fabrica veículos militares e utilitários leves, como vans, de uso civil. Representantes estão reunidos com o prefeito Cezar Schirmer

Enviar para um amigo

A fábrica de jipes e utilitários de uso civil e militar Honker, da Polônia, está interessada em se instalar em Santa Maria. É a segunda vez que os executivos, que fazem parte do conselho de administração da Honker, além de intermediadores nacionais vêm à cidade.

Os representantes da Honker chegaram nesta manhã a Santa Maria, depois de visitar, durante esta semana, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o santa-mariense José Mariano Beltrami, a embaixada da Polônia no Brasil, em Brasília, e bancos de financiamento como o Badesul e o BRDE, em Porto Alegre.

A empresa estaria interessada em, primeiramente, começar a montar jipes militares na cidade. Futuramente, há a possibilidade de trazer para cá etapas anteriores, como a fabricação de chassis. Se isso ocorrer, o potencial é que se gerem entre mil e 2 mil empregos na Honker do Brasil.

Um dos fatores que deve acelerar a decisão do investimento da empresa no país é um edital de licitação que deve ser aberto pelo Exército até o meio do ano, para a compra de jipes e outros tipos de viaturas. Pela lei que rege as compras do Ministério da Defesa, toda empresa que passar a fornecer suprimentos e equipamentos para as Forças Armadas deve investir em território nacional.

Por isso a Honker já estaria antecipando a instalação de uma sede na cidade. Em Santa Maria, pelo menos no começo, seriam montados apenas os jipes de uso militar. A empresa fabrica veículos leves, de até quatro toneladas, mas não faz carros de passeio, apenas utilitários.

Na manhã desta quinta-feira, os empresários estão reunidos com o prefeito Cezar Schirmer.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • noataque

    noataque

    Diogo OlivierRT @ChampionsLeague: CONFIRMED @realmadrid TEAM NEWS: Casillas, Pepe, Ramos, Fábio Coentrão, Carvajal, Xabi Alonso, Modrić, Di María, Isco,…há 19 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesEquador terá sala de jogos em Viamão - Confira as exigências das seleções durante a Copa - http://t.co/CYdYUccTjKhá 33 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros