Versão mobile

Copa do Mundo17/12/2013 | 10h02

Segurança é tema de reunião no Costão do Santinho, em Florianópolis

PM e COL se encontram para inspeção em local que vai sediar congresso técnico da Fifa

Enviar para um amigo
Segurança é tema de reunião no Costão do Santinho, em Florianópolis Charles Guerra/Agencia RBS
Costão do Santinho vai sediar Congresso Técnico da Fifa em fevereiro Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
Cristiano Rigo Dalcin

cristiano.dalcin@diario.com.br

Representantes da Polícia Militar e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 estarão hoje no Resort Costão do Santinho para inspecionar a sede do Fifa Team Workshop, o congresso técnico do Mundial.

A vistoria foi a principal providência adotada após a reunião promovida pelo secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues, com a cúpula da segurança pública de Santa Catarina realizada ontem à tarde, na sede do comando da PM. O encontro teve como objetivo iniciar o planejamento das ações de segurança do Fifa Team Workshop.

O evento será realizado em Florianópolis entre os dias 18 e 20 de fevereiro, no norte da Ilha, e é o segundo em importância na preparação da Copa do Mundo, atrás apenas do recente sorteio realizado na Costa do Sauipe, na Bahia.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, os técnicos e representantes das 32 seleções classificadas para o Mundial e equipes de segurança estarão entre os participantes do congresso, que discutirá marketing, instalações e outros detalhes a quatro meses do início da Copa do Mundo.

Forças policiais do Estado terão participação efetiva

No encontro de ontem à tarde, após as apresentações feitas pela secretário de Segurança Pública, César Grubba, e pelo comandante-geral da Polícia Militar, Nazareno Marcineiro, o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos falou sobre as ações preparatórias para o Mundial.

De acordo com o coronel Nazareno Marcineiro, a reunião foi produtiva:

— O que ficou acordado é que o planejamento será feito com a nossa participação e observando as características locais, a nossa realidade. Para isso, vamos assinar uma portaria para formação de um grupo de trabalho com integrantes da PM, COL, Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública — afirmou.

No planejamento serão elaborados dois protocolos. O primeiro irá prever todas as ações de segurança necessárias para realização do evento.

O segundo, de contingência, prevê situações que "fujam da normalidade", como foi o caso das manifestações que ocorreram durante a realização da Copa das Confederações no mês de junho.

A cúpula da segurança pública ainda gere recursos para investimento local, que deverão sair do Centro Integrado de Controle instalado em Porto Alegre, uma das 12 cidades-sede do Mundial.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesBlog Território Latino: Grêmio x San Lorenzo, a Libertadores no Vaticano --> http://t.co/AcDgEirqixhá 3 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesNo Mundo das Lutas: presidente do UFC espera Anderson Silva no UFC 182 --> http://t.co/gE8hO5WNgVhá 5 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros