Versão mobile

Caras feias do futebol14/12/2013 | 13h01

Saiba quem são os torcedores envolvidos na briga na Arena Joinville

A maioria dos identificados têm passagem pela polícia

Enviar para um amigo
Saiba quem são os torcedores envolvidos na briga na Arena Joinville CARLOS MORAES/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: CARLOS MORAES/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO

Homicídio, tentativa de homicídio, associação criminosa, lesão corporal e incitação à violência em ambiente esportivo são alguns dos crimes supostamente cometidos no passado pelos torcedores de Atlético-PR e Vasco que estão na lista de 40 pessoas identificadas pela Polícia Civil durante briga na Arena Joinville no dia 8.

A torcida organizada Os Fanáticos, do Atlético Paranaense, e as organizadas Força Jovem, Ira Jovem e Pequenos Vascaínos, do Vasco, são suspeitas de participação na pancadaria que quase acabou em morte há uma semana — o último ferido deixou o hospital na tarde de sexta-feira. Entre os que estavam no estádio há inclusive torcedor com processo em trânsito, caso de Leonardo Rodrigues Borges, o Baiano, que responde inquérito por homicídio de um torcedor do Paraná Clube. O júri ainda não foi marcado. Ele é integrante da Os Fanáticos, torcida cujo lema é "Atlético até a morte", de acordo com o site oficial.

A polícia trabalha com a hipótese de ao menos 100 torcedores envolvidos no confronto. A informação é do delegado responsável pelo inquérito e titular da Delegacia Regional de Joinville, Dirceu Silveira Junior.

— Vamos tentar chegar em todos os nomes para descobrir quem participou dos atos criminosos e quem apenas estava fugindo da violência — disse.

No caso estão quatro delegados, três policiais do núcleo de inteligência e 12 agentes em trabalho de campo no inquérito que deverá terminar antes do prazo legal previsto: 10 de janeiro. Policiais civis do Paraná e do Rio de Janeiro estão no apoio.

Investigação cruza dados de torcedores

A investigação está em fase de análise de dados compartilhados pelas polícias dos Estados. Estão sendo verificadas imagens de TV e fotos captadas no jogo, informações apuradas pela polícia local e as mais de 200 denúncias anônimas recebidas até a tarde de sexta-feira no e-mail criado para a investigação (denunciajogojoinville@pc.sc.gov.br). Silveira Junior e o promotor criminal de Joinville, Ricardo Paladino, se reuniram na sexta para trocar informações.

— Estamos nesta parte crucial de identificação e qualificação dos suspeitos, cruzando dados para colocá-los no cenário da briga e então verificar a participação e o tipo penal para cada suspeito — falou.

A prisão de Arthur Barcelos de Lima Ferreira, 26 anos, Jonathan Fernandes dos Santos, 30 anos, e Leone Mendes da Silva, 23 anos, foi convertida em preventiva no dia 9. Os torcedores do Vasco foram autuados por tentativa de homicídio, associação ao crime, danos ao patrimônio e incitação à violência em ambiente esportivo previsto no Estatuto do Torcedor. Um dos três deverá se indiciado também por furto.

O bastão de madeira usado por Leone para espancar o torcedor do Atlético-PR foi encaminhado para a perícia. Oito testemunhas já foram ouvidas. O delegado informou que os suspeitos deverão ser ouvidos pessoalmente, caso as residências estejam concentradas em até duas cidades, como Rio de Janeiro e Curitiba. Se forem muitas, a opção será carta precatória.

Fábio Almeida, um responsáveis pelo quadro de sócios da Os Fanáticos, informou que os torcedores identificados serão submetidos a um comitê de ética para avaliar se continuam na torcida..

Perguntado do porquê de a população colaborar com denúncias anônimas, já que não é comum essa participação popular na solução de crimes, Silveira Junior disse que o episódio revoltou muita gente.

— Na rua, sinto um sentimento de que o povo de Joinville ficou chocado com a exposição negativa que teve a cidade — finalizou o delegado.

Notícias Relacionadas

Sem punição 13/12/2013 | 17h21

STJD absolve Arena de interdição e pune Atlético-PR e Vasco

Time do Paraná perde 12 mandos de campo, metade com os portões fechados e pagará multa de R$ 120 mil. Equipe carioca perde 8 mandos, 4 com portões fechados, e multa de 80 mil

Barbárie no domingo 13/12/2013 | 16h17

Justiça comum não aceita pedido de interdição da Arena Joinville

Como foi apresentada antes do jogo, a ação não teve nenhuma ligação com o episódio do jogo entre Atlético-PR e Vasco

Barbárie no domingo 13/12/2013 | 14h43

AO VIVO: acompanhe o julgamento da briga entre torcedores na Arena Joinville

Procurador Paulo Schmidt incluiu o estádio na pauta, que pode tirar mandos de campo de Vasco e Atlético-PR

Investigação 12/12/2013 | 17h16

Sobe para 40 o número de identificados na pancadaria da Arena Joinville

E-mail criado pela polícia já recebeu mais de 100 denúncias

Briga na Arena 08/12/2013 | 21h30

Três torcedores do Vasco são encaminhados ao presídio de Joinville

Eles foram detidos na noite deste domingo. Um deles estava escondido em banheiro de ônibus que partia da cidade

Briga das torcidas 08/12/2013 | 20h39

Comando da PM analisa documentos enviados pelo Ministério Público após briga de torcedores na Arena Joinville

Instituições não se entendem sobre ausência da PM no estádio

Violência 08/12/2013 | 20h21

Briga generalizada na Arena Joinville repercute em jornais internacionais

Cenas do confronto entre torcedores do Vasco e Atlético PR são destaque em sites do Brasil e do mundo. Internautas usaram as redes sociais para manifestar indignação

Campeonato Brasileiro 08/12/2013 | 20h20

Atlético-PR garante vaga na Libertadores e Vasco amarga rebaixamento

Partida marcada por briga termina em 5 a 1 para o time paranaense

Confusão na Arena 08/12/2013 | 19h39

Ministério Público nega que tenha determinado ausência da PM na Arena Joinville

Ação da Promotoria da Defesa do Consumidor enumera problemas de falta de segurança

Violência 08/12/2013 | 17h36

Confusão na Arena Joinville acaba com quatro feridos

Assessoria do hospital diz que nenhum dos feridos corre risco de morrer. Um deles já foi liberado

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraPassageiro é preso após suspeita de sequestro a voo da Virgin Australia: http://t.co/oI715MdXyPhá 29 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraFOTOS: carros ficam destruídos em dois acidentes na zona norte de Porto Alegre: http://t.co/4pnbBA8WMjhá 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros