Versão mobile

Em terras gaúchas23/08/2013 | 15h30Atualizada em 23/08/2013 | 19h58

Primeiros profissionais vindos do Exterior para atender pelo Programa Mais Médicos chegam a Porto Alegre

Representantes do Ministério da Saúde vieram à capital gaúcha para receber os profissionais

Enviar para um amigo
Primeiros profissionais vindos do Exterior para atender pelo Programa Mais Médicos chegam a Porto Alegre Lauro Alves/Agencia RBS
O argentino Leandro Anibal Cesano e a brasileira Letícia Anibal Vancin foram recepcionados por representantes do Ministério da Saúde Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Diante dos holofotes da imprensa gaúcha e sob cuidado atencioso dos representantes do Ministério da Saúde, os dois primeiros profissionais formados no Exterior, que participarão do Programa Mais Médicos, desembarcaram no aeroporto Salgado Filho.

Ao cruzar o portão às 15h44min desta sexta-feira, o argentino Leandro Aníbal Cesano e a brasileira Leticia Giovana Vancin deram início a concretização do projeto que é aposta do governo federal para aliviar o caos na saúde pública.

Eles fazem parte da primeira turma de médicos formados no Exterior, com diferentes nacionalidades, que farão o módulo de acolhimento e avaliação antes de começarem a atuar nas Unidades Básicas de Saúde de 38 municípios gaúchos, em 16 de setembro. Durante as próximas três semanas, espera-se que 40 profissionais compareçam ao curso na Escola de Saúde Pública do RS.

Serão 120 horas de aulas expositivas, visitas técnicas aos serviços de saúde e oficinas e simulações de consultas e de casos complexos. Aulas de língua portuguesa e avaliações para testar os conhecimentos linguísticos e de comunicação também serão feitas.

Neste teste, o argentino Leandro Aníbal Cesano, 31 anos, deve passar com facilidade. Ele diz compreender perfeitamente a língua e arranhou um "portunhol" na entrevista à imprensa. O conhecimento tem uma explicação: namora uma gaúcha. Escolheu trabalhar em Parobé, no Vale do Paranhana, para ficar perto da casa da namorada e dos sogros. A relação amorosa foi o que motivou a opção de Cesano pelo Rio Grande do Sul. Formado há cinco anos pela Universidade Nacional de Rosário, o argentino diz ter experiência em atendimento, com práticas em plantões de UTIs e ambulâncias.

— (A escolha) vai muito além do meu projeto pessoal, da minha namorada e da família dela, é um projeto de vida para os próximos três ou seis anos — relata Cesano.

Em vídeo, veja a chegada de Leandro e Letícia, que foram recepcionados pelo diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Felipe Proenço: 

Nesta sexta-feira, deveriam chegar mais oito médicos no aeroporto. No mesmo voo de Leandro e Leticia, vindo de Buenos Aires, estava prevista a vinda de mais dois médicos, uma argentina e um brasileiro. No entanto, ela não embarcou e ele já estava no Rio Grande do Sul.

Por causa de possíveis desistências ou desencontros, o número de 40 médicos poderá diminuir até o começo do curso. Pelos dados do governo federal, dos 40, 28 devem chegar ao Estado por avião, os demais farão como o brasileiro Samir Jamal Spir Musa Elias, que trabalhará em Gravataí e teria chegado ao Estado por conta própria. Reservada, a médica brasileira Leticia Vancin, posou para fotos, mas não quis falar com a imprensa. Natural de Concórdia (SC), ela é casada com um argentino e formada no país do marido.

Leticia deixou o aeroporto acompanhada de militares. Se deslocava para o local disponibilizado aos médicos do curso, um Hotel de Passagem do Exército, no centro de Porto Alegre. Durante as três semanas de curso, deslocamento, hospedagem e alimentação serão arcados pelo governo federal.

Leia mais:
> Mais da metade dos médicos inscritos no Estado quer ficar onde mora

O perfil do Mais Médicos no RS


Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesRT @zh_inter: É AGORA! Siga ao vivo Inter x Vitória, a estreia colorada no Brasileirão http://t.co/yDeYhF1AX8há 9 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesRT @zh_inter: Movimentação ao vivo - > Beira-Rio deve receber 30 mil torcedores em Inter x Vitória http://t.co/ztWIiivndWhá 38 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros