Versão mobile

Na estreia do Batman20/07/2012 | 06h13Atualizada em 31/08/2012 | 20h30

Tiroteio em cinema dos Estados Unidos deixa 12 mortos e 50 feridos

Um homem armado utilizando máscara de gás e colete à prova de balas abriu fogo em uma sessão de estreia de "Batman"

Enviar para um amigo
Tiroteio em cinema dos Estados Unidos deixa 12 mortos e 50 feridos Thomas Cooper/Getty Images/AFP
Foto: Thomas Cooper / Getty Images/AFP

Doze pessoas morreram e 50 ficaram feridas nesta sexta-feira quando um homem armado, utilizando máscara de gás e coletes à prova de balas, abriu fogo em uma sessão de estreia de "Batman", na cidade americana de Aurora, região metropolitana de Denver, Colorado. Inicialmente, a polícia divulgou que haveria 14 mortos, mas a informação atual é de que são 12 vítimas.

Um homem, próximo dos 20 anos, portando três armas, foi preso suspeito de ser o autor dos disparos, realizados contra uma sala lotada, que assistia à primeira sessão de "O cavaleiro das trevas ressurge", a meia-noite, último filme da trilogia do Batman e que era esperado ansiosamente por milhares de fãs.

O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa.

— Nós continuamos a assistir o filme por um momento — disse à ABC uma testemunha, identificada apenas como Jack.

Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico". As pessoas começaram a correr em direção a saída do cinema enquanto os policiais chegavam ao local e gritavam "abaixem-se", segundo uma outra testemunha, Banjamin Fernandez, de 30 anos, citado pelo Denver Post.

Segundo Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, 10 pessoas morreram na sala de exibição e quatro, no hospital. Outras 50 teriam sofrido ferimentos leves e foram atendidas pelos hospitais próximos ao local da tragédia.



O chefe de polícia de Aurora, Daniel Oates, informou que um suspeito já estava sob custódia

Segundo Oates, testemunhas indicaram que o atirador lançou o que poderia ser uma bomba de gás lacrimogêneo ou de fumaça.

— Eles escutaram um assobio, depois uma espécie de gás surgiu e o atirador abriu fogo — explicou.

O atirador utilizava um colete à prova de balas e estava munido com um rifle e duas pistolas.

Segundo a KDVR (rede de TV local), o tiroteio teria sido realizado em diferentes salas de cinema por dois homens armados. Mas Oates negou a afirmação e disse não "haver provas" da presença de uma segunda pessoa. Segundo policiais, o suspeito foi preso em um estacionamento atrás do cinema e não ofereceu resistência. O homem já estava sob custódia. O policial indicou que as buscas começaram na casa do suspeito, que disse possuir explosivos em seu apartamento. O prédio foi evacuado.

Mais de 150 policiais atenderam à ocorrência, e contaram com o auxílio do FBI.

Relato

Hayden Miller, que estava no cinema, mas em outra sala, durante o ataque, disse que primeiro pensou se tratar de um filme mais barulhento do que o que via:

— Eram como pequenas explosões e pouco depois escutei gritos das pessoas — relatou Miller.

As vítimas

A polícia não forneceu informações sobre as vítimas, mas o filme (recomendado para maiores de 13 anos nos EUA) atraiu um público majoritariamente adolescente e jovem.

O local

Aurora é um subúrbio de Denver perto do local do tiroteio de 1999 na escola de Columbine, onde 13 pessoas foram mortas a tiros e outras 24 ficaram feridas.

O filme

Muitos cinemas do país organizaram sessões especiais à meia-noite desta sexta-feira para a estreia do filme, que deve arrecadar milhões de dólares em receitas.

A emissora KDVR, afiliada local da rede de televisão Fox, transmitiu na quinta-feira uma reportagem sobre os milhares de fãs, muitas vezes fantasiados de personagens da famosa história em quadrinhos, se preparando para assistir às primeiras sessões.

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraCaso Bernardo: família vai pedir desarquivamento de caso da morte da mãe do menino http://t.co/o00QyverfAhá 2 horas Retweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesGrêmio em desvantagem na Copa do Brasil Sub-17 http://t.co/U9mEUPBw3V #Pratas da Duplahá 3 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros