Versão mobile

O PESO DA BUROCRACIA29/05/2012 | 10h18

Detran atrasa entrega do licenciamento, e quem pode ser multado é o motorista

Órgão recomenda confecção de documento provisório para evitar multa e apreensão do veículo

Enviar para um amigo
Cerca de 70 mil motoristas que já quitaram o IPVA de 2012 estão recebendo com atraso o documento necessário para circular com o veículo. E podem ser multados pela falta da documentação, caso sejam parados em alguma blitz de fiscalização.

O Detran atribiu o problema à Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag), que teria recebido um número de pedidos acima do esperado, mas garantiu que todos os documentos serão entregues ainda nesta semana.

Nos casos em que o licenciamento não chegar a tempo, a orientação é que o dono do carro vá a um Centro de Registro de Veículos Automotores e solicite um documento provisório. Ele é emitido na hora, tem validade de 15 dias. Mas a cópia custa R$ 6, cerca de 15% do valor da taxa de licenciamento, de R$ 40,95.

Circular com o licenciamento vencido, no entanto, pode custar bem mais caro. A infração é classificada como gravíssima, e está sujeita à multa de R$ 191,53, sete pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo a depósito.

Comentar esta matéria Comentários (16)

rozelaine

POis bem saio de casa as 6:30 da manha volto as 19:00, após um dia sofrido enfrento transito infernal e ainda tenho que me deslocar até o Detran, ele fica aberto até que horas? só posso chegar lá as 20h, pois trabalho na regiao metropolina.

29/05/2012 | 20h05 Denunciar

jorge newton saraiva gonçalves

Como sempre a corda vai rebentar no lado mais fraco. A incompetência não tem limites e, com certeza aí também tem negligência de quem ocupa cargos responsáveis pela emissão dos certificados.Infelizmente os políticos que deviam zelar pelo bom andamento dos órgãos não estão nem aí!

29/05/2012 | 19h13 Denunciar

valter sandro

TINHA QÚE SER MESMO O DETRAN, BASTA AS TAXAS SER ALTA OS VALORES,PARA QUAL QUER FINALIDADE,PARA O CARRO,OU DOCUMENTOS,TEM MESMO QUE BOTAR NA JUSTIÇA E PEGAR UM DINHEIRO DO DETRAN.

29/05/2012 | 17h56 Denunciar

Francisco

Alô imprensa do RGS: O Estado investe milhões em Tecnologia da Informação no DETRANRS, mas não sabe USAR; Um fiscal com um notebook acessa o sistema e certifica que o carro está LICENCIADO pela PLACA; Ou o ESTADO não confia nos agentes?? OU no próprio SISTEMA DETRAN/PROCERGS??? PENSEM NISSO!!

29/05/2012 | 16h00 Denunciar

Roberto Marchesin

A bagunça é pior do que eu imaginava. Quando verifiquei junto ao site do DETRAN sobre o envio do documento pelo correio, não havia informação alguma. Agora no inicio da tarde, recebi o documento pelo correio. Sera que é dificil prestarem uma informação correta a nós, simples pagadores de impostos???

29/05/2012 | 15h33 Denunciar

aguida

essa é a diferença de país desenvolvido para subdesenvolvido: achacar e sempre dificultar a vida dos que são honestos. Se facilitarem a vida de quem paga as taxas como os órgãos públicos irão sobreviver? ... sobreviver ... No final das contas esses órgãos não produzem nada apenas geram custos

29/05/2012 | 15h14 Denunciar

Eliandro silva de fraga

Processar o estado e fazê-lo arcar com o prejuízo. É uma vergonha fatos como estes. detran RS tem que ser investigado á fundo

29/05/2012 | 15h12 Denunciar

Milton Jardim

Porquê tantos admiram-se da falta de competência do estado para administrar suas empresas? Não bastasse ser um antro de corrupção, quem tem veículo ainda pode ser multado pela falha dos petralhas! É de correr para o aeroporto!!!

29/05/2012 | 15h08 Denunciar

Guria

É que o DETRAN foi criado ontem, entendem, não deu tempo do governo conhecer seu objeto de trabalho, então não deu pra planejar...vergonha!

29/05/2012 | 14h52 Denunciar

Francisco

Uma vergonha! Ano de 2011 fui multado estando com o IPVA pago, porém sem o DOC de rodar, por incompetência do Estado; sim, o DETRANRS passou a ser PÚBLICO.Basta os FISCAIS OU BRIGADIANOS saberem LER um documento pago ou APENAS CONSULTAR o site do DETRAN E CERTIFICAR A PLACA, LIBERANDO O CARRO;

29/05/2012 | 13h37 Denunciar

Roberto Marchesin

Cada vez fico mais desiludido com nosso Estado e País. Será que os orgaos "ditos" competentes DETRAN e CORAG não sabiam a quantidade de documentos a ser emitidos? O que é mais estarrecedor é que mais uma vez, nós, contribuintes é que pagaremos a conta por um sistema ineficiente.

29/05/2012 | 13h33 Denunciar

Alexandre

Impressionante este país!! O Estado é um grande irresponsável.

29/05/2012 | 13h26 Denunciar

Henrique JR

Querem é ganhar 6pila da licensa,isso sim,não sei qual detran é pior se o daqui ou o de sao paulo.

29/05/2012 | 13h12 Denunciar

Luciano

Mais uma vez, como sempre e nunca vai terminar... é o povo pagando pela incompetência do Estado. O funcionário público paga para entrar (taxa dos concursos) e depois faz greve. Os fornecedores do Estado fazem qualquer coisa para ganhar licitação, e depois prestam um serviço de merda.

29/05/2012 | 12h40 Denunciar

Alexandre

Esse é mais um exemplo dos péssimos serviços (além de caríssimos) prestados pelo estado. Corag??? Nem sabemos ainda a razão de o estado ter uma gráfica estatal? Cabide de empregos?

29/05/2012 | 12h40 Denunciar

Edson

ABUSO E DESRESPEITO PELO CONTRIBUINTE, QUE TEM QUE ARCAR COM O ÔNUS DO ATRASO DE RESPONSABILIDADE DO DETRAN. SEM O DOCUMENTO E SEM CULPA DE NÃO PORTÁ-LO, AINDA DEVE SE DIRIGIR AO DETRAN E PAGAR TAXA POR DOCUMENTO PROVISÓRIO DE 15 DIAS, SOB O RISCO DE SER MULTADO. É UM MODALIDADE DE "BATER CARTEIRA"