Versão mobile

Violência09/02/2012 | 12h28

Polícia investiga caso de homofobia e agressão durante roubo na Capital

Após xingamentos, jovem de 20 anos foi espancado e teve pertences roubados na João Pessoa

Enviar para um amigo
Polícia investiga caso de homofobia e agressão durante roubo na Capital Daniela Bittencourt/Leitor-repórter
Jovem agredido recebeu atendimento médico e foi para casa de amigos em Novo Hamburgo Foto: Daniela Bittencourt / Leitor-repórter

Com quatro dentes quebrados, um universitário de 20 anos agredido a socos e pontapés por dois homens se recupera de um ataque do qual foi vítima na noite de domingo no centro da Capital.

Estudante de Relações Internacionais na Universidade Potiguar, em Natal (RN), o gaúcho Willian dos Santos foi atacado quando se aproximava da parada de ônibus em frente à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Avenida João Pessoa.

Registrado na Polícia Civil como roubo com lesões e homofobia, o caso foi parar no Facebook. No final da manhã desta quinta-feira já haviam sido registrados 16.419 compartilhamentos de uma foto do rosto da vítima logo após a agressão. Sobre o ataque, Santos disse que durou entre cinco e 10 minutos. Primeiro foram os xingamentos. Depois, as agressões físicas:

— Me chamaram de "viado". Um deles me segurou e outro me deu socos. Quando eu caí, eles chutaram meu rosto.

Com a violência, Santos desmaiou. A dupla levou os tênis e a bolsa do universitário. Deixaram o celular, usado por ele minutos depois para pedir ajuda a um amigo que o acompanhara minutos antes ao cinema na Cidade Baixa. Santos foi levado ao Hospital Pronto-Socorro, onde foi atendido.

— Estava sangrando muito — lembra ele.

A vítima foi assistida no dia seguinte por Alexandre Boer, coordenador de jornalismo da ONG Somos. A entidade acompanhou a vítima que registrou ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA) na terça-feira. O caso deve ser investigado pela 1ª Delegacia da Polícia Civil (Centro).

— Se pensa que é só em São Paulo, na Avenida Paulista, que essas agressões ocorrem. Está ocorrendo aqui e em outros lugares. A cada dia, mais e mais casos brotam por todo o país. Quantos gays, travestis e lésbicas precisarão ter seus rostos desfigurados ou suas vidas ceifadas para que o Congresso Nacional aprove uma lei que torne a homofobia um crime, assim como o racismo?

Ainda com os rosto inchado devido às agressões, Santos está agora na casa de amigos em Novo Hamburgo. Ele deve voltar ao Nordeste no domingo.

— Não posso parar minha vida — desabafou.

Leia a entrevista com a vítima:

Zero Hora — Como ocorreram as agressões?

Willians dos Santos — Eu tinha acabado de descer do carro do meu amigo, com quem fui ao cinema, na frente da Faculdade de Direito. Quando eu seguia para a parada me atacaram. Um me imobilizou. Então, o outro começou me agredir.

Zero Hora — Houve agressões verbais homofóbicas?

Santos — Sim. Me chamavam de "viado". Primeiro foram agressões verbais, depois físicas. Quando caí, chutaram meu rosto.

Zero Hora — Na fuga levaram algo?

Santos — Sim, meus tênis e minha bolsa. Acabei ficando com o celular, que acabei usando para pedir socorro.

Comentar esta matéria Comentários (50)

Alan

Quando eu vejo o rosto desse rapaz mutilado dessa forma, eu vejo o meu rosto, os rostos dos meus pais, dos meus amigos, das pessoas que amo. Como pode alguem ser tão ignorante a ponto de bater e julgar alguem por ser diferente? E ainda tem gente que vira as costas para esse problema.

10/02/2012 | 12h47 Denunciar

Alan

Pensar que esse caso foi um assalto como qualquer outro que teria acontecido com um heterossexual é muita ignorância. Homossexuais ainda são tratados com diferenças e é evidente que homofobia foi a principal causa do espancamento. Então por que não uma lei que proteja os dessa barbaridade?

10/02/2012 | 12h45 Denunciar

SILVIO L

Já estão forçando a barra com esse negócio de homofobia.

10/02/2012 | 11h43 Denunciar

Norma

Lamentável o fato,mas já faz alguns dias que estava no jornal que aquela região da João Pessoa na frente da UFRGS estava perigosa e com pouca iluminação.Não penso que seja homofobia,foi um assalto,graças a Deus ele está vivo e retomando sua vida.Muita gente não teve a mesma sorte e morreu!

10/02/2012 | 03h06 Denunciar

miguel stalter

As pessoas que são contra uma lei contra a homofobia é porque estão com medo...É colocar o dedo na ferida destes enrustidos... Bolsonaros!! um dia vocês terão um filho(a) gay, dai vocês irão mudar o discurso.

10/02/2012 | 01h38 Denunciar

Guilherme

Incompreensível que algumas pessoas não se sensibilizem com a foto deste rapaz e não consigam perceber a diferença entre um assalto e uma agressão destas e sua motivação, seguida por um assalto. Sejamos mais humanos! As estatísticas provam que agressões são mais comuns sim a homossexuais.

10/02/2012 | 01h35 Denunciar

valdir

Sou a favor da época dos meus pais(ditadura): "escreveu não leu o pau comeu"...hoje em dia é muito DIREITO pra poucos DEVERES.....

10/02/2012 | 00h17 Denunciar

Felipe de Oliveira

Não sei se quem diz que foi só assalto tem dificuldade de interpretação ou é dissimulado. Que assalto é assim? Um assaltante, assustado, dá um tiro - o que é grave, sim; às vezes até mata! Mas não chama de viado e espanca a vítima até desfigurar o rosto. Não sejamos hipócritas! Homofobia é crime!

10/02/2012 | 00h09 Denunciar

Marcus

se os gays querem tanto ser tratados como pessoas comuns, porque se aproveitam de situações como essa para ganhar espaço na mídia?? Foi só um assalto seguido de agressão. Levou umas porradas e fim de papo, não precisa espalhar essa cara horrorosa em sites, jornais, etc...

09/02/2012 | 23h48 Denunciar

rodrigo

Perfeito Carlos Jacob, é isso mesmo. Existe uma tendência mundial, para que coloquem os homossexuais acima de qualquer outro tipo de cidadão. Negro, Judeu, Asiático...é um crime, como qualquer outro. Não foi pela opção sexual do cara, mas sim pela maldita impunidade brasileira.

09/02/2012 | 23h33 Denunciar

Henrique Menezes Avancini

Lamentável,sendo ou não homofobia foi uma agressão covarde e se foi causado por assalto na minha opinião devem ser presos e bah bandido bom é bandido morte pois o que vemos são agressores sem a minima chance de se presos se recuperarem por isso minha frase acima.

09/02/2012 | 23h09 Denunciar

PEDRO

A principal questão ai, sem dúvida é a violência cada vez mais disseminada entre nós, um absurdo, esse guri de 20 anos ( até onde se sabe um cidadão de bem, um turista levando o pior cartão postal do nosso estado, em seu rosto desfigurado ) poderia ou poderá ser um de nossos filhos.Impunidade !!!

09/02/2012 | 23h02 Denunciar

Vinicius Seixo

Às pessoas que estão dizendo que foi só mais um assalto: certamente ele apanhou mais por ser gay. Óbvio. O tratamento "diferenciado" foi dado a ele na hora de apanhar. Ninguém é morto ou espancado por ser hétero. Isso ninguém comenta.

09/02/2012 | 22h37 Denunciar

Diego

Opiniões como a do Ernesto, Gilmar e Valdir e outros aqui nos comentários é que dão vergonha de ser brasileiro.

09/02/2012 | 22h23 Denunciar

Marcus Frenzel

Josi, são cristão católico, e pelo menos até onde eu sei, homossexualismo não é tratado como doença. Pelo menos nos ambientes católicos, o discurso era de acolher homossexuais. Talvez, no passado o discurso, realmente, fora diferente e equivocado.

09/02/2012 | 22h05 Denunciar

Marcus Frenzel

Concordo com o Carlos. O lamentável fato em questão é um ato de violência cotidiano, causado por violentos assaltantes. Acredito que o assalto não tenha ocorrido pelo fato de a vítima ser homossexual.

09/02/2012 | 22h02 Denunciar

Diego Crusius

Acredito que foi caso de homofobia sim, já que na maioria dos casos de assaltos não ocorre esse tipo de agressão. Já fui assaltado várias vezes, mas nunca fui agredido de tal forma.

09/02/2012 | 21h55 Denunciar

domingo

venha para a Argentina,vc ca vai viver sua vida em liberdade com muito amor e repeito,

09/02/2012 | 20h38 Denunciar

Carlos

Perái, não foi um caso de homofobia! Foi um caso de assalto como tantos que existem, infelizmente. Roubo com lesão é coisa grave, sim! Muito grave! Querer fazer com que pareça ser mais grave porque a vítima é homosexual, é demais. Se fosse um hétero sendo assaltado, seria menos grave?

09/02/2012 | 20h22 Denunciar

Naurides

Somos o país campeão da impunidade. Agora corremos a passos largos ao troféu da ignorância e preconceito. A miséria gera miséria, social, política e econômica. O Brasil no seu melhor.

09/02/2012 | 18h19 Denunciar

Mauro

Faço minhas as palavras dos senhores Carlos Jacob e Reinaldo. A agressão a uma determinada pessoa não pode ser mais grave do que a mesma agressão a uma outra pessoa, exceto para casos em que a vítima seja idosa ou deficiente física ou mental. E assim que os homossexuais querem ser vistos?

09/02/2012 | 17h44 Denunciar

Vanessa

Que absurdo me nego a acreditar que ainda existe esse tipo de preconceito. Lamentável... Eu tenho pena de gente preconceituosa,se é que dá pra chamar de gente quem faz esse tipo de coisa... Não aceitar a maneira de ser das outras pessoas e e ainda por cima agredi-las sem motivos. Que covardia! :/

09/02/2012 | 17h33 Denunciar

Eduardo

Caros desinformados: Como esses marginais bateram no rapaz APENAS pelo fato de ele ser gay, inclusive tendo ele mesmo escutado os xingamentos, isso se configura, sim, em um caso de homofobia! E quem defende, ou é contra esse argumento, é no mínimo desprovido de inteligência para entender.

09/02/2012 | 17h31 Denunciar

Fernando

Concordo! Homofobia tem que ser criminalizada! Assim como a falta de atendimento em hospitais, o nepotismo, juros abusivos dos bancos, o engodo das empresas de telefonia, colocar veneno agrícola cancerígeno nos alimentos, produzir/vender cigarro que é substância que adoece e mata, (hii, faltou espaç

09/02/2012 | 17h30 Denunciar

Pedrinho Goulart

É por opiniões como as do prezado Carlos Jacob, até pouco fiéis à realidade, já que racismo, por exemplo, é crime, que deve, sim, haver lei que criminalize homofobia. Caro Carlos Jacob, quantos casos de assalto tu conheces em que a vítima tem o rosto desfigura em detrimento dos que só há o roubo?

09/02/2012 | 17h28 Denunciar

Josi

Ridícula a forma como tratam os homossexuais. Até parece que não são seres humanos. Infelizmente o preconceito está na raiz das pessoas e já posso até indicar uma das principais culpadas: a religião! É, especialmente as cristãs, que dizem que homossexualidade é doença.

09/02/2012 | 17h27 Denunciar

valdir

Quer dize então, segundo li nesta matéria, que bater em gay é um crime maior do que bater em hetero???? Se pregam direitos iguais, então porque a punição deveria ser diferente???

09/02/2012 | 17h24 Denunciar

Gilmar

Quanto mais leis de cotas, privilégio em banco,homofobia,indios, e outos idiotas estatutos são inventados por bestas políticas, mais violência vai gerando na sociedade, porque Deus vai sendo afastado do convívio social e aí o diabo vai tomando conta.Por que tanto alarido, só porque o cara é gay?

09/02/2012 | 17h21 Denunciar

Amanda Lima

Esse não é um crime a ser discutido e, sim, LAMENTADO. Não foi só um assalto, foi um espancamento. Homofobia é um crime de ódio, o que torna o fato ainda mais vergonhoso!

09/02/2012 | 17h02 Denunciar

JÚLIO CÉSAR

Aos demais que comentaram acima, indagando a agressão por ele ser homossexual, de fato realmente foi! E é por isso da exigência de uma lei que ampare este tipo de atitude. Os xingamentos que ocorreram antes das agressões provam isso. Tal fato é que se fosse um simples assalto, teriam levado o celula

09/02/2012 | 17h02 Denunciar

Fugitivo

É mais um caso de violência gratuita. Lembram do que um cidadão fez com seu carro contra ciclistas em Porto Alegre? Precisamos de punições severas.

09/02/2012 | 16h55 Denunciar

Marcos

Impressionante,para tudo querem criar leis nada contra gays,lesbiscas..homos..mas são pessoas iguais e não tem que haver uma lei para serem tratados de forma diferente..agora imagina eu querer que façam uma Lei por que sou gordo e não gosto que me chamem de gordo,faustão e muitos outros adjetvos.

09/02/2012 | 16h46 Denunciar

Eduardo

Homofobia para mim é discriminar moralmente uma pessoa homossexual. O que aconteceu aí foi agressão e roubo, ao qual 100% da população está sujeita, incluindo heterossexuais, homossexuais, bissexuais e afins. Mas se no Brasil ninguém é punido por agredir e roubar, por homofobia menos ainda.

09/02/2012 | 16h44 Denunciar

Rosmeri

acho estranho que teriam agredido alguem assim, o que houve antes dos xingamentos? Será que o gay não atacou primeiro? Ja estive em lugares onde tinha casais de gays tirando o maior sarro dos casais heteros. Estranho que dai ningume fala em preconceito.

09/02/2012 | 16h39 Denunciar

Luiz Antonio

Por favor, quando isto vai acabar!!! Deixem as pessoas viverem as suas escolhas livremente! O que será que me agride, saber que o meu vizinho, ou vizinha é homossexual????

09/02/2012 | 16h33 Denunciar

Rudiber Lotuffo

Não precisa desenhar para saber que esse fato ocorrido é apenas a ponta o iceberg, enquanto insistirem com essa lei imbecil que é a PL122 essa violencia só tende a avançar, não sou a favor dessa violencia, muito pelo contrario, porem sou radicalmente contra essa lei imbecil!!

09/02/2012 | 16h28 Denunciar

Alcf

É realmente muito triste saber que isso aconterce em minha cidade. Não importa qual seja sua opção sexual,homo,hétero, bi,negro,judeu,branco,indio. A agressão foi criminosa e deve ser tratada com rigidez. É idiotice propor-se uma lei só para gay. Chega! todos merecem o mesmo respeito e tratament

09/02/2012 | 16h19 Denunciar

Tatiane

Eu penso, em pleno século XXI as pessoas continuam agindo dessa maneira, querendo destruir o diferente só por que não o conhece, essas pessoas preconceituosas se achando as tais, é revoltante ler isso, de verdade.

09/02/2012 | 16h14 Denunciar

bryan nery

BEEESTEIRA! quantas pessoas são roubadas e acabam apanhando no mesmo local? agoro só pq ele foi chamado de viado dão todo esse ibope e investigação diferenciada da policia, param de querer tornar tudo um ato homofobico, foi um assalto seguido de insultos e agressão, INVESTIGUEM TODOS CASOS IGUAIS!

09/02/2012 | 16h00 Denunciar

Cíntia

Qual é a prova, contundente, de que foi de fato um caso de homofobia?

09/02/2012 | 15h54 Denunciar

Ernesto

Eu não ando com cartaz no peito sou heterossexual. Porque os homo, lésbicas, etc. tem andar chamando a atenção de todo o mundo, depois dizem que são discriminados. Sou contra a violência, mais se fossem mais discretos, evitaria muita coisa. Essa ostentação, para alguns representa provocação.

09/02/2012 | 15h30 Denunciar

anderson

Não entendi o comentario do nosso amigo reinaldo, será que não é preconceito dele achar que com um héterero seria diferente?

09/02/2012 | 15h15 Denunciar

analista

Desde que me conheço por gente escuto um ditado provinciano..."onde tem fumaça, ao menos uma faisca tem"!!!

09/02/2012 | 15h15 Denunciar

Erick

Carlos Augusto, discordo de ti! Nós não somos esnobes, temos orgulho pela nossa terra e somos bairristas! E crime tem em qualquer lugar, mas querer comparar RJ e SP já é demais! E na minha opinião isso está errado, só pq ele é gay a pena tem que ser mais severa? E se fosse um hetero??!

09/02/2012 | 14h32 Denunciar

carlos augusto

até quando porto alegre vai se sentir o paraíso? aqui não tem diferença nenhuma de SP, RJ. enquanto os gaúchos forem esnobes, essas coisas acontecem na nossa cara. fora com os preconceitos (religiosos, morais, etc). somos habitantes de uma mesma nave-mãe! somos todos iguais!

09/02/2012 | 13h57 Denunciar

Carlos Jacob

Agora qualquer roubo ou agressão contra gay é homofobia. Já vi coisas semelhantes e até piores feitas contra heterossexuais. Parém de ficar chorando por lei especial e entendam que o Cod. Penal já criminaliza agressão, seja ela contra gay, hetero, judeu, italiano, canhoto, feio, negro, etc.

09/02/2012 | 13h19 Denunciar

carlos alberto

É isso que nossos políticos, em todos os níveis fazem com a população brasileira, e tem povo que ainda levanta a bola dessa gente, que sonega salários a quem trabalha na segurança, educação e saúde, e fica nós a mercê de bandidos, pois eles tem segurança pessoal, e ganham muito, mias nós mortais?

09/02/2012 | 13h13 Denunciar

Pattricia

Esta é a face do preconceito e da intolerãncia.

09/02/2012 | 13h01 Denunciar

Reinaldo

Não entendi o argumento do Sr. Alexandre Boer confundindo homofobia com crime de lesões corporais. Existe diferença entre desfigurar um gay ou um hetero? Por que alguem que cometeu esse crime deveria ser punido mais severamente só pelo fato de a vítima ser gay? Se não fosse gay seria menos grave?

09/02/2012 | 12h59 Denunciar

Eduardo

É realmente lamentável que uma situação dessas aconteça ainda hoje em dia. E pelo que eu soube, alguns policiais passaram por ele e nada fizeram, nem fizeram menção de ajuda-lo, evidenciando o quão mal-preparada está a Brigada Militar no nosso estado! Triste, espero que se recupere logo.

09/02/2012 | 12h44 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros