Versão mobile

Alto teor de cálcio09/02/2012 | 15h41

Consumo adequado de leite desnatado e semidesnatado pode contribuir para o controle do peso

Estudo comparou efeito do leite, leite de soja fortificado com cálcio e suplemento de cálcio sobre o peso e a perda de gordura em mulheres com sobrepeso e obesas

Enviar para um amigo
Consumo adequado de leite desnatado e semidesnatado pode contribuir para o controle do peso Photo Rack/Divulgação
Redução de medidas e de peso foi mais acentuada no grupo que consumiu três porções de leite semidesnatado por dia Foto: Photo Rack / Divulgação

O consumo adequado de leite, com destaque para as versões semidesnatado e desnatado, pode contribuir para a prevenção e o controle da obesidade. É o que demonstram resultados de uma pesquisa publicada na revista Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases que comparou o efeito do leite, leite de soja fortificado com cálcio e suplemento de cálcio sobre o peso e a perda de gordura em mulheres com sobrepeso e obesas.

Participaram do estudo 85 mulheres saudáveis com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 25 e 40, com peso estável nos dois meses que antecederam a pesquisa e que não estavam utilizando medicamentos ou suplementos. As voluntárias passaram por uma intervenção que durou oito semanas, tendo sido aleatoriamente divididas em quatro grupos:

:: grupo controle, submetido a uma dieta com redução de 500kcal, contendo 500 a 600mg de cálcio por dia; 

:: grupo "suplemento", ao qual foi oferecida a mesma dieta do grupo controle, com a adição de um suplemento de cálcio que provinha 800mg de cálcio por dia; 

:: grupo "leite", ao qual foi ofertada uma dieta com a mesma redução calórica do controle, mas que continha três porções (220ml) diárias de leite semidesnatado, atingindo uma ingestão de cálcio de 1200 a 1330mg por dia;

:: grupo "soja", também submetido a uma dieta restritiva, mas, em lugar do leite, foram oferecidas três porções diárias de bebida de soja fortificada com cálcio, alcançando a mesma ingestão de cálcio do grupo "leite".

No início do estudo e a cada duas semanas, as circunferências da cintura e do quadril eram mensuradas, e a porcentagem de gordura corporal foi avaliada ao início e ao final do estudo. A ingestão de energia se manteve bastante semelhante entre os grupos e respeitou a recomendação dada pelos pesquisadores.

A maior diferença na dieta foi realmente no consumo de cálcio, bem inferior no grupo controle. Caso o efeito sobre o peso e a gordura corporal se devesse apenas ao cálcio, em todos os grupos, com exceção do controle, seria esperado encontrar resultados semelhantes, já que os três foram submetidos a um consumo de cálcio até superior à recomendação para essa população (1000mg/dia), girando em torno de 1300mg/dia.

Foram observadas perda de peso e redução significativa das medidas avaliadas em todos os grupos após as oito semanas de intervenção, no entanto, o grupo que consumiu três porções de leite semidesnatado por dia apresentou perda de peso e redução do IMC mais acentuadas que todos os demais grupos, mostrando que o leite pode aumentar a perda de peso promovida por uma dieta com menos calorias em indivíduos com sobrepeso e obesos.

Essa descoberta está de acordo com os resultados de diversos outros estudos que avaliaram a relação entre o peso corporal e o consumo de produtos lácteos, o que sugere que o leite apresenta, além do elevado teor de cálcio, compostos bioativos e uma composição bastante particular no que diz respeito aos aminoácidos (as menores partes da proteína) presentes no leite.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraBR-386 - Nova Santa Rita: colisão frontal deixa vítima presa nas ferragens no km 426. Trânsito flui lento nos dois sentidos. Via @PRF191RShá 3 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraAcidente entre dois carros na Av. Ipiranga, próx. R. Guilherme Alves. Via @EPTC_POAhá 7 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros