Versão mobile

Mente jovem20/12/2011 | 11h32

Dieta rigorosa pode evitar envelhecimento do cérebro

Restrição de calorias ativa molécula de proteína que ativa genes ligados à longevidade

Enviar para um amigo
Dieta rigorosa pode evitar envelhecimento do cérebro Son Tran/Stock.xchng
Ratos foram alimentados com cerca de 70% da comida que consumiam normalmente Foto: Son Tran / Stock.xchng

Comer menos pode manter a mente jovem, de acordo com cientistas italianos que relataram, nessa segunda-feira, a descoberta de um processo molecular pelo qual uma dieta rígida pode salvar o cérebro dos estragos da idade.

A pesquisa, publicada no jornal americano Proceedings of National Academy of Sciences, é baseado em um estudo feito com ratos que foram alimentados com uma dieta de cerca de 70% da comida que eles consumiam normalmente. Cientistas descobriram que a dieta com restrição de calorias estimulou uma molécula de proteína, CREB1, que ativa uma série de genes ligados à longevidade e ao bom funcionamento do cérebro.

— Nossa esperança é encontrar uma forma de ativar a CREB1, por exemplo, através de novas drogas, para manter o cérebro jovem sem a necessidade de uma dieta rigorosa — disse o principal autor Giovambattista Pani, pesquisador do Instituto Geral de Patologia, da Faculdade de Medicina da Universidade Católica do Sagrado Coração em Roma.

Os pesquisadores descobriram, anteriormente, que os ratos mostravam habilidades cognitivas e memória melhores, menos agressividade e tendência a evitar ou adiar o Mal de Alzheimer. Mas eles não sabiam exatamente o porquê.

— A CREB1 é conhecida por regular importantes funções cerebrais como memória, aprendizado e controle da ansiedade e sua atividade é reduzida ou fisiologicamente comprometida pelo envelhecimento — disse o estudo.

Os ratos que foram geneticamente modificados para perder CREB1 não mostraram nenhum dos benefícios da memória que os ratos com uma dieta pouco calórica, mas sim as mesmas deficiências dos ratos que foram superalimentados.

— Portanto, nossas descobertas identificam, pela primeira vez, um importante mediador dos efeitos da dieta no cérebro. Esta descoberta tem importantes implicações para desenvolver terapias futuras para manter nosso cérebro jovem e evitar sua degeneração e o processo de envelhecimento — disse Pani.

Comentar esta matéria Comentários (1)

Matheus Roriz Cruz (CREMERS 24333)

Esta não é a primeira vez que um estudo evidencia que restrição calórica é capaz de lentificar o envelhecimento cerebral. Um estudo publicado na prestigiada Science evidenciou que Chimpanzés forçados a comer 30% menos do que aqueles à vontade não apenas tiveram menos atrofia cerebral com a idade, como também desenvolveram menos doenças degenerativas (Science 10 July 2009: 201-204). Também em humanos, ao menos três estudos epidemiológicos evidenciaram que indivíduos obesos na meia idade tem maior risco de desenvolver demência, incluindo Alzheimer, na senectude. Matheus Roriz Cruz; MD, PhD. Geriatra e Neurologista. Médico e pesquisador do HCPA-UFRGS.

20/12/2011 | 23h31 Denunciar

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraWalter Salles e atores estreiam "Na Estrada" no festival de cinema de Cannes. Veja FOTOS do atores no tapete vermelho: http://t.co/jPGkDusdhá 3 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero Hora"Perdoar um torturador está fora de questão", diz Martha Medeiros em artigo sobre a Comissão da Verdade http://t.co/KSv5QOjj Você concorda?há 12 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros