Versão mobile

31/08/2011 | 06h30

Estudo confirma que chocolate reduz risco de doenças cardíacas

Levantamento publicado no British Journal Medical Journal analisou sete pesquisas anteriores sobre o tema

Enviar para um amigo
Estudo confirma que chocolate reduz risco de doenças cardíacas Divulgação/Stock Photos
Poder antioxidante do chocolate é bastante conhecido e deve-se à presença de polifenóis Foto: Divulgação / Stock Photos

O consumo de chocolate pode estar associado com a redução de doenças cardíacas, de acordo com um novo estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O levantamento publicado no British Journal Medical Journal mostra que o consumo regular de chocolate reduz em um terço o risco de desenvolver problemas no coração.

Os pesquisadores fizeram uma revisão em sete pesquisas anteriores sobre o assunto, envolvendo mais de 110 mil pessoas, com e sem problemas cardíacos. Cinco deste trabalhos comprovaram os resultados benéficos da relação entre o chocolate e a prevenção das doenças cardiovasculares.

Chocolate e saúde

Apesar de não ser indicada a ingestão excessiva de chocolate, em razão do seu alto teor calórico, pesquisas anteriores já relacionaram o alimento com efeitos positivos para a saúde. O seu poder antioxidante é bastante conhecido e deve-se à presença de polifenóis. Esta propriedade seria a responsável pela prevenção dos problemas de cardiovasculares.

Além disso, o chocolate possui substâncias estimulantes como a teobromina e a cafeína e também ativa a produção de feniletilamina no corpo. Esta última é responsável por provocar a sensação de bem-estar e explicaria o porquê das pessoas comerem chocolate quando estão emocionalmente abaladas.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraCachoeira se nega a responder perguntas e parlamentares decidem encerrar sessão de CPIhá 19 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesAntonini: Vinda do Bayern de Munique só depende do aval da Federação Alemã http://t.co/mfvJUnQshá 39 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros