Versão mobile

11/02/2011 | 16h35

Saiba como o consumo regular de aspargos pode trazer benefícios à sua saúde

Vegetal é rico em ácido fólico, aliado na prevenção e cura do câncer

Enviar para um amigo
Saiba como o consumo regular de aspargos pode trazer benefícios à sua saúde Stock Photos, Divulgação/
Pouco calórico e rico em fibras, ele é um ótimo acompanhamento nas refeições de quem quer controlar o peso Foto: Stock Photos, Divulgação

O aspargo é uma planta muito utilizada na culinária mundial e é considerada uma flor da família dos lírios. Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, ele é rico em vitamina A, B, C, cálcio, ferro, sais minerais e potássio.

— O aspargo é considerado uma das melhores fontes de ácido fólico, conhecido por ajudar a prevenir câncer, doenças do coração, do fígado e até da espinha — explica.

O Instituto Nacional do Câncer aponta que o ácido fólico presente nesse vegetal age diretamente no DNA e na síntese de substâncias essenciais ao organismo e a sua deficiência tem sido relacionada ao aparecimento de câncer.

— Esta vitamina é importante desde a prevenção até o tratamento da doença, já que inibe o desenvolvimento do tumor. O ácido fólico é sintetizado por bactérias do intestino e ficam estocadas no corpo humano — esclarece.

Além disso, o aspargo é um ótimo acompanhamento para pratos principais e é indicado para quem está de dieta e quer controlar a ingestão de gorduras.

— O aspargo também possui baixa quantidade de calorias e não tem colesterol, nem gorduras — revela, salientando que a planta é uma fonte abundante de fibras, com cerca de 3,6 gramas do nutriente por xícara do vegetal.

De acordo com Alexander Bonetti, da San Marco Alimentos, apesar de ter melhores resultados ao ser plantado em terrenos arenosos, o aspargo é cultivado em diferentes vários países e possui diferentes variedades.

— O aspargo inglês não possui o talo muito grosso, já o italiano possui a cor violeta e os cultivados na Holanda, Alemanha e Bélgica são brancos, pois se desenvolvem em locais escuros e não possuem clorofila — explica, ressaltando que, independente da variedade que se opta por consumir, tem-se acesso aos mesmo nutrientes.

Bonetti diz ainda que, além de trazer benefícios para o organismo, o aspargo dá um sabor especial às refeições. A planta pode ser consumida como ingrediente de pratos incrementados, ser servido frio com vinagrete, cozido com manteiga e ainda consumido em forma de conserva.

Comentar esta matéria Comentários (1)

Ninna

Otima material, ate pq adoro um aspargo refogado. Entretanto, a pergunta uqe fica eh, onde encontra-lo? Não o encontramos em nos supermercados, a não ser os em conserva.

12/02/2011 | 23h15 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @mefortuna: Ainda há lentidão no km 83 da freeway, principalmente no sentido Litoral-Capital @RdGauchahá 50 segundosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @EPTC_POA: 7h10 - Colisão entre carro e moto na João de O. Remião, próx. Bento Gonçalves. Dois feridos. EPTC no local. http://t.co/XsCI8…há 2 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros