Versão mobile

03/02/2011 | 06h10

Para fugir do inchaço abdominal, confira oito dicas práticas

Alimentação tem influência direta nesse tipo de problema

Enviar para um amigo
Para fugir do inchaço abdominal, confira oito dicas práticas Divulgação/
Sem truques mirabolantes, é possível diminuir o desconforto e os sucos diuréticos são aliados nesse sentido Foto: Divulgação

A maioria das pessoas incomoda-se bastante com o inchaço abdominal. Segundo a coordenadora de nutrição da Triathon Academia, de São Paulo, Cristiane Ruiz Durante, no entanto, esse tipo desconforto pode ser evitado com algumas dicas bastante simples. Especialmente porque a alimentação tem influência direta na manifestação do problema

Em primeiro lugar, conforme a nutricionista, é preciso fugir das dietas milagrosas. Em um primeiro momento, elas até podem funcionar, mas, a longo prazo, elas não se sustentam pois o organismo não foi preparado para essa mudança.


Confira mais dicas simples no blog Vida Saudável


Para ela, eliminar gordura localizada só é possível se aliarmos reeducação alimentar e exercícios físicos. Abaixo a especialista lista oito dicas que combatem esse tipo de desconforto:

01 - Mastigue bem os alimentos

Essa medida é a mais importante para evitar a dilatação do estômago, e consequentemente, o inchaço da barriga. Ao mastigar devagar, o cérebro registra com maior rapidez a sensação de saciedade e você acaba comendo menos.

02 — Saladas são necessárias nas principais refeições

As principais refeições devem sempre contemplar porções generosas de salada crua, sem molhos gordurosos e ingredientes muito calóricos. Além disso, é fundamental ingerir uma porção de carboidrato leve e uma de proteína.

— Essa combinação de substâncias é bem digerida pelo organismo e também ajuda a evitar o inchaço do estômago — explica.

03 — Bebidas

Beba dois litros de líquidos durante o dia é fundamental para evitar o inchaço. Segundo Cristiane, a dica já é muito conhecida, mas pouco seguida, embora seja uma das mais eficazes para regular o organismo. A especialista afirma que o indicado é dar preferência à água e aos chás.

04 — Fracione a dieta

O ideal é que você não fique muito tempo sem comer. Procure fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até seis vezes ao dia.

05 — Fuja de alimentos que causam gases

Evite o excesso de refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo, carne vermelha e salgadinhos. Além disso, embutidos como linguiça, presunto, salame e salsicha também podem ser causadores desse tipo de desconforto.

06 — Invista nas fibras e nos alimentos naturalmente diuréticos

Alimentos ricos em fibras regulam o intestino, o que é fundamental para desinchar a barriga. Arroz, cereais e pão integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas devem constar em seu cardápio.

Alimentos diuréticos também ajudam. Eles diminuem a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço. Invista em chás, suco de limão, erva doce, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, berinjela, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino e hortelã.

07 — Postura

A postura pode ser um fator importante na hora de perceber e colocar melhor o seu corpo.

— Há pacientes que só precisam fazer os alongamentos certos para perder barriga. Manter a coluna ereta , por mais básico que seja, pode ser uma dica eficaz para acabar com aquela barriguinha saliente — aconselha.

08 — Mexa-se

Faça exercícios. Caminhe, corra ou nade por pelo menos 40 minutos, todos os dias.

— É essencial fazer um exercício aeróbico para o organismo funcionar bem e a barriguinha desinchar — afirma.

Comentar esta matéria Comentários (8)

Luiz

O mesmo discurso batido de sempre [reeducação alimentar e exercícios]. A tal reeducação é p/ quem é sócio-atleta de Macs em geral. Estou SEMPRE acima do peso e fui numa nutróloga. Ela fez a entrevista e quando soube que eu era o maior comedor de capim e frutas desde a vinda do D. João VI pro Brasil, que não tomava refri e que detestava fast food[entrei DUAS vezes num Mc em 50 e pouco anos de vida, e É VERDADE!], ficou meio sem ação. Quanto ao lobby que sites como esse fazem p/ dar clientela p/ as academias, exercício físico só emagrece se for feito em intensidade profissional [corredor de maratona, jogador de futebol etc]. Os tais 40 minutinhos aí só emagrecem a própria conta bancária...

07/02/2011 | 15h15 Denunciar

JOANA SCHAEFER

Eu tinha também diariamente esse problema de inchaço e dor abdominal, mudei meus hábitos alimentares, como agora mais carne branca e frutas, evita carboidratos, principalmente farinha branca, batata. Pratico exercicio físico è claro!

04/02/2011 | 16h08 Denunciar

luma

poxaaa acho q beberam o suco e sumiu!!! hehehehe

03/02/2011 | 16h00 Denunciar

Bernardo

Marisa. Os sucos diuréticos estão no item 6. Otimas dicas.

03/02/2011 | 15h49 Denunciar

humilde

pô, galera. Não tem segredo. para perder a pança é só suar na esteira.

03/02/2011 | 15h09 Denunciar

Felipe

Eu tinha esse problema. E só melhoeri depois que fiz reeducação alimentar e comecei a fazer exercício. Fica a dica. Não há milagre.

03/02/2011 | 15h08 Denunciar

Janaina

Parabéns, pessoal. Curto muito o site de vcs. Entro sempre. É fundamental vcs continuarem assim, sem fazer artigos sobre dietas mirabolantes que depois afetam a saúde das pessoas. Bjs

03/02/2011 | 15h07 Denunciar

Marisa

Onde estão as sugestões de sucos diuréticos? Acho que ficou faltando isso na matéria.

03/02/2011 | 14h00 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • blogdozini

    blogdozini

    luiz zini piresLições do Beira-Rio ao torcedor em noite de três pontos: Se a estreia do Beira-Rio no Brasileirão, sábado, ren... http://t.co/L3pZYAxtfvhá 5 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportes"Porto Alegre é sede, isso nunca foi posto em dúvida", diz Aldo Rebelo http://t.co/FCgsPglDIGhá 15 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros