Versão mobile

18/02/2011 | 06h12

Conheça os benefícios do levedo de cerveja para a saúde da sua pele

Levedo é indicado para atletas por ter ação energética

Enviar para um amigo
Conheça os benefícios do levedo de cerveja para a saúde da sua pele divulgação/Divulgação
Suplemento combate a acne e o envelhecimento precoce Foto: divulgação / Divulgação

É da produção da cerveja é que se obtém a fermentação do levedo de cerveja. Segundo a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, esse suplemento alimentar contém alto valor nutricional e é capaz, entre outros benefícios, de melhorar o aspecto da pele.

— O levedo melhora o aspecto da pele especialmente nos casos de acne, eczemas e psoríase, e também auxilia a saúde das unhas e dos cabelos. Além disso, ele combate o envelhecimento precoce — explica.

Conforme a especialista, o levedo é obtido através da levedura Saccharomyces cerevisiae, um fungo responsável pela fermentação do açúcar de cereais como o arroz, o trigo, a cevada, o malte e o lúpulo. O levedo é geralmente extraído após o processo de fermentação da cerveja.

Bruna esclarece que o complemento é popular por causa do seu alto valor nutricional e por ser rico em minerais como ferro, fósforo, magnésio, potássio, cromo, zinco e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B5, ácido fólico, biotina).

— As vitaminas do complexo B estão envolvidas em vários processos metabólicos e principalmente na síntese (formação) de carboidratos, importantes para fornecer energia ao organismo mantendo seu equilíbrio e bom funcionamento — Diz.

— Com esses valores nutricionais, o levedo combate a fraqueza muscular e a dificuldade de concentração — complementa.

Por ter ação energética, o seu consumo também é indicado a praticantes de atividades físicas, atletas, crianças em fase de crescimento, idosos, gestantes e doentes em fase de recuperação.


Precauções

Bruna alerta, no entanto, que é preciso ter cuidado com o consumo do complemento pois ele pode afetar a saúde do intestino. Isso porque o levedo possui leveduras que podem competir com bactérias probióticas (bactérias benéficas) no intestino, que causa um desequilíbrio da microbiota intestinal.

— É importante que as pessoas saibam que o levedo de cerveja não pode ser utilizado por pacientes com doença celíaca, por pessoas com fungos como candidíase e micoses de repetição e desequilíbrio na microbiota intestinal— diz Bruna Murta.

— Por isso, antes de consumir, é importante que a pessoa saiba como está sua saúde intestinal já que é o principal órgão que produz nossas células de defesa — destaca.


Como consumir

O levedo de cerveja é encontrado em flocos e pó, que podem ser acrescentados a vitaminas, sucos de frutas, iogurtes e saladas de frutas. Em comprimidos, deve-se tomar com líquidos, de acordo com a orientação do fabricante. O consumo indicado do levedo é de uma colher de sopa ao dia.


Receita

Vitamina energética

Ingredientes
— uma fatia de mamão
— uma banana média picada
— um copo (200ml) de bebida de arroz (gelado)
— uma colher (sopa) de levedo de cerveja
— mel orgânico a gosto

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.

Rendimento: 1 porção
Valor calórico aproximado: 250,8 Kcal

Comentar esta matéria Comentários (1)

Rafael

"Isso porque o levedo possui leveduras que podem competir com bactérias probióticas (bactérias benéficas) no intestino, que causa um desequilíbrio da microbiota intestinal." Até onde eu sei, as leveduras existentes no levedo alimentício estão mortas por torrefação, não havendo portanto o risco alegado. Caso contrário, seria o mesmo que comer fermento biológico. Haveria formação de gases, depleção de vitaminas e uma provável diarréia.

18/02/2011 | 17h06 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraVem aí uma nova leva de documentários sobre artistas e bandas nacionais: http://t.co/Jia82f3jCZhá 47 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraEquipe tenta remover bimotor parcialmente enterrado no Pará. http://t.co/efnz2cAg22há 58 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros