Versão mobile

01/12/2010 | 06h10

Saudáveis e de baixa caloria: confira dez sugestões de lanches práticos

Segundo especialistas, ficar muito tempo sem comer é prejudicial à saúde e gera acúmulo de gordura

Enviar para um amigo
Saudáveis e de baixa caloria: confira dez sugestões de lanches práticos  Diego Redel/
Salada de frutas é uma das melhores opções pelo baixo teor de gordura e grande quantidade de vitaminas Foto: Diego Redel
Não é fácil seguir a recomendação de fracionar as refeições e comer várias vezes ao dia. Para que esse hábito saudável não se torne uma compulsão, é preciso saber escolher os alimentos certos e garantir que sejam práticos.

Segundo especialistas, ficar muito tempo sem comer é prejudicial à saúde e gera acúmulo de gordura no corpo. Ingerir lanches pouco calóricos, em pequenas quantidades, várias vezes ao dia, ajuda a acelerar o metabolismo e auxilia no controle do peso.

Confira dez sugestões de lanches saudáveis e práticos que a nutricionista Julia Dubin, especialista do Consultório Bem-Estar, preparou:

1) Uma barra de cereal de até 120 kcal e até 4 % de gordura saturada:

As barrinhas são uma opção prática e rápida. Porém, temos de ter o cuidado com a quantidade de gorduras saturadas. Essas gorduras, que estão presentes na carne, aumentam o colesterol ruim. Então, na hora de comprar, tente não passar de 4% de gordura saturada por porção;

2) Sete damascos secos:

As frutas secas tem uma alta concentração de frutose, o açúcar da fruta. Por isso, ela é muito energética, sendo uma boa opção para lanches da tarde, quando estamos mais cansados. Além de energético, o damasco é fácil de comer e rico em ferro.

3) Três castanhas do pará:

Esta oleaginosa é fácil de carregar e de comer. Ela é rica em gorduras boas para o coração. Com apenas três castanhas por dia, conseguimos suprir toda necessidade de selênio (mineral) do dia.

4) Um iogurte light:

Além de ser fácil de carregar, ele é rico em cálcio e também é um produto com baixo teor de gordura.

5) Uma banana:

A banana é uma das frutas mais práticas de ser transportada e dá muita saciedade. Além de ser rica em fibras, auxiliando o intestino, ela é rica em magnésio e potássio, que ajuda a evitar as cãibras.

6) Um sanduíche de pão integral, geléia light e uma fatia de queijo light:

Este é um lanche para aqueles que precisam se sentir bem saciados. O pão, por ser integral é rico em fibras, auxiliando na redução da glicose, colesterol total e triglicerídeos. Também auxilia no emagrecimento. A geléia light dá uma "adocicada" para aqueles que gostam de doces, porém é de baixa caloria. O queijo light contém baixo teor de gordura e é rico em cálcio. Por ser uma fonte de proteínas, também ajuda na saciedade.

7) Um pacote pequeno de bolachas salgadas integrais de até 120kcal e até 4 % de gordura saturada:

Assim como as barrinhas, é práticos mas contêm gordura saturada. Então, preste atenção na embalagem.

8) Um picolé de frutas:

É uma ótima opção para dias quentes. É docinho e de baixa caloria.

9) Um pote de 200ml de salada de frutas:

Essa opção é super saúdavel, rica em fibras e rica em diversas vitaminas (dependendo das frutas). É um lanche isento de gorduras. Na hora de pedir, apenas tenha o cuidado de perguntar se é adicionado açúcar.

10) Duas colheres de sopa de granola + um iogurte light:

A granola sem açúcar é uma boa opção pois é saúdavel, rica em fibras e traz muita saciedade. O iogurte, mais uma vez, é fonte de cálcio e proteínas.

Comentar esta matéria Comentários (1)

luiz carlos pauli

Não acredito nisso de comida ou vida saudavel. Já comentei anteriormente, pois ficaram no caminho, justamente os que eu via como responsáveis por uma boa alimentação, além de exercicios regulares. Ao contrário, perto dos 50, não pratico exercicio, não como nada de salada(jamais) e costumo comer carne gorda. Nunca fui parar em hospital e jamais tomei remédio. Tenho saúde para dar e vender. Acredito que cada organismo reage diferente. Não adianta insistir. Além do mais, comer bem, é um prazer enorme, alem de reunir a familia e tornar os momentos em muita confraternização e alegria.

01/12/2010 | 23h58 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraRT @zh_esportes: Marcelo Grohe vira baixa de última hora no Grêmio e é dúvida para Libertadores http://t.co/7sbGTWFIAVhá 20 minutosRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesMarcelo Grohe vira baixa de última hora no Grêmio e é dúvida para Libertadores http://t.co/7sbGTWFIAVhá 24 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros