Versão mobile

31/05/2009 | 19h16

Incêndio provoca pane de internet e telefone na Capital

Serviço deve ser consertado até o final da manhã de segunda-feira

Enviar para um amigo
Incêndio provoca pane de internet e telefone na Capital Ronaldo Bernardi  /
Incêndio foi controlado rapidamente pelo bombeiros Foto: Ronaldo Bernardi

Um incêndio na manhã deste domingo destruiu salas do 17º andar do tradicional prédio da empresa de telefonia Oi, localizado na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho, e causou uma pane nos serviços de telefonia e internet da operadora.

Você foi afetado pela pane na telefonia e na internet no final da tarde deste domingo? Envie seu relato

A Brasil Telecom, que vem utilizando a marca Oi desde o dia 17 de maio no Rio Grande do Sul, afirmou que os sistemas devem ser consertados até o final da manhã de segunda-feira.

O fogo iniciou por volta das 11h e atingiu o refeitório e a academia de ginástica do prédio. Naquele momento, funcionários de uma empresa realizavam a manutenção do ar-condicionado. Cinco pessoas que estavam com dificuldades de sair do prédio foram socorridas pelos bombeiros. Ninguém ficou ferido.

Inicialmente, a empresa havia informado que o incêndio não havia afetado os serviços, mas, em nota oficial, a Oi informou que o fogo afetou parcialmente a rede na Capital e na Região Metropolitana. Segundo a empresa, equipes de emergência foram deslocadas para solucionar os problemas, e o serviço deve ser restabelecido progressivamente a partir das 20h deste domingo.

A Oi tem 500 mil assinantes de internet de banda larga no Rio Grande do Sul, 2 milhões de clientes em telefonia fixa e 1 milhão de linhas de telefonia celular.

O que foi afetado

- Serviços de telefones de emergência, 192 (Samu), 190 (Brigada Militar), 193 (Bombeiros) e 181 (Polícia Civil).

- Serviços da prefeitura, como EPTC (118) e Dmae (115) também foram afetados.

- Das 24 delegacias, a maioria estava com os telefones funcionando. As que ficaram sem telefone não podiam registrar ocorrências.

- A Área Judiciária do Palácio da Polícia e DML também ficaram sem telefones. Alguns celulares funcionais da Polícia Civil também ficaram fora do ar.

- Os técnicos da Secretaria de Segurança tiveram que desviar ligações do 190 para celulares. Só assim conseguiam atender às ocorrências.

- O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) operou durante à tarde com 30% da sua capacidade normal.

Para onde ligar

A previsão era de que os serviços seriam normalizados durante a madrugada. Enquanto eles não forem retomados, outros ramais foram disponibilizados para o atendimento ao público:

- O serviço 118 pode ser acionado pelo telefone 2105-6570.

- O Samu pelo 2105-7899.

- Dmae pelo 2105-9115.

- A prefeitura também informa que qualquer atendimento de urgência pode ser solicitado pelo 190.

Comentar esta matéria Comentários (11)

Simone

Sinto muito por voces e espero que ninguem tenha se ferido....e sinto tbem pois fiquei sem noticias de meu namorado..mas isso se da jeito...abraços..e boa sorte a todos vcs gauchos muito queridos aki,

01/06/2009 | 16h00 Denunciar

Julio

Vou te contar, a empresa sofre com um incêndio e vem gente reclamar. Já critiquei muito esta operadora, mas isso foi algo que aconteceu fora do controle deles. As bonecas viveram anos na vida sem internet e agora, num domingo, ficam sem por algumas horas, e já reclamam. Imagina se fosse dia 5, num dia de semana. Eita povinho estressado. Vão dar uma caminhada, esqueçam, pelo menos num domingo, da internet.

31/05/2009 | 23h03 Denunciar

Roque

É o fantasma do Daniel Dantas!

31/05/2009 | 22h39 Denunciar

AMERICO ROGERIO BRASIL

QUE SAUDADES DA CRT!!! AO MENOS SABÍAMOS DE QUEM SERIA A RESPONSABILIDADE DE UM PLANO B. QUE VERGONHA, ESTA PANE ATINGIU ATÉ OS FONES DA SEGURANÇA PÚBLICA!!!!FALTA DE RESPEITO

31/05/2009 | 22h18 Denunciar

m livio

SUGIRO QUE A ANATEL FAÇA TAMBÉM UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESSE "ESTRANHO"INCENDIO.UM SERVIÇO QUE HOJE PODE AFETAR EM MUITO O DIA-A-DIA DE MUITAS PESSOAS E ORGÃOS GOVERNAMENTAIS.

31/05/2009 | 21h50 Denunciar

Ariane

Um incendio pequeno mas que trouxe um grande transtorno para os gauchos, minha também mãe ficou sem tel!!

31/05/2009 | 21h11 Denunciar

Caroline

Por que, ao ligarmos para o 10314 para pedir, com muita insistência, informações sobre o que aconteceu, a atendente apenas informa que estão fazendo uma manutenção nos serviços, ao invés de falar a verdade em dizer que um incêndio provocou a pane na internet? Pensam que somos otários?? E ainda nos dão um prazo de 24 horas para restabelecimento. Detalhe: a minha internet foi restabelecida em apenas uma hora...

31/05/2009 | 21h03 Denunciar

Eduardo

Alguns bairros de Gravataí estão sem água... Alguma ligação do incêndio com a Corsan de Gravataí???

31/05/2009 | 20h51 Denunciar

Eder

Uma amostra de como mal planejada é nossa infraestrutura de segurança. Não há backup nem via alternativa para estes casos e vários órgãos vitais relacionados a segurança e bem estar da população estão atrelados a uma única operadora. Lamentável....

31/05/2009 | 20h34 Denunciar

NILSON

FAZ PARTE, NA VIDA DE QUEM TRABALHA E PRODUZ PARA UM MUNDO MELHOR.NÃO MORREU NINGUEM? ÓTIMO! ENTÃO BOLA PRA FRENTE.PENA QUE O GRÊMIO PERDEU NO ÚLTIMO MINUTO.

31/05/2009 | 19h50 Denunciar

Rodrigo Medeiros

Os serviços da Brasil Telecom já eram de péssima qualidade, imagina agora!!!

31/05/2009 | 19h20 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraCaso Bernardo: família vai pedir desarquivamento de caso da morte da mãe do menino http://t.co/o00QyverfAhá 1 horaRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesGrêmio em desvantagem na Copa do Brasil Sub-17 http://t.co/U9mEUPBw3V #Pratas da Duplahá 2 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros