Versão mobile

19/05/2009 | 19h45

Duas empresas de aviação agrícola de São Sepé estão proibidas de fazer aplicações

Fepam tomou decisão para colaborar com investigação sobre a morte de rebanho de gado

Enviar para um amigo
Duas empresas de aviação agrícola de São Sepé estão proibidas de fazer aplicações Fernando Ramos /
Desde a segunda-feira da semana passada, pelo menos 30 animais da propriedade teriam morrido Foto: Fernando Ramos
Até a próxima semana, as duas empresas de aviação agrícola de São Sepé não poderão fazer aplicações de defensivos em lavouras da Região Central, nem a limpeza dos tanques dos seus aviões. A determinação partiu da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), na última sexta-feira, depois de uma visita de representantes do órgão às empresas.

De acordo com o coordenador da Fepam em Santa Maria, José Antônio Mallmann, a decisão foi tomada para colaborar com a investigação sobre a morte de um rebanho de gado, em uma propriedade perto do aeroclube, onde funcionam as empresas.

A restrição se deve à possibilidade de a morte por contaminação dos animais ter sido causada por agrotóxicos usados pelas empresas de aviação. Desde a segunda-feira da semana passada, pelo menos 30 animais da propriedade teriam morrido. A suspeita é que eles tenham sido vítimas de uma intoxicação.

O diretor da Sepal Aviação Agrícola, Mário Texter, diz que não trabalha com a aplicação de defensivos agrícolas há pelo menos 60 dias, por causa do término da safra, e que o seu pátio de higienização está de acordo com as normas ambientais.

A empresa Pluna (ex-Sanagri) foi contatada pelo Diário de Santa Maria, mas seus representantes não foram encontrados.

Confira reportagem completa na edição desta quarta-feira do Diário de Santa Maria.

Comentar esta matéria Comentários (1)

SEPE TIARAJU DINIZ BARRADAS

PRA VARIAR SEMPRE QUE APARECE UM PROBLEMA DESSES EH SEMPRE LEMBRADO DA AVIACAO AGRICOLA, ATIVIDADE REGULAMENTADA E FISCALIZADA COMO NENHUMA OUTRA CORRELATA.NO MINIMO UM PULVERIZADOR TERRESTRE DE UM LAVOUREIRO IRRESPONSAVEL, FOI LAVADO NA BEIRA DE UM RIO E TA AI O RESULTADO... QUEM PAGA O PATO EH A AVIACAO AGRICOLA, ATIVIDADE SEM A QUAL A AGRICULTURA JAMAIS SERIA A ATIVIDADE LUCRATIVA QUE EH... IMPRESSIONANTE O DESPREPARO DE QUEM LEGISLA E DE QUEM FISCALIZA...MINHA SOLIDARIEDADE AS EMPRESAS!!

20/05/2009 | 21h49 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesInter mantém apenas três jogadores do time titular do Brasileirão de 2013 http://t.co/M2k5U5Z5Hz http://t.co/ZmmWpjAW9dhá 1 horaRetweet
  • zh_esportes

    zh_esportes

    zhEsportesGrêmio começa o Brasileirão com oito mudanças em relação à estreia de 2013 http://t.co/ifuH63a21p http://t.co/4M9PhR0xrrhá 2 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros