Versão mobile

26/10/2008 | 20h13Atualizada em 27/10/2008 | 10h56

BM detém 178 adolescentes em Porto Alegre

Eles teriam combinado brigas pelo site de relacionamento Orkut

Enviar para um amigo
BM detém 178 adolescentes em Porto Alegre  Eduardo Lima, Especial/
De acordo com BM, adolescentes pertenceriam a grupos rivais Foto: Eduardo Lima, Especial
Moradores e freqüentadores das imediações do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, tiveram mais um fim de semana turbulento, devido à presença dos chamados bondes — gangues que usam a internet para marcar brigas e arrastões — no bairro Praia de Belas. Ao todo, 178 jovens e adolescentes suspeitos de envolvimento nesses grupos foram retirados da área e levados para o pátio do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) para averiguações.

Segundo o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Ângelo Silva, a polícia foi informada de que bondes das zonas norte e sul da Capital teriam marcado um confronto no domingo, dia de passe livre no transporte coletivo, nas imediações do Praia de Belas Shopping por meio de um site de relacionamentos na internet. Com isso, PMs à paisana foram deslocados às redondezas para observar a movimentação.

No fim da tarde, ao perceberem uma aglomeração de suspeitos no Parque Marinha do Brasil e na Praça Itália, os PMs decidiram levar todos até o 1º BPM para verificar a situação de cada um. Havia meninos de 12 anos, adolescentes e maiores de idade. Todos tiveram de posar para fotos e informar seus nomes e os dos pais.

Os dados foram inseridos no sistema de informações da polícia, o que possibilitou que um foragido da Justiça fosse encontrado. Um jovem de 20 anos era procurado por roubo e acabou preso. Os outros 177 foram liberados por volta das 19h30min. Antes de deixarem o 1º BPM, porém, tiveram de formar fila para ouvir o sermão do comandante Ângelo:

— Se continuarem nessa balada, certamente, alguns de vocês tombarão pelo caminho — alertou o tenente-coronel.

Há alguns meses, os finais de semana com passe livre nos ônibus de Porto Alegre — como no caso de ontem — se transformaram em motivo de preocupação para quem gosta de passear no parque e para quem mora nas proximidades. Aos bandos, jovens de diferentes zonas da cidade aproveitam a gratuidade no transporte público para criar confusão no local.

A maioria deles se reúne, segundo a Brigada Militar, na entrada do shopping defronte ao Marinha ou à Praça Itália, onde muitos costumam brigar com membros de outras gangues, provocar outros jovens ou sair para praticar roubos.

No início de agosto, em outro domingo de passe livre no ônibus, a Brigada Militar já havia detido para averiguação dezenas de adolescentes no local, após receber relatos de arrastão pelo telefone 190. Mais de 20 policiais militares foram deslocados ao entorno do shopping, onde identificaram cerca de 90 jovens. Como não houve flagrante, ninguém foi preso.

Comentar esta matéria Comentários (40)

rafael

alguem comentou: "Valeu BRIGADA. Aqui: RIO GRANDE, GRANDE. Neste Estado impera a lei." hahaha não sei aonde isso? de longe virou terra de ninguem. não conheço uma pessoa que nunca foi assaltado(a), e isso é simplesmente um aburdo , considerando que POA, é uma provincia de pouco mais de 1 milhão de habitantes. não tapem o sol com a peneira, POA é uma das mais violentas, mais poluidas, e com policiais mais despreparados do Brasil. tapar os olhos por amor a cidade é no minimo burrice.

27/10/2008 | 11h37 Denunciar

Wildem

Estes jovens são aqueles que que entram nas salas de aula abrindo a porta com os pés, portas não tem mais trincos, picham paredes, agridem os professores e ai dos mestres que ousem repreender estes "meninos" pois seus pais vem ao colégio tirar satisfações e ameaçar os professores. Ou as autoridades tomam providências imediatas ou não terão mais tempo hábil para solucionar esta calamidade.

27/10/2008 | 11h21 Denunciar

Rodrigo Mello

Tenho certeza que muitos jovens que estavam ali nunca ouviram um conselho de seu pai, um alerta, como o que tiveram dentro do prédio da Brigada.Parabéns à BM!Parabéns ao comandante Ângelo pela excelente atuação e, por extensão, ao Cel. Mendes.

27/10/2008 | 11h16 Denunciar

Marco

Vejo esse comportamento como uma iniciação à carreira criminosa. Estão com tempo sobrando para ficar fazendo baderna, bebendo, fumando, cheirando, cometendo delitos como pequenos furtos, roubos, pixações, arrumando briga, passando drogas. Esses jovens já deveriam ter sido encaminhados para prestação de alguma atividade laboral junto ao governo, além de frequentas cursos educacionais. Mesmo assim, parabéns à Brigada Militar, motivo de orgulho do Rio Grande do Sul.

27/10/2008 | 10h07 Denunciar

Renata

Quem esteve no Praia de Belas na tarde de domingo pôde perceber facilmente a presença destes "bondes" nas dependências do shopping. Eles estavam por todos os canto, sendo que presenciei em mais de um momento intimidações por parte destes à outras pessoas que circulavam por lá. É certo que se houvesse algum conflito lá dentro os seguranças não conseguiriam conter a confusão. É preciso uma atitude urgente dos administradores daquele estabelecimento!!

27/10/2008 | 09h07 Denunciar

Cristiano

A ação da Brigada Militar merece os parabéns, mostrou àqueles jovens que Porto Alegre não é terra de ninguém, que tem alguém de olho neles e que a Lei existe para eles também. Claro que podemos esperar as mais diferentes reações, mas se ações como estas se repetirem, os mais inteligentes vão se dar conta de que existem outras formas de se divertir sem ter que passar por estes contrangimentos.

27/10/2008 | 08h40 Denunciar

Giacomo

OK. Jovens foram detidos. Detidos atè quando? Evitar um dia de confronto nao me diz muito se por tras da detençao nao exista uma açao planejada pra colocar essa gurizada nos eixos e monitorar o que eles vem a fazer no futuro! E como se faz isso? Nossa brigada possui meios, pessoal e verba pra fazer isso? Dos nossos governantes gostaria de uma resposta...

27/10/2008 | 06h25 Denunciar

SABOIA

Não é só no Praia de Bela que há violência, nos arredores é pior, infelizmente existe pouco POLICIAMENTO PREVENTIVO, se é por pequeno efetivo, po que nos domingo ou sábados de futebol, que é pago, deslocam tantos policiais para o interior dos estádios e deixam a população a mercê dos bandidos. Quer queiram ou não, futebol, volei ou etc que o ingresso é pago e ai torna-se evento particular.Sou freguentador,do BEIRA RIO.

27/10/2008 | 06h12 Denunciar

Mario Migliavacca

Valeu BRIGADA. Aqui: RIO GRANDE, GRANDE. Neste Estado impera a lei.

27/10/2008 | 05h38 Denunciar

Lucas

Ótima a atuação da BM.Deu holofotes.E o Mendes não apareceu? Receio de que algum dos briguentos fosse filho de figurão e ele teria que se explicar? Realmente,aos domingos está dureza ir ao P.de Belas.Me pergunto: Por que o PB foi escolhido?A ZNorte tem muito mais shoppings e hipermercados.Também população semelhante à ZSul.Talvez seja porque exista o Marinha,para onde podem fugir se der zebra?Sou favorável à contenção e até à repressão desse tipo de gente.São desordeiros e perigosos.

27/10/2008 | 05h14 Denunciar

Gabriel

Passei pela Praça Itália quando a Brigada estava começando a operação. Foram perfeitos. Sem violência, com muita rigidez e disciplina. Parabéns a nossa querida Brigada Militar, que tanto nos orgulha, por mais essa demonstração de vigilância e segurança.

27/10/2008 | 05h12 Denunciar

miguel

Sobre o comentário do Rodrigo: Caro Rodrigo não estou falando da passeata dos SEM em frente ao Palácio e sim da truculência dos policiais em frente ao Banrisul, no mesmo dia. Ninguém fez nada e nem estava obstruindo o prédio mas mesmo assim apanhou da Brigada, inclusive mulheres. Fazer greve é um direito do trabalhador, assim como ter férias, 13º, carteira assinada, etc. A BM acertou hoje mas naquele dia em frente ao Banrisul errou feio.

27/10/2008 | 01h41 Denunciar

SCM

Critico a Brigada Militar, quando estão errados, agora tenho que elogiar, por esta ação... espero que não pare por ae, as pessoas de bem estão perdendoa vontade de ir aos parques ou até mesmo nos shopping, devido a falta de segurança aos arredores, que terminem de vez com esta córdia de vagabundos desocupados que não fazem nada de util!!!

27/10/2008 | 00h56 Denunciar

JANETE

Pelo que li, muitos são marginalizados e criminizados em liberdade. Contudo, reforço de vigilancia dos pais encima dos filhos, evitaria essas tragedias, é ausencia dos responsaveis que eleva numeros de jovens mortos, viciados, libertinos. Por filho no mundo parece ser fácil. Dificil é criar, educar, acompanhar cada processo de crescimento e dar um rumo na vida dos filhos. ORKUT, é famoso como uma corrente do bem e do mal. Não custa ser fiscalizado pelos orgaos de segurança.

27/10/2008 | 00h38 Denunciar

MAUÁ LITO

..CAMBADA DE VAGABUNDOS!!

27/10/2008 | 00h13 Denunciar

MARCOS XAVIER

Aí está uma excelente resposta da Brigada Militar para aqueles que pensam que a corporação não está atenta, pois trata-se de um ótimo exemplo da eficácia do trabalho de prevenção realizado pelos policiais militares do RS. Meus sinceros parabéns para todos os policiais que participaram da preparação e da execução dessa brilhante e bem sucedida operação.

27/10/2008 | 00h09 Denunciar

Lavínia

Quem freqüenta o Shopping P. de Belas sabe do que se trata: bandos de meninos/as pelos corredores, confrontando quem quer que passe, está um caos passear ou simplesmente pagar uma conta nesse shopping. E pensar que nada pode ser feito, devido à legislação.

26/10/2008 | 23h58 Denunciar

Desconhecido

Cara..pelo amor de Deus, olha como vêem as coisas.. Não pensam como é complicado para um adolescente não ser de bonde meio à tantas ameaças.. Concordo que se não houvesse uma pessoa de bonde não haveriam outras.. Me eu estava junto, tenho 17 anos e fui junto, e não..não sou de bonde, apenas estava no mesmo local que eles e fui levado..aguentei a mesma coisa que aqueles outros adolescentes e foi muito injusto isso.. Ainda acham que foi bom trabalho?=/ Não concordo 100% com isso!

26/10/2008 | 23h50 Denunciar

TIAGO GOULART.

GOSTARIA DE SABER SE A DENÚNCIA SURGIU DE UM CIVÍL OU SE FOI FRUTO DA INVESTIGAÇÃO DA NOSSA BRIGADA MILITAR. SE A DENÚNCIA PARTIU DE UM CIVÍL, PARABÉNS CUMPRISTE COM O TEU DEVER/DIREITO DE CIDADÃO , E SE PARTIDO DA BRIGADA MILITAR, MEUS PARABÉNS AO CORONEL MENDES E A TODOS SEUS COLEGAS DE FARDA QUE MOSTRAM PARA A SOCIEDADE A IMPORTÂNCIA DA INSTITUIÇÃO. MUITO OBRIGADO PELA ATITUDE DE VOCÊS.

26/10/2008 | 23h44 Denunciar

Moacir da silva costa

Com relação ao fato do uso da força para conter o não respeito as leis...Fatos semelhantes a BM em posição de contenção em fila, com escudos, em formação defensiva em frente na sede governos RS, SP. Quandos os policiais Civis ultrapassaram os limites da lei foram tratados com uso da força (violencia???) para manter a ordem. No outro lado da desordem, sejam Policiais, politicos, CUT, Bancários, etc, atentam contra a ordem pública. O mérito dos atos não devem passar para abuso!

26/10/2008 | 23h33 Denunciar

rochele

uma coisa é os policiais tentarem diminuir a violência,outra coisa é eles se prevalecerem de jovens.A idéia disso é tentar dar um corridão neles,mas não bater neles,pois na minha opinião eles nao tem direito disso,se hoje em dia existe delegacia contra a violência,com isso os policiais aumentam a violência inves de diminui-la.

26/10/2008 | 23h20 Denunciar

Fabio Rodrigues

Perfeita a atuação da brigada e em relação ao comentário do Miguel abaixo, grevistas são os piores marginais, pois fazem concursos e 1 mês depois estão de greve e mesmo assim recebendo, por que não procuram outra profissão??? e os palhaços normais CLT que se ferrem, NÂO AO FUNCIONÁRIO PÚBLICO, todos tem o direito de ser demitidos se não trabalharem corretos, como eu e você.

26/10/2008 | 23h18 Denunciar

edilson martins

Parabens para a BM pelo trabalho de inteligencia tem que colocar um freio neste bando de desordeiros, deverai haver uma especie de disciplina para estes muleques que ficamo promovendo e combinando este tipo de arruaça, daqui uns dias estaremos refens deles ( já estamos)está na hora de por fim neste tipo de coisa, castigo nessa gurizada, tem que baixar a borracha neles, parabens colornel Menedes e obrigado.

26/10/2008 | 22h52 Denunciar

Rodrigo

parabéns a inteligência da PM>Em relação a dois comentários,digo,roupas e forma de se vestir,não é a muito tempo,parâmetro para avaliar delinquentes.E em relação aos Bancários Grevistas,no momento que partem para cima de policiais que estão a trabalho proibindo o avanço da passeata em frente ao Palácio Piratini,estão cometendo ato condenatório,devendo a Brigada coibir essa ação.Ou depois terão que justificar a invasão de prédios públicos.Além do que,greve que prejudica a população é condenável!!

26/10/2008 | 22h52 Denunciar

Lauro

Adote seu filho, para que ele não seja adotado pelo traficante.

26/10/2008 | 22h51 Denunciar

Lauro

Ótima atitude da BM. Neste momento da história é importante os pais darem mais atenção aos filhos. Trabalhar mais para comprar quinquilharias, deixando os filhos sós e abandonados dentro de casa geralmente é prejudicial para a educação e crescimento dos adolescentes e crianças. Há muitos menores abandonados dentro de casa! Sós, carentes e carentes de carinho.

26/10/2008 | 22h48 Denunciar

marstef

Grande trabalho da BM, há 12 anos sem reajuste PARA OS SOLDADOS e trabalhando, não só hoje, mas diuturnamente, sem ganhar quase nada, eles e os professores, que descascam os abacaxis dos outros e pouco ganaham. Grande atuação, como há tempos quem quer fazer bagunça faça em casa,na rua o público necessita transitar e sobreviver, pena que não dá pra mandar esses vagabundos direto pro cemitério,em vez de estudarem, trabalharem tão ai fazendo aruaças, quem quer tá trabalhando ou estudando

26/10/2008 | 22h48 Denunciar

aramis soares

Eu sempre valorizo o trabalho dos policiais. esta apreensão foi muito boa e vamos valorizar mais o trabalhos desses homens e tambên dos professores que estão de frente com esses marginais tem que ser todos fixados na delegacia !!!!

26/10/2008 | 22h31 Denunciar

MIGUEL

ACHEI EXCELENTE A ATITUDE DA BRIGADA MILITAR, ALIÁS É ESTE SEU PAPEL, O DE EVITAR A VIOLÊNCIA E NÃO PROVOCÁ-LA COMO FEZ COM OS BANCÁRIOS A DUAS SEMANAS, INCLUSIVE AGREDINDO MULHERES. GREVISTAS NÃO SÃO CRIMINOSOS AO CONTRÁRIO DO QUE PENSA O CORONEL MENDES.

26/10/2008 | 22h29 Denunciar

Marli

Em dias de passe livre os moradores das redondezas do Shopping Praia de Belas são OBRIGADOS a suportar as arruaças desses marginais e nesses dias todos evitam sair de casa para não ser assaltados ou alvo de qualquer tipo de ato praticado por esse tipo de gente. Agora, finalmente, a Brigada Militar está tomando as medidas cabíveis, para, quem sabe, acabar de vez com as visitas dos "bondes", que não passam de um bando de marginais delinqüentes.

26/10/2008 | 22h28 Denunciar

Wagner Leite

Os garotos de hoje, em qualquer cidade do Brasil, agem sempre da mesma forma. Ainda bem que aí em PA não estão jogando gasolina uns nos outros e se ateando fogo, como andou acontecendo por aqui. Agora, ser adolescente, nos dias de hoje, é bem complicado. O consumismo distorce tudo. Vai ver até brigar como imbecis é um ato de consumo rápido.

26/10/2008 | 22h27 Denunciar

LUIS

PARABENS AOS POLICIAIS DA BM! Que a governadora YEDA melhore os equipamentos dos Policiais Viaturas, Armamento e MELHORE SALARIO DOS POLICIAIS DA BRIGADA E CIVIL! CADE O CONSELHO TUTELAR! ONDE ANDA OS PAIS ,,,,,,,,,,, AS MAES,,,,,,,, DURO NELES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!PARABENS AOS POLICIAIS DA BM E CORONEL MENDES NOSSO CHEFE DE POLICIA UM OFICIAL LINHA DE FRENTE NO COMBATE A CRIMINALIDADE!!!!!!!!!

26/10/2008 | 22h07 Denunciar

stivy

So pode ser um bando de filinho de papai, tinha que colocar eles na enxada para o estado.

26/10/2008 | 21h38 Denunciar

carlito

DEPOIS QUE FOI PRATICAMENTE DAR UM CORRETIVO NOS FILHOS, ESTE TIPO DE COISA ESTA CORRIQUEIRA, COISA QUE UMA BOA RODADA DE CINTA, DEIXARIA A PIRUADA MAIS CALMA, E SEM ESTA VONTADE DE BANCAR OS MAXOS EM TURMAS, MAS, A JUSTIÇA É FALHA, E NESTE SENTIDO, ALGUEM PAGA A CONTA..ESTES BANDOS DE ADOLESCENTES, SEM NOÇÃO, MATAM ALGUEM, MAS A JUSTIÇA PASSA A MÃO, SOFRE QUEM PERDE ALGUEM, POIS PARA DELINQUENTES ADULTOS, * NÃO DA NADA * IMAGINA PARA CRIANÇAS, E VIVA A IMPUNIDADE NO COITADO DO POVO HONESTO.

26/10/2008 | 21h31 Denunciar

MAURICIO

PARABENS A POLICIA MILITAR GAUCHA\BRIGADA\ ESPERO QUE O MINISTERIO PUBLICO FIQUEM ATENTOS COM ESSAS GANGUES ! CADE O PESSOAL DO CONSELHO TUTELAR.........PARABENS A BRIGADA OS POLICIAIS FIZERAM GRANDE TRABALHO! GOVERNO DO RGS INVISTA NA BRIGADA POIS ESSA INSTITUICAO TRABALHA 24 HORAS!!!!!!

26/10/2008 | 21h05 Denunciar

Cidadão Atento

NOTA-SE QUE TODOS ESTÃO BEM VESTIDOS, SÃO FILHINHOS DE PAPAI QUE ACHAM QUE SÃO BANDIDOS, SÃO SIM UNS ESTAGÁRIOS DE BANDIDO...... SOZINHOS DEVEM SER UMA FLORES DE MEDO..... ACHO IMPORTANTE O JUIZ CONDENÁ-LOS A VISISTAR O PRESÍDIO CENTRAL ..... DÚVIDO ELES VOLTAREM A DELINQÜIR.... POIS ESTÃO ACOSTUMADOS COM COMIDA BOA, COLCHÃO MÁCIO E DINHEIRO PRA SAIR....

26/10/2008 | 20h49 Denunciar

LUIZ EDUARDO

Mais uma vez,parabéns à Brigada Militar, que apesar das notórias carências de recursos humanos e materiais, fez um excelente trabalho.Continuem assim.

26/10/2008 | 20h36 Denunciar

Lis

E foram liberados por que??????

26/10/2008 | 20h34 Denunciar

Carlos Neher

Como eles dizem na gíria:"q paulada hein?" Parabéns a BM. Esperamos q a BM tenha identificado um por um dessa gurizada e fotografado cada um;mapeado eles todos;pois caso contrário a ação fica esvaziada. Agora muitos deles sabendo q foram identificados pensaram 2 vezes antes de irem de novo;apesar de muitos sofrerem da falta de atenção e buscarem nisso um "currículo" para sentirem-se todos-poderosos,realmente boa paulada nos bondes de Porto Alegre,q vergonha termos isso na city!Cadê Fogaça?

26/10/2008 | 20h33 Denunciar

Wagner Pereira

Quando a BM falha critico, mas penso que quando acerta também devo registrar. Desta forma, deixo aqui meus parabéns a BM pela ação, pois já não aguento mais este "bando de marginais", ou potenciais marginais, que ocupam toda a região do Shopping Praia de Belas. Aliás, penso que o shopping está deixando de ser frequentado por cidadãos de bem, e famílias que estão assustadas com o "público" que rodeia o Praia de Belas.

26/10/2008 | 20h33 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraVem aí uma nova leva de documentários sobre artistas e bandas nacionais: http://t.co/Jia82f3jCZhá 56 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraEquipe tenta remover bimotor parcialmente enterrado no Pará. http://t.co/efnz2cAg22há 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros