Versão mobile

09/10/2007 | 05h21

Porto Alegre retoma sonho de metrô subterrâneo

Gaúchos se mobilizam para garantir R$ 1,5 bilhão para iniciar obras da chamada Linha 2

Enviar para um amigo

Uma reunião ocorrida em Florianópolis (SC), na tarde desta segunda-feira, recolocou sobre os trilhos o antigo sonho gaúcho de contar com um metrô subterrâneo em Porto Alegre.

A direção da Trensurb, políticos e empresários do Estado compareceram à audiência pública regional do Plano Plurianual (PPA) da União com o objetivo de garantir R$ 1,5 bilhão necessários para a implantação dos 13,2 quilômetros da chamada Linha 2.

Como a obra acabou excluída do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, a frente gaúcha em favor da expansão do metrô porto-alegrense aposta no PPA 2008-2011 como uma fonte de recursos. Em fase de elaboração, o plano que estabelece a previsão orçamentária do país para os próximos quatro anos vem sendo discutido em reuniões regionais por todo o país.

Em termos gerais, a Linha 2 deveria partir de uma ligação com o percurso já existente (a chamada Linha 1), na Estação Mercado, e seguir pelas vias Borges de Medeiros, Marcílio Dias e Bento Gonçalves, até as proximidades do Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esse trecho contaria com 11 quilômetros subterrâneos e apenas 2,2 quilômetros em trilhos elevados, acima do chão.

> Leia reportagem completa em Zero Hora
>
Leia também: desafio é ampliar trecho da Linha 1
> Veja como seria o metrô em gráfico animado

Comentar esta matéria Comentários (11)

anderson félix brizola

não concordo,pois uma cidade do porte de porto alegre,sendo uma das cidades mais importantes do pais,deveria o metro percorrer os trechos mais importantes,ou seja,assis brasil,sertorio,ipiranga, proximo a hospitais, universidades, grandes empresas,assim como vai ser a ampliacao em novo hamburgo, o trem vai passar pelo bairro santo afonso(um dos mais populosos),regiao da fenac, e enfim no centro,poderia se estudar a ampliação até o bairro canudos,onde possui população maior que 80 mil habitantes.

19/02/2009 | 17h54 Denunciar

Carlos Pereira

De quem foi a idéia geniosa de fazer a linha 2 do metro sair do centro e ir pela Bento gonçalves,ligando nada a lugar nenhum, este profundo conhecedor da cidade, não deve conhecer a Farrapos e a Assis Brasil,pelo amor de deus,tão brincando com a gente.

28/11/2007 | 23h33 Denunciar

Fernando Markowski

Eu fico pensando: se o Estado do Rio de Janeiro, asim como o Estado de São Paulo e sua Capital conseguem, com iniciativa, colocar linhas de metrô e trens urbanos (Supervia, CTPM e Metrô), por que o Estado, pelo menos, não toma iniciativa nessa obra? Trensurb é Federal. Uma sucessão de Governos Estaduais e ninguém colocou em prática o plano muitimodal de 2003. Lembro que Yeda, quando concorreu a prefeitura da Capital, "prometeu" uma linha 2 em sua campanha. Como Governadora, e agora?

17/10/2007 | 19h18 Denunciar

Diego

Por favor pessoal, paremos para pensar. As grandes cidades decentes todas tem metro subterrâneo. É uma ótima solução de transporte de massa em termos de custo, velocidade e sem estragar a paisagem. Quanto à proximidade das obras, eu mesmo adoraria que o metro tivesse uma estação perto da minha casa, pois eu reduziria bastante o uso do carro.

11/10/2007 | 16h15 Denunciar

Carlos Alberto Magalhães de Araujo

É só aumentarem os impostos que já existe gente querendo METRO! Não há escolas, ciclovias, mas querem METRO! Eu vou ter que conviver por 10 ou 15 anos com obra do METRO na porta da minha casa! Muito obrigado por isso! Moro na Fernando Machado com a Borges. Quem manda fazer uma dessas, mora longe das escavações,não é? Apenas eu e meus vizinhos! Bonito! Quantas empresas existe no mundo com dominio de tecnologia pra isso? Quanto cobram pelas escavações? Se algum Edificio for sucumbido, como fica?

09/10/2007 | 14h38 Denunciar

Tiago Bristot

Sejam inteligentes homens públicos, o Aeromóvel é a melhor saída, parem de gastar dinheiro do contribuinte a toa. Por que ainda nao saiu a balsa para atravessar o Guaiba? ( interesses das empresas de ônibus é claro, nao deixam ). Concordo com o leitor Alexandre, é uma vergonha a Zona Norte da capital, Leia-se Baltazar de Oliveira Garcia, Assis Brasil e Sertório.

09/10/2007 | 11h01 Denunciar

valdomiro

Só complementando. Enquanto permitirem que as empresas de ônibus mandem em POA vamos ficar sem metrô e sem nada. sobre não termos prefeito - fazem anos que não temos um que queira fazer algo desse tipo´- só querem saber de fórum disso, pintar rua, elevado, perimetral, e nesse ultimo caso nada (o cara não faz nada). É lamentável a que ponto a capital do estado chegou.

09/10/2007 | 09h43 Denunciar

Lucas Bertoldo

Concordo com o Alexandre, acho que o comentário dele é muito válido em relação a essa obra, e que existem outros pontos muito exclusos da capital e que necessitariam desse trem subterrâneo, e que o aero móvel seria viável nessa outra situação. Ainda mais para a copa do mundo, se tiver dirigentes coerentes que pensem na população eles vão saber o que fazer, agora se enforcar logo de cara com 1.5 bilhão sem planejamento e ver o que é melhor é uma roubada.

09/10/2007 | 09h31 Denunciar

Reduzino dos Reis da Silva

A Av.Assis Brasil já não comporta mais os veículos que ali trafegam, portanto, a nova linha do metrô deve ser na zona norte, mas para isto acontecer, "alguém" com vontade política, coragem, e que exista, deve tomar consciência da necessidade da obra.

09/10/2007 | 09h26 Denunciar

Gabriel Bicca

Concordo com o colega acima! É muito dinheiro para realizar a obra! Facilitem as coisas! Usem o bom senso! Olha a idéia do aeromóvel! Com esse dinheiro, creio eu, dá para fazer bem mais do que os 13 quilometros do mêtro!

09/10/2007 | 09h24 Denunciar

Alexandre da Silveira Soares

É um grande erro essa Linha 2 do Metro. Poderia esse ser a a linha 3. A Zona Norte e com a sua Assis Brasil saturada é que precisa de um Metro com urgência. Fazer um metrô até o Campus do Vale da UFRGS? Então, é muito mais simples .. está parado em frente a Usina do Gasometro. Basta pegar o Aeromovel, fazer suspenso sobre toda a extensão da beira rio, passando pela Ipiranga e resolvido o problema. Espero que a Prefeitura (esqueci, não temos prefeito há quatro anos) o próximo interceda contra.

09/10/2007 | 08h39 Denunciar

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraVem aí uma nova leva de documentários sobre artistas e bandas nacionais: http://t.co/Jia82f3jCZhá 20 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraEquipe tenta remover bimotor parcialmente enterrado no Pará. http://t.co/efnz2cAg22há 31 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros