Versão mobile

Você concorda com a tese do editorial de que a educação é o melhor antídoto para a incivilidade?

Enviar mensagem
  • Mauro Rech 

    Acrescentaria ainda que a educação é o meio para formarmos pessoas com caráter. Infelizmente grande parcela da população inspira-se nos exemplos de pessoas de caráter duvidoso como os políticos e governantes. Foi-se o tempo em que os educadores eram a inspiração ... somos uma sociedade decadente e carente implorando por mais atenção à educação.

    Salvador das Missões - RS - Brasil13/04/2012 | 08:10
  • José Agustoni 

    Se há alguma coisa neste mundo que possa ser chamada de panaceia, esta coisa é a educação. Aquela velha definição que aprendemos na escola que o ser humano é um animal racional está errada. O ser humano é um animal, sim, mas apenas eventualmente racional. Na maior parte do tempo somos passionais, emocionais, e as emoções são péssiams conselheiras nos momentos em que temos que tomar decisões importantes. Outra definição que arrisco ao ser humano é que somos animais 'espaçosos'. É natural queremos ocupar o maior espaço possível, queremos para nós, egoisticamente, o maior pedaço do bolo, isso faz parte da estratégia de sobrevivência que está incutida dentro de nós pela seleção natural. Mas no mundo moderno, superpopuloso, acabamos por ter que dividir o espaço com os outros e só a educação pode superar estes instintos naturais para proporcionar um convívio harmônico entre as pessoas.

    Porto Alegre - RS - Brasil13/04/2012 | 07:46
  • Douglas ... 

    Com certeza, pois educação é tudo para viver em uma sociedade onde encontramos pessoas com opiniões diferentes, assim podemos aplicar a ética geral e harmonizar o convivio com culturas diferentes.

    Gravataí - RS - Brasil13/04/2012 | 05:57
  • Alexandre Teles Paim 

    Sempre foi e sempre será! Assim o diz o médico e um dos fundadores da primeira faculdade livre de Medicina do estado do Rio Grande do Sul em 1898 e a terceira do Brasil, Dr. Protásio Antônio Alves: " A sociedade está gravemente enferma; para os males sociais a escola é o médico, o aluno, o remédio." ( Dr Protásio Antônio Alves- fundador da faculdade livre de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, 21 de março de 1859, 04 de junho de 1933) Ainda sobre Educação: Educação é vida! Vida é saber viver com Educação! Ainda sobre educação: " Quando o homem aprender a respeitar até o menor dos seres da criação, seja animal ou vegetal, ninguém mais precisará ensiná-lo a amar os seus semelhantes." ( Albert Schweitzer) Que haja uma profunda transformação moral e cultural no seio da humanidade!

    Porto Alegre - RS - Brasil13/04/2012 | 01:06
  • Jose Pereira 

    A Educação é o fator fundamental para se constituir um Cidadão. Não é uma Novidade, mas as autoridades esquecem o fato.

    Porto Alegre - RS - Brasil13/04/2012 | 00:11
  • José Silveira 

    Sim. Quando uma sociedade passa por grande transformação que o ritmo da educação não acompanha, o resultado pode ser esse tumulto de difícil controle. Os conflitos aumentam, mesmo com a maior inclusão social, porque crescem a população circulante e os instrumentos de manifestação. Pena que, nesse processo colidente, a educação também sofre dificuldades de realização como fator de moderação do homem. A escola se degrada, os conteúdos escolares ficam defasados, a insegurança ronda e a motivação se pauta pelos contrastes sociais, em vez de suavizá-los. Educação para a prosperidade ou para a civilidade? Para ganhar dinheiro ou para o saber? Para o ter ou para o ser?

    Brasília - DF - Brasil12/04/2012 | 23:09
  • CLAUDIA CARVALHO 

    Educação começa em casa. Aprendi isso com minha mãe que é professora aposentada. A educação do bom dia, boa noite, beijos ao chegar e ao sair de casa, deixar um bilhete dizendo onde está, que horas vai chegar.A educação básica de respeito ao próximo é dever da família, a escola pode solidificar este comportamento, mas não podemos delegar aos professores as nossas responsabilidades de pais. Podemos refletir: que tipo de comportamento e palavreado estamos tendo perante os nossos filhos? Afinal educamos pelo exemplo.

    PORTO ALEGRE - RS - Brasil12/04/2012 | 23:07
  • Daniel Pereira 

    Concordo, porem não acredito que esta consciência possa ser instalada em nossa sociedade. A atualmente nossa sociedade esta em uma fase comparada a de um alcoólatra que não se considera alcoólatra, vive o vício da indiferença, da transgressão e de uma individualidade egoísta. Tudo isso é muito confortável, não precisamos nos preocupar com os efeitos dos nossos atos. Mas ai mora o perigo, ao conviver nesta situação estamos enfraquecendo os pilares que garantem nossos próprios direitos. Então não podemos mais esperar na fila de carros sem utilizar o acostamento pois sabemos que se não fizer isso outra pessoa o fará, cria-se então um ciclo vicioso, que perdurará gerações, até um dia no fundo do posso, e espero que assim seja, surgirá uma nova consciência.

    Canoas - RS - Brasil12/04/2012 | 22:35
  • Henrique Menezes Avancini 

    Concordo,sim como sabemos a educação é o melhor meio de sermos alguém na vida pois podem nos tirar tudo na vida menos o que aprendemos e sim é um belo antídoto para tudo inclusive a incivilidade.

    Porto Alegre - RS - Brasil12/04/2012 | 21:56
  • luiz bavaresco 

    Claro q sim! Um povo educado não elegeria e nem toleraria autoridades promíscuas abundantes em todos os poderes.É necessário educar o pessoal do topo da torre no sentido de q deixem alguma migalha também para o pessoal da base.Se o teto é "até x"não é necessário alcançá-lo e ultrapassá-lo falando q é legal.Ou a educação começa de cima pra baixo ou tudo permanecerá como d'antes.

    nova prata - RS - Brasil12/04/2012 | 21:55
  • Angélica Soares Garcia  

    Não lí ainda o editorial, vou fazê-lo a seguir mas, sem dúvida alguma, a educação educa a incivilidade. Mas há de ser aquela educação preocupada não só com o desenvolvimento intelectual do indivíduo, deve haver um contexto amplo incluindo o reconhecimento de que um outro ser humano habita em cada indivíduo e, portanto, tem, esse ou aquele, sentimentos semelhantes, dores, sofrimentos, buscas de vida melhor.

    Porto Alegre - RS - Brasil12/04/2012 | 21:42
  • sergio ferreira 

    Quanto mais educada a pessoa menos ela se expõe ao perigo e menos ela agride,mas educação no sentido de respeito ao próximo, no respeito aos mais velhos, que já passarem por muita coisa.

    porto alegre - RS - Brasil12/04/2012 | 20:45
  • Eliezer Dias Martins dos Santos 

    Realmente a educação faz parte de todas as questões sociais, tendo em vista que os acontecimentos nos mostram tal afirmação. Cabe ressaltar que a personalidade do indivíduo perpassa pela forma inerente ao ambiente em que o mesmo convive, ou seja, tudo se aprende e adquire a partir do exemplo que o adulto demonstra à criança. Quando a família se exime de suas obrigações o filho se prevalece da situação para criar seu mundo a sua maneira. O contexto preconizado por alguns que, sequer sabem o que significa a palavra respeito, vem de sua própria ignorância e, servindo-se de uma visão e ilusão soberba, consideram-se inatingíveis porque pensam, no seu ínfimo mundinho, que podem tudo e que o dinheiro compra todos. Todavia, a incivilidade é o oposto da evolução do ser. Indubitavelmente, a educação deve ser aliada a todas as circunstâncias e ao comportamento do indivíduo, pois é através dessas manifestações que podemos capacitar e manter a esperança em considerarmos seres racionais e humanos.

    Venâncio Aires - RS - Brasil12/04/2012 | 20:28
  • Deize Quadros 

    Concordo plenamente,onde haja investimento em educação e em infraestrutura das escolas e dos centros comunitários haverá mais cidadãos concientes e responsáveis em construir um mundo melhor pra se viver!É uma utopia,mas quem sabe um dia?

    Porto Alegre - RS - Brasil12/04/2012 | 20:23
  • Ana Mazzarolo 

    Atualmente, a educação é a nossa única salvação, pois sem ela, não há expansão de consciência e compreensão de mundo suficientes que façam o povo mais humano, menos "matador" (muitas das mortes acidentais no trânsito são fruto de ausência de educação), mais tolerante, mais democrático e, consequentemente mais inteligente na utilização de todos os seus potenciais.

    Porto alegre - RS - Brasil12/04/2012 | 19:58
  • Elis Andréia 

    Educação vem de berço, os pais são os primeiros a civilizar o ser humano posto no mundo.

    Ten. Portela - RS - Brasil12/04/2012 | 19:53
  • Patrick Fontes 

    A premissa de um indivíduo egoísta é que primeiro deve cuidar de seus próprios interesses, pois a sociedade é orientada para a satisfação de interesses pessoais. Esta modalidade de atitude e comportamento tende a diminuir na medida em que o nível de escolaridade aumenta.

    Porto Alegre - RS - Brasil12/04/2012 | 19:39
  • Décio Antônio Damin 

    Concordo, mas educação no sentido de urbanidade, não de conhecimentos formais.Mesmo os ignorantes podem ser gentís e atenciosos. Às vezes a titulação pode, paradoxalmente, tornar o indivíduo arrogante e assomado pela soberba(o pecado dos anjos).

    Porto Alegre - RS - Brasil12/04/2012 | 19:22
Total de 2 páginas

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraMovimento nas rodovias federais ainda é tranquilo na saída para o feriadão. A @PRF191RS prevê que se intensifique a partir das 15h.há 1 minutoRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraTrânsito no primeiro dia do feriadão tem filas de 17 quilômetros na BR-101 e movimento intenso nas outras estradas http://t.co/VEkWrnE9Buhá 33 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros