Mundo18/02/2014 | 10h04

Lula define 2016 como data limite para saída de missão humanitária do Haiti

Ex-presidente do Brasil também apontou de 2016 como "marco de devolução" da segurança do país aos haitianos

Enviar para um amigo
Lula define 2016 como data limite para saída de missão humanitária do Haiti ricardo stuckert/Imprensa Lula
Lula publicou artigo falando sobre o Haiti no jornal The New York Times Foto: ricardo stuckert / Imprensa Lula

Em artigo publicado nesta segunda-feira no jornal americano The New York Times, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a falta de empenho dos países ricos com a reconstrução do Haiti, onde a presença de uma missão humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) com participação brasileira completa 10 anos em junho.

Lula ressaltou o papel do Brasil na ajuda ao país caribenho — "além de sua participação na Minustah, para a qual contribui com o maior contingente de soldados, o Brasil tem colaborado intensamente com o povo do Haiti na área social", escreveu — e afirmou que os Estados Unidos investiram "recursos significativos em diversos projetos econômicos e sociais", mas sublinhou que outras nações desenvolvidas têm "ajudado muito pouco". "O volume de ajuda humanitária está diminuindo e há entidades de cooperação que começam a retirar-se do país", destacou.

Lula afirmou que as eleições presidenciais de 2016 serão um "marco de devolução" do país aos haitianos. "Penso que este momento deve ser um marco no processo já iniciado de devolução ao povo haitiano da responsabilidade plena pela sua segurança", sustentou. O ex-presidente defendeu também a realização de uma conferência internacional sobre o Haiti. O artigo, intitulado "Não Vamos nos Esquecer do Haiti", foi reproduzido no site nacional do PT.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraPassageiro é preso após suspeita de sequestro a voo da Virgin Australia: http://t.co/oI715MdXyPhá 26 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraFOTOS: carros ficam destruídos em dois acidentes na zona norte de Porto Alegre: http://t.co/4pnbBA8WMjhá 59 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros