Diário da África do Sul16/12/2013 | 17h54

Vivian Eichler: De guarda

Enviada especial à terra de Mandela relata o clima de comoção que tomou o país após a morte do líder

Enviar para um amigo

De guarda

Vestido de preto, Mandla Mandela, um dos netos do ex-presidente, ficou parado próximo ao corpo do avô por três dias, sem descanso.

De acordo com a tradição thembu (tribo de Mandela, de língua xhosa), um homem adulto da família deve permanecer ao lado do caixão até o enterro.

Obituário coletivo

Além dos livros para mensagens a Mandela espalhados pelo país, homenagens a Mandela podem ser publicadas online em http://zhora.co/1ebqQPH.

Multirracial

A TV estatal, SABC, que no passado já foi exclusivamente africâner e inglesa, hoje mescla as línguas sem tradução. Apesar da programação em inglês, repórteres ora conversam em xhosa ou zulu, ora em africâner, com naturalidade.

A diversidade convive em paz. Algo impensável há não muito tempo.

Estalos

Tente pronunciar Qunu...

Errado. O Q não tem som de Q nem de C em Xhosa. É preciso dar um clique (um estalo da língua no céu da boca) e, ao mesmo tempo, pronunciar a vogal U.

Olhe para baixo

Em boa parte das ruas em Joanesburgo, não há placas em postes nem afixadas em casas de esquina para indicar a localização. É preciso olhar para baixo, rente ao meio-fio da calçada.

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraGrêmio reverteu desvantagem no segundo jogo quatro vezes na história da Libertadores. http://t.co/j52uiLkynShá 11 minutosRetweet
  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraO que acha melhor: comprar um imóvel financiado ou pagar aluguel até juntar dinheiro para uma entrada maior? Opine: http://t.co/N9sKmxMe0zhá 1 horaRetweet
clicRBS
Nova busca - outros