Feito espacial14/12/2013 | 12h35

Sonda chinesa pousa com sucesso na Lua

Processo de descida do módulo durou 12 minutos

Enviar para um amigo

A sonda espacial Chang'e-3 pousou neste sábado na cratera lunar Sinus Iridum, anunciou a agência estatal chinesa Xinhua. A manobra faz da China a terceira nação do mundo a realizar uma alunissagem, depois dos Estados Unidos e da União Soviética.

Depois de ter acionado os retrofoguetes para diminuir a velocidade, a Chang'e-3 pousou em uma área conhecida como baía do arco-íris, onde desembarcará o veículo de exploração teleguiado "coelho de jade". É a primeira vez que uma sonda consegue pousar lentamente na superfície lunar desde a missão soviética Luna 24, em agosto de 1976.

O processo final de descida do módulo, de uma altura de 15 km sobre a superfície lunar, começou às 21h (11h de Brasília) e durou 12 minutos, segundo as imagens exibidas ao vivo pela televisão chinesa. O fato representa mais um passo no ambicioso programa espacial da China, que é visto como uma mostra do crescente poder do país no mundo e de seus avanços tecnológicos, assim como do êxito do Partido Comunista em mudar o país.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga os perfis de ZH no Twitter

  • zerohora

    zerohora

    Zero HoraNúmero de radares mais que triplica neste feriadão de Páscoa no Rio Grande do Sul http://t.co/5SQC4hoPBThá 4 minutosRetweet
  • transitozh

    transitozh

    Trânsito Zero HoraRT @EPTC_POA: 9h10 - Colisão entre duas motos na Ant. Pompilho da Fonseca, próx. Túlio de Rose. Ferimentos leves. EPTC no local. http://t.c…há 11 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros